Renault Kardian ganha 4 estrelas em teste do Latin NCAP

Novo SUV compacto da marca francesa ficou à frente do Pulse e atrás do Nivus na avaliação

Diego Dias
Por
04.12.2024 às 14:35 • Atualizado em 05.12.2024

Lançado no primeiro trimestre de 2024, o novo Renault Kardian agora foi submetido ao teste de colisão do Latin NCAP, entidade que avalia a segurança dos carros produzidos no Caribe e América Latina. A boa notícia é que o novo SUV compacto da marca francesa conquistou quatro estrelas na avaliação, nota que não gabarita o teste, mas que é considerada um tanto boa.

Produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), no Brasil, o Renault Kardian conquistou uma nota que fica à frente do Fiat Pulse, modelo que foi testado ano passado e chegou a duas estrelas, ficando somente um pouco atrás do VW Nivus – que gabaritou com cinco estrelas. Vale lembrar que o modelo avaliado vem equipado de série desde a versão de entrada com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade de série.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Segundo o Latin NCAP, o Renault Kardian obteve 83,41% na proteção de ocupante adulto e 82,92% na proteção de ocupante infantil (bebês e crianças). Já na proteção para pedestres o SUV alcançou apenas 47,96%, enquanto em sistemas de segurança o modelo chegou a 83,78%.

No teste de impacto frontal, a entidade afirma que o SUV compacto da Renault apresentou estrutura estável, enquanto a região para os pés teve uma área considerada instável. A proteção para o peito do motorista é “marginal”, enquanto que para o do passageiro foi classificada como “adequada”. Ponto negativo é para os joelhos de quem acomodado na frente do carro, que podem atingir estruturas perigosas atrás do painel.

O Latin NCAP elogiou o desempenho do Kardian no teste de impacto lateral, que foi boa, principalmente porque o SUV oferece airbags de corpo e de cortina no SUV, sendo classificado com “adequada” a proteção para o tórax. Porém, no impacto lateral de poste a proteção para a mesma região do corpo foi avaliada como “marginal” – mesma classificação para a região do pescoço no teste de efeito chicote.

A proteção foi boa ainda para os ocupantes infantis, onde os dummies foram acomodados nas cadeirinhas voltados para trás com fixação ISOFIX - que seguem as melhoras normas quanto a segurança. A ressalva fica para a cabeça do dummy de três anos, que fico mais exposto no teste de impacto lateral, mas “sem valores críticos”.

Foi elogiado ainda o sistema AEB (sistema de frenagem automática de emergência) do Renault Kardian, que de acordo com a entidade apresentou bom desempenho tanto na cidade quanto uso na estrada. O destaque negativo em toda a avaliação ficou para a proteção de pedestres, já que a proteção para as colunas A foi avaliada como “fraca”, mesma nota para a proteção da região superior das pernas (coxas), considerada ainda “fraca e pobre”.

“O Kardian mostrou um bom nível de segurança em geral e poderia alcançar a classificação máxima de estrelas melhorando a proteção de pedestres e/ou adicionando AEB para usuários vulneráveis da estrada com bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP”, explicou a entidade.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade