Stellantis ainda terá mais três lançamentos até o fim de 2024
Com pouco mais de dois meses para o ano acabar, a Stellantis ainda promete agitar o mercado
Pode-se dizer que o ano até aqui, ao menos no quesito lançamentos, foi bem agitado para Stellantis. O grupo lançou modelos como Citroën Basalt, Fiat Titano e os novos Peugeot 208 e 2008, entre outros. A história, porém, não acaba por aí, visto que a Stellantis ainda terá mais três lançamentos até o fim de 2024.
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Aos que não sabem, a Stellantis é um conglomerado automotivo que reúne montadoras como Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep e Ram. Assim, qualquer novidade do grupo é motivo de atenção, dado o tamanho das marcas em questão.
Ficou curioso para saber quais são os três novos lançamentos que a Stellantis terá até o fim de 2024? A Mobiauto elencou e comentou sobre cada um deles, confira abaixo:
Fiat Pulse e Fastback híbridos
Tanto Fiat Pulse quanto Fiat Fastback serão os primeiros carros híbridos da história da Stellatis no Brasil. Ambos os SUVs irão ganhar versões com motores híbridos-leves (MHEV), as quais devem ser lançadas no mês de novembro, segundo apuração da Mobiauto.
Os dois modelos trarão o sistema Bio-Hybrid, prometido para o Brasil desde 2023. O sistema irá associar o já conhecido motor 1.0 turbo flex, presente em certas versões de Pulse e Fastback, a um conjunto elétrico de 12V.
Apesar do motor elétrico produzir 4 cavalos de potência e gerar torque, o propulsor 1.0 turbo flex não deve ter ganho de desempenho considerável. Assim, seu rendimento deve continuar em até 130 cv e 20,4 kgfm.
A função do motor elétrico, na verdade, será substituir o motor de arranque e o alternador, o que ajudará os modelos a se enquadrarem dentro das novas normas de emissão de poluentes do Proconve L8 (PL8).
Além das emissões, o sistema MHEV deve melhorar no consumo dos SUVs. Segundo comunicado, as versões híbridas de Pulse e Fastback serão até 20% mais econômicas que as configurações de motor a combustão.
Nova Ram Rampage 2025
A chegada da Ram Rampage a linha 2025 causa grande expectativa. Isso porque, além da troca protocolar de ano-modelo, a picape intermediária ganhará uma nova versão para sua linha, a Ram Rampage Bighorn, e trará novo conjunto motor.
O motor 2.0 Multijet, de 170 cv e 35,7 kgfm, que equipa as versões mais baratas da Rampage, será substituído pelo 2.2 turbodiesel da família Patrola Serra. O propulsor é uma evolução do próprio 2.0 Multijet e desenvolve 200 cv de potência e 45 kgfm de torque. A transmissão automática de nove marchas e a tração integral se mantêm.
A substituição de um conjunto pelo outro acontecerá para se enquadrar às novas leis de emissão do PL8. Além disso, vale mencionar que o propulsor 2.0 Multijet é fabricado na Europa e está em processo de descontinuação por lá, o que faz a troca fazer ainda mais sentido.
A versão Bighorn já foi flagrada em solo brasileiro e trará o novo motor 2.2 turbodiesel. A configuração já é vendida no Uruguai e se posiciona como uma variante de entrada da Rampage, abaixo das demais versões.
(Reprodução/FCA_Fan_Brazil)
Ainda não se sabe a data exata em que a Ram Rampage 2025 irá estrear, com nova versão e novo motor. O lançamento, porém, não deve demorar, visto que a troca de linha era prevista para o último trimestre de 2024 e o ano já está em vias de acabar.
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