Toyota é mais buscada na internet que todas suas concorrentes juntas
Marca japonesa lidera com sobras ranking de buscas mundial, mas ela não domina no Brasil. Por aqui, a líder é outra…
A Toyota foi a marca de carros mais pesquisada na internet em 47 países no ano passado, o que a torna a marca de carros mais buscada pelos usuários em todo o mundo pelo segundo ano consecutivo.
A pesquisa foi realizada pela consultoria Compare the Market em 154 países, com dados do Google Trends entre janeiro e dezembro do ano passado. O levantamento começou a ser feito em 2018 e em três dos quatro anos a empresa japonesa apareceu na liderança. A exceção foi 2019, quando perdeu a ponta para a BMW.
Anuncie seu carro na Mobiauto sem pagar
Sozinha, a Toyota foi responsável por 31% de todas as buscas relacionadas a marcas de veículo no mundo no ano passado. É mais do que todas as suas concorrentes da indústria de automóveis generalistas somadas.
E olha que, apesar do número expressivo, a fabricante nipônica na verdade perdeu espaço no mercado mundial. Em 2020, ela havia dominado as pesquisas em 55 países, sendo desafiada apenas por marcas dos segmentos premium e de luxo.
Sem dúvidas a Toyota está em um dos seus melhores momentos da sua história, além de ser a marca mais pesquisada globalmente, também foi líder de vendas nos EUA em 2021, rompendo o domínio de 90 anos da Chevrolet. Como se não bastasse, a Toyota também foi avaliada ano passado como a marca mais valiosa do mundo pela Interbrand.
Marcas premium na sequência
Ocupando o segundo e terceiro lugar do ranking estão as alemãs BMW, com liderança em 29 países, e Mercedes-Benz, em 23 países. Ambas também mantiveram as posições por dois anos seguidos, mas com uma representatividade menor nas buscas do Google.
Enquanto isso, a Audi aumentou sua liderança de cinco países em 2020 para 11 em 2021, saltando da sétima posição do ranking para a quarta.
Em quatro anos de estudo, esta foi a primeira vez que a Tesla apareceu na liderança das buscas em pelo menos um país. A marca do bilionário Elon Musk ficou em primeiro lugar entre os internautas de Hong Kong, Israel, Macau, Cingapura e China, e em segundo ou terceiro lugar em outros 19 países. Confira o ranking completo:
Leia também: Toyota rompe domínio de 90 anos da GM e vira líder de vendas nos EUA
Dez marcas de carros mais pesquisadas em 2021
1. Toyota: no topo das buscas em 47 países
2. BMW: 29
3. Mercedes: 23
4. Audi: 11
5. Kia: 7
6. Hyundai: 6
7. Tesla: 5
8. Renault: 4
9. Ford: 4
10. Honda: 3
11. Suzuki: 2
12. Fiat: 2
13. Chevrolet: 2
14. Volvo: 2
15. Nissan: 2
16. Lexus: 2
17. Peugeot: 1
18. Rolls-Royce: 1
19. Mazda: 1
Leia também: Toyota é mais valiosa que Tesla, Ferrari e Land Rover juntas
Marcas populares
Entre as marcas generalistas, as coreanas foram as que mostraram maior expressividade em âmbito global. A Kia liderou as pesquisas em sete nações e a coirmã Hyundai, em seis.
Já marcas como Ford, Renault, Suzuki, Nissan, Peugeot, Chevrolet e Fiat foram as preferidas entre um e três países. É interessante notar que mesmo que, somadas todas as marcas generalistas, ainda assim a Toyota liderou mais buscas que as concorrentes juntas.
Curiosamente, a Volkswagen não foi a marca mais buscada em nenhuma região. Até mesmo a Rolls-Royce, que pertence ao segmento de superluxo, foi campeã de pesquisas em pelo menos um país.
Leia também: Estas marcas de carro também fizeram avião, arma, salsicha e panela
Fiat é marca mais pesquisada no Brasil
No Brasil, porém, não é a Toyota, nem a Tesla, nem a BMW, nem a Mercedes-Benz, nem Audi que dão as cartas quando se fala em pesquisas relacionadas a marcas de carro no Google.
Por aqui, quem lidera é a Fiat. Não era para menos, já que o carro mais vendido em 2021 no país foi a picape Strada, que é um sucesso absoluto no seu segmento, assim como a irmã Toro. Além disso, 2021 foi o ano do lançamento do tão aguardado SUV Pulse, oficialmente apresentado em rede nacional no Big Brother Brasil.
Talvez você também se interesse:
Nove carros elétricos que queríamos muito ver no Brasil
Fabricante do iPhone agora faz carros e apresentou SUV e sedan elétricos
Carregar um carro elétrico já pode levar menos tempo do que reabastecer
A bateria será para o carro no futuro o que motor já foi no passado