Ram Rampage terá versão híbrida com tecnologia mais robusta que dos Fiat

Picape intermediária não usará sistema mais simples da Stellantis para justificar posicionamento

Renan Rodrigues
Por
06.08.2024 às 10:00

A RAM Rampage terá motorização híbrida e será diferente do conjunto usado pelos Fiat Pulse e Fastback, por exemplo. A grande questão quanto ao prazo para isso acontecer fica para a possível aceleração na troca de geração, conforme falamos nesse texto.

Há um ano, a Stellantis anunciava suas plataformas híbridas, as BioHybrid. Durante o evento, quatro plataformas foram mostradas, à época, ficava claro que se tratavam de: micro-híbrido, híbrido pleno, híbrido plug-in e elétrico. Com o tempo e mais informações, revelou-se que na verdade são: 12V, 48V, híbrido plug-in e elétrico.

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Em geral, as plataformas híbridas com 12V ou 48V são consideradas micro-híbridas. No entanto, no caso da Stellantis, a segunda plataforma tem artifícios para ser considerada híbrida plena, similar ao sistema do Toyota Corolla, por exemplo. A Mobiauto explicou melhor nesse outro artigo.

Por conta disso, o sistema de 48V será consideravelmente mais caro em relação ao de 12V e ele será o escolhido para equipar uma futura RAM Rampage híbrida.

O fator complicante dessa história está no prazo. As regras de emissões de poluentes são cada vez mais rigorosas, apesar das brechas para veículos comerciais. Com a plataforma pronta para receber tais sistemas, os planos parecem adiantados.

No entanto, como revelamos na última semana, a RAM Rampage é alvo dos Estados Unidos para enfrentar a Ford Maverick naquele mercado. Porém, com regras mais duras em termos de segurança e leis que encarecem a importação de picapes para os EUA, a Rampage precisaria mudar consideravelmente.

Dessa forma, é possível que a Rampage troque de geração para se tornar híbrida, ao menos fora do país. Por tanto, é difícil cravar quando a Rampage ganhará um sistema híbrido, mas já sabemos que será um de 48V considerado híbrido leve pelas regras da SAE.

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Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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