Ram Rampage Bighorn terá novo motor turbodiesel antes de Compass e Toro

Versão de entrada é flagrada novamente e terá propulsor mais eficiente e potente

Renan Rodrigues
Por
19.08.2024 às 15:51

Ram Rampage Bighorn está cada vez mais próxima do lançamento e guarda um segredo para toda a gama de modelos a diesel da Stellantis. A picape intermediária foi flagrada novamente e sob o capô está um novo motor turbodiesel, conforme antecipado pelo site Autos Segredos.

O propulsor em questão é o 2.2 turbodiesel de cerca de 200 cv. A picape com novo motor fará parte da gama 2025 e chegará ao mercado ainda este ano. Dessa vez, o flagra foi feito pelo perfil FCA_Fan_Brazil noInstagram.

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Como a Mobiauto já trouxe em um primeiro momento, a versão Bighorn já é realidade na América do Sul, mais precisamente no Uruguai, onde a versão já está sendo vendida desde o começo do ano.

Por se tratar de uma versão de entrada em relação as demais, na grade, por exemplo, em vez de o acabamento cromado, os elementos são em plástico preto, com o cromado aparecendo apenas na moldura da grade e na logo da fabricante. Os faróis do modelo são full LED.

No interior, o modelo recebe um acabamento mais simplificado, além de perder itens como carregador por indução. Na versão para o Uruguai, os bancos de couro estão presentes, assim como cluster digital de 10 polegadas e a multimidia de 12,3 polegadas, que possui conexão Android Auto e Apple Car Play sem fio. Confira abaixo a lista de itens da Ram Rampage Bighorn no Uruguai:

  • Retrovisores com aquecimento e rebatíveis
  • Faróis e lanternas de LED
  • Faróis de neblina em LED (com função de curva)
  • Chave presencial para acesso e partida
  • Partida por botão
  • Alerta de velocidade
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Câmera de ré
  • Freio de estacionamento eletrônico com função "Auto Hold"
  • Piloto automático,
  • Sistema Start&Stop,
  • Central multimídia UConnect com tela de 12,3 polegadas Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Carregador sem fio para smartphones
  • Partida remota
  • Assistente de estacionamento
  • Estofamento em couro preto
  • Painel de instrumentos digital com tela de 10,3 polegadas
  • Tampa da caçamba com abertura elétrica
  • Sensor de chuva
  • Faróis com acendimento automático
  • Para-choque traseiro na cor preta
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas no All Terrain pneus no tamanho 235/65 R17
  • Mudança de motorização

Por que a Rampage trocará o motor turbodiesel?

O atual motor da Ram Rampage, o 2.0 Multijet turbodiesel de 170 cv é importado da Europa e está, aos poucos, saindo de linha por lá. Dessa forma, faz sentido a troca. No entanto, não é só este o motivo.

O 2.2 que equipará a Rampage faz parte da família Patrola Serra e é uma evolução do 2.0 Multijet, podendo até mantar este nome aqui no Brasil. Ele não tem nenhuma relação com o 2.2 BlueHdi da Fiat Titano. Além de render mais potência, já que são 200 cv e 45 kgfm de torque, esse motor é mais moderno e antecipa as normas do Proconve L8, que entrará em vigor no ano que vem.

Dessa forma, a tendência é que a Stellantis aplique esse 2.2 em toda a gama de modelos que utilizam o atual 2.0. Neste caso, estamos falando dos Jeep Compass e Commander, bem como a Fiat Toro, já a Titano deverá receber o propulsor a partir do momento que passar a ser fabricada na Argentina.

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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