Renault Scenic renasce como SUV elétrico bonitão e deve vir ao Brasil

Com mesma base do Megane E-Tech, SUV tem porte de VW Taos e até 220 cv de potência

Diego Dias
Por
06.09.2023 às 19:13 • Atualizado em 12.11.2024

Vendida no Brasil entre 1999 e 2010, a Renault Scenic tem uma história marcante em terras tupiniquins justamente por ter sido o primeiro veículo da marca a ser feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR), quando ainda se chamava Megane Scenic. O nome foi desmembrado, tendo cada um seguido para uma categoria. A história da Scenic foi construída no mundo das minivans, e foi encerrada no ano passado na Europa para, agora, em 2023, voltar das cinzas como um SUV elétrico.

Batizado agora de Scenic E-Tech, o carro deixa de lado as raízes de minivan para se transformar num modelo totalmente novo e assim entrar na onda dos SUVs. Posicionado no segmento C, o novo Scenic elétrico tem porte próximo ao de um VW Taos, por exemplo, mas traz design mais quadrado e dianteira que lembra um pouco o Peugeot 3008 (o que não é nada mal). O modelo também é bastante sustentável, segundo a marca, pois conta com até 24% de materiais reciclados em sua construção.

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O visual do Scenic E-Tech

Visualmente o novo Scenic E-Tech se destaca pelas linhas mais angulares, com a grade trazendo elementos hexagonais em relevo e uma faixa preta ligando os faróis, que são mais afilados e dão um estilo mais esportivo. Há ainda outra seção de luzes de LED posicionadas nas extremidades do para-choque, numa posição vertical e com assinatura em filetes horizontais.

De perfil temos rodas de liga-leve de 20 polegadas com desenho mais fechado para certamente favorecer a aerodinâmica (e consumo). As maçanetas são do tipo escondidas que, quando o carro é destravado, deslizam e saem de dentro das portas. Na traseira temos uma tampa abaulada e lanternas que se estendem para as laterais, deixando o novo Scenic com visual mais largo.

Baseado na plataforma do Megane E-Tech e Nissan Ariya, o novo Scenic E-Tech é maior do que um Jeep Compass, medindo 4.470 mm de comprimento, 1.864 mm de largura e 1.571 mm de altura, enquanto o entre-eixos tem generosos 2,78. A capacidade do porta-malas também é destaque com seus 545 litros. Já o peso total fica em 1.842 kg quando equipado com uma bateria de 87 kWh.

Por dentro do Scenic E-Tech

Com uma distância entre-eixos grande, painel recuado e piso totalmente plano, o novo Scenic E-Tech se destaca pela cabine ampla e espaço interno generoso, que traz um espaço para joelhos no banco traseiro de 278 mm. Temos ainda diversos porta-objetos espalhados pelo interior, o que acaba resgatando o espírito original da Scenic antiga.

Destaque ainda para o painel de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas e a central multimídia com tela vertical – essa com 12 polegadas. O sistema é o novo OpenR Link, que tem software baseado no Android e conta com mais de 50 aplicativos. O teto solar panorâmico batizado de Solarbay tem tecnologia que pode deixar o vidro mais opaco para reduzir a luz na cabine, podendo ser feito de forma independente em cada fileira de bancos.

Motorização Scenic E-Tech

Serão ofertas duas versões do novo Scenic E-Tech: a primeira contará com motor de 170 cv de potência (125 kW) e 28,5 kgfm de torque, enquanto sua bateria tem 60 Kwh. Com esse conjunto de bateria, a autonomia fica em 420 km pelo ciclo WLTP. Detalhe que a recarga rápida pode ser feita em pontos de até 130 kW (DC).

A segunda opção de motorização entregará 220 cv (160 kW) e 30,6 kgfm de torque, sendo esta a configuração mais cotada para o Brasil. Já a bateria também tem capacidade maior de 87 kW e autonomia estendida, que pode chegar aos 620 km – também pelo ciclo WLTP. Aqui a recarga rápida da bateria pode ser realizada em estações de até 150 Kw (DC).

O novo Scenic E-Tech será poduzido na fábrica de Douai (ElectriCity), a mesma desde que foi lançado na época em que ainda era uma minivan. Sua comercialização no mercado do velho continente será iniciada a partir de 2024.

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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