Seres 5 EVR: SUV elétrico de R$ 440.000 usa truque para alcance de 1.000 km

Conhecemos de perto uma unidade do SUV médio da marca chinesa que pertence à Huawei. Chegada às ruas está prevista para julho

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06.04.2023 às 14:00 • Atualizado em 29.05.2024
Conhecemos de perto uma unidade do SUV médio da marca chinesa que pertence à Huawei. Chegada às ruas está prevista para julho

A Seres, marca chinesa criada pelas conterrâneas Dongfeng e Sokon, que já teve sede nos Estados Unidos e hoje tem como uma de suas sócias a Huawei, está ingressando no mercado brasileiro. Serão, inicialmente, quatro produtos: o SUV compacto-médio Seres 3, o SUV médio Seres 5, o caminhão baú EC31 e o furgão EC35, todos elétricos. Confira os preços:

● Seres 3 BEV: R$ 240.000
● Seres 5 EVR: R$ 440.000
● Seres EC31: R$ 239.900
● Seres EC35: R$ 229.900

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Seres 3: novo SUV elétrico mais barato do Brasil

O Seres 3, em específico, será o novo SUV elétrico mais barato no Brasil. Do tipo BEV (movido a banco de baterias) e com dimensões similares às de um Jeep Compass, será o primeiro a chegar ao showroom da marca que será inaugurado em São Paulo (SP). As vendas começam ainda em abril.

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Seres 5 EVR: porte de Chevrolet Equinox

Entretanto, foi o Seres 5 EVR que a Mobiauto conheceu de perto durante a etapa de São Paulo da Fórmula E, disputada há alguns dias em um circuito de rua improvisado nas dependências do Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista.

Antigamente conhecido como SF5, foi rebatizado apenas como Seres 5. Seu porte é maior até que o de um Chevrolet Equinox: são 4.700 mm de comprimento, 1.930 mm de largura, 1.625 mm de altura e 2.875 mm de entre-eixos.

Será comercializado em duas configurações: 2WD Smart, apenas com um motor dianteiro, e 4WD Smart, com um motor elétrico adicional traseiro e tração integral. O primeiro rende 347 cv de potência e 53 kgfm de torque, e é ele que custará R$ 440.000. O segundo tem 550 cv e 83,6 kgfm, e deve custar mais caro, acima de R$ 500.000 (o valor exato ainda não foi revelado).

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Motor a gasolina como extensor de autonomia

Seja qual for a configuração, o Seres 5 EVR possui um banco de baterias relativamente pequeno para um elétrico, 35 kWh, ainda mais em se tratando de um SUV médio que pesa mais de 2,2 toneladas. 

Sendo assim, como ele consegue o alcance de mais de 1.000 km prometido no título e pela própria empresa no site oficial do modelo? A resposta: através de um motor a combustão. Sim, o Seres 5 EVR possui um motor 1.5 quatro-cilindros aspirado movido a gasolina sob o capô. EVR, inclusive, significa “Veículo de Autonomia Estendida”, na sigla em inglês.

Tal qual o extinto BMW i3 Rex, ele funciona apenas como gerador de energia, item que a fabricante chama de “Solução de Autonomia Elétrica Estendida”. Segundo a própria Seres, o banco de baterias por si permite rodar até 180 km (ciclo NEDC), número que ficará menor nas medições oficiais do Inmetro – os testes de homologação ainda estão sendo finalizados. 

Com o gerador alimentando o motor elétrico quando a energia armazenada acaba, através de um tanque de combustível com 56 litros de volume, é possível superar os tais 1.000 km. Os importadores da marca no Brasil estudam, inclusive, a adaptação do motor 1.5 para flex em um futuro não muito distante.

Voltando a falar das baterias, o tempo de recarga entre 20% e 80% da capacidade fica estimado em 36 minutos em um carregador rápido (DC) de até 35 kW. Já em um wallbox de 7 kW instalado em casa, a recuperação entre 20% e 90% ocorre em pouco mais de 3 horas e meia.

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O que mais tem o Seres 5 EVR

Segundo a assessoria da Seres, a unidade que conhecemos durante a Fórmula E é ano-modelo 2022. A que será efetivamente comercializada, 2023, terá pequenas mudanças e atualizações internas, incluindo quadro de instrumentos e central multimídia adaptados, e opção de Wi-Fi a bordo.

O sistema multimídia se notabiliza pela tela gigante de 17 polegadas posicionada na vertical. O SUV conta ainda com bancos elétricos dotados de resfriamento, aquecimento e massagem, teto solar panorâmico, iluminação ambiente com 64 cores e som premium Huawei dotado de 11 alto-falantes.

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Vendas à la Tesla

Por enquanto, a Seres planeja trabalhar com apenas uma concessionária, em São Paulo, com chances de que mais um ou dois pontos de venda sejam abertos até o fim deste ano. A primeira oficina de pós-venda também já opera na capital paulista.

Porém, representantes comerciais da marca rodarão outras regiões vendendo os carros através de uma plataforma digital, que já está no ar, aos moldes do que a Tesla faz nos Estados Unidos. Eles farão apresentações digitais em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia.

Unidades para test-drive serão estrategicamente disponibilizadas para quem tiver interesse de conhecer o veículo mais de perto. Em caso de venda, o representante fará a intermediação para oferecer assistência e pós-venda.

Imagens: Leonardo Felix/Mobiauto

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