Renault Niágara usa truque de Tarok e roda disfarçada de SUV que não temos
Picape é vista pela primeira vez em testes no país vizinho
O mercado de picapes no Brasil vem crescendo à medida que esse segmento vem ampliando seu leque além das chamadas picapes médias. Um dos modelos mais esperados e que deverá ser uma grande rival para a Fiat Toro, a nova Renault Niágara foi flagrada pela primeira vez na Argentina, onde apareceu totalmente disfarçada em solo hermano.
As fotos foram publicadas pelo Motor1 Argentina, que mostram a nova Renault Niágara totalmente camuflada e com direito a um volume na parte traseira para se disfarçar de um SUV, mais necessariamente de Renault Bigster – inédito SUV de sete lugares que a marca francesa revelará em breve, mais necessariamente na próxima semana durante o Salão de Paris.
Você também pode se interessar por:
- Renault Niágara: como será a picape rival da Toro que custará R$ 1,9 bi à marca
- Renault Niagara, futura rival da Toro, tem produção confirmada na Argentina
- Flagra: VW Tarok aparece pela primeira vez e usa roupa de Virtus
- Avaliação: Ford Maverick híbrida consegue rodar 1.000 km com um tanque?
O flagra da nova Renault aconteceu próximo da fábrica da Renault em Santa Isabel, local responsável por produzir modelos como Renault, Logan, Sandero, Stepway, Kangoo, Alaskan e Nissan Frontier (fruto da aliança Renault-Nissan). Com isso, a nova Renault Niágara será o sexto veículo da marca francesa produzido na planta argentina.
Podemos dizer que o modelo flagrado não se trata do Bigster mas sim da nova picape Renault Niágara por alguns detalhes. A lateral não esconde uma possível porta traseira, pois não temos um vão de porta definido como na porta dianteira. O alinhamento da tampa do porta-malas também não convence, embora se inspire no desenho do novo Duster europeu – que já foi flagrado no Brasil.
A carroceria com entre-eixos mais longo também indica que estamos diante de uma picape, sem contar que a suspensão elevada com a carroceria ascendente também denuncia que não é o SUV de sete lugares, mas sim a nova picape. Vale lembrar que a nova Renault Niágara, que substituirá a Oroch, será feita com base na plataforma RGMP, que compreende veículos com até 5 metros de comprimento e no máximo 3 metros de entre-eixos – medidas que parecem se encaixar visualmente no porte do modelo flagrado.
Vale lembrar que o conceito da picape Renault Niágara foi apresentado no ano passado no Rio de Janeiro, quando a marca apresentava pela primeira vez o Kardian. Na prática, a picape será uma concorrente direta da Fiat Toro, Fiat Montana e também se espera que ela brigue em alguma medida com a Ford Maverick e algumas versões da Ram Rampage.
É previsto que a Renault Niágara faça uso do motor 1.3 turbo flex TCe 170 cavalos de potência em suas versões de topo. Há ainda a possibilidade da inédita picape estrear o conjunto E-Tech 1.6 híbrido flex, que a marca prepara para o Brasil e pode desenvolver 145 cv.
Truque de VW Tarok
O detalhe é que assim como a VW Tarok, futura picape da Volkswagen, a nova Renault Niágara usa o truque de utilizar um carro como disfarce. Enquanto a nova Niágara usa um disfarce do Renault Bigster, um utilitário esportivo que nem sequer foi lançado, a VW Tarok circula em testes pelo Brasil utilizando a carroceria de um sedan, o Virtus.
Vale lembrar que tal estratégia não é grande novidade, já que no passado a Fiat Toro utilizava um Fiat Linea como "mula" durante seus primeiros testes, isso a fase de desenvolvimento da carroceria final.
No caso da Renault Niágara flagrada na Argentina, é provável que a carroceria final esteja mais adiantada, sendo a região da caçamba apenas preenchida com o formato de um SUV para despistar mais sobre o desenho final da inédita caminhonete, que deverá ganhar ainda suspensão independente, ou seja, deverá contar com tração nas quatro rodas.
Fotos: Motor1 Argentina
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp