Toyota Hilux SRX Plus: o que você deve saber antes de comprar uma

Picape traz visual exclusivo e suspensão preparada que mudou comportamento da picape da água para o vinho

Diego Dias
Por
27.08.2024 às 19:35

Lançada no final do ano passado, a nova Toyota Hilux SRX Plus assumiu desde então o posto de versão topo de linha do catálogo da caminhonete, que antes era ocupado pela versão SRX padrão – que saiu de linha e voltou a ser vendida recentemente. A picape tem ainda a variante GR-S mais cara, mas esta segue uma proposta mais esportiva e atende um público específico

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Com visual mais parrudo por conta dos apêndices aerodinâmicos e a suspensão recalibrada e com nova configuração, a Hilux SRX Plus 2024 é uma opção interessante no segmento de picapes médias, que tem como fortes concorrentes a Ford Ranger e a Chevrolet S10. Com isso vamos indicar o que você deve saber antes de comprar a Hilux SRX Plus, que traz especificações próprias e ainda corrige pontos fracos da picape média.

Toyota Hilux SRX Plus 2024 – Características

1) Motor: 2.8 turbodiesel de quatro cilindros da Toyota com 204 cv e 50,9 kgfm de torque.

2) Câmbio: automático de seis marchas

3) Dimensões: 4.055 mm de comprimento; 2.538 mm de entre-eixos; 1.960 mm de largura; 1.453 mm de altura; 265 litros de porta-malas; 400 kg de carga útil; 47 litros de tanque de combustível; 1.169 kg de peso em ordem de marcha.

4) Revisões até 60.000 km: R$ 11.262,21

Toyota Hilux SRX Plus 2024 – Pontos positivos

Suspensão

Tivemos que eleger como primeiro ponto positivo da Hilux SRX Plus sua suspensão, já que de fato é o maior destaque da picape – e que poderia muito bem ser utilizada em toda a linha se não fosse pelo fato de ser um conjunto mais refinado, o que certamente aumentaria muito o preço da caminhonete desde a versão de entrada.

A Hilux SRX Plus traz o mesmo conjunto de suspensão da GR-Sport, com bitolas 14 cm mais largas na dianteira e 15,5 cm mais largas na traseira, enquanto os braços de suspensão também foram alargados e os amortecedores ficam reposicionados para fora do chassi. O conjunto de amortecedores é de tubo duplo (a GR usa monotubo), sendo que o eixo traseiro traz uma barra estabilizadora – algo até então inédito.

Na prática, temos uma picape bem mais confortável para o dia a dia e que sacoleja bem menos a cabine quando se passa por valetas ou buracos em percurso off-road, sem contar que traz mais confiança em velocidades mais altas.

Dirigibilidade

Além do maior conforto a bordo da caminhonete por conta da nova configuração da suspensão, outro benefício foi o ganho em dirigibilidade. No uso urbano a caminhonete tem um menor sacolejo da cabine, o que a deixa mais agradável de utilizar mesmo em grandes cidades e assim a aproximando de um carro de passeio convencional.

Dirigir a nova Hilux SRX Plus em rodovias também ficou mais interessante, já que a configuração traz mais estabilidade em velocidades de cruzeiro, pois reduziu aquela leve sensação de flutuar – algo comum a picapes médias.

Porém, seu maior predicado fica por conta do comportamento em curvas, pois a carroceria inclina bem menos nessas situações porque a carroceria se apoia melhor na suspensão. A picape ainda permite “abusar” um pouco mais da velocidade em curvas, pois transmite segurança bem mais próxima ao de um automóvel de passeio. É uma evolução em tanto em relação as demais versões, principalmente em desvios rápidos de trajetória.

Motor

Apesar da Hilux SRX Plus herdar o mesmo conjunto de suspensão da Hilux GR-Sport, ela não traz a mesma calibração para o motor 2.8 turbodiesel. Com isso não temos os 224 cv e 55 kgfm de torque da versão esportiva, mas sim os mesmos 204 cv e 51 kgfm de torque das demais configuração com cabine dupla.

Apesar disso, tal motorização proporciona um bom desempenho para a Hilux SRX Plus. No uso diário é notável as acelerações vigorosas quando se carrega o pé no pedal da direita, assim como as retomadas, com o motor 2.8 turbodiesel trabalhando bem junto do câmbio automático, que opera de forma suave nas passagens de marchas. É verdade que as rivais Ford Ranger, Chevrolet S10 e VW Amarok são mais potentes, mas ainda assim a Hilux traz um conjunto bem calibrado.

Mas caso você ache pouco para o desempenho, o valor economizado na compra da SRX Plus perante a variante GR-S talvez possa ser usado para ter um ganho debaixo do capô...

Pacote de equipamentos

A lista de equipamentos de série é idêntica ao da Hilux SRX convencional, que acabou de voltar para o catálogo da marca. E se há rivais que há algum tempo abrem mão de assistentes ao motorista e de segurança, a Toyota equipa a sua picape média há alguns anos com piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal (com sinal sonoro e visual), frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa.

Soma também central multimídia com tela de 9 polegadas, além de sistema de som assinado pela JBL e que conta com 6 alto-falante, o qual inclui 2 tweeters e 1 subwoofer. Computador de bordo com display de 4 polegadas no painel, assim como bancos ventilados completam os equipamentos principais.

Toyota Hilux SRX Plus 2024 – Pontos negativos

Largura

Quem adquire uma picape média sabe que as dimensões não são as mais práticas para o uso em grandes centros urbanos, onde costumeiramente temos trânsito pesado e ruas estreitas, situações que demandam mais atenção na condução de um veículo maior. Mas a Hilux SRX Plus leva isso para um novo nível, pois vai além do 1,85 metro de largura da versão convencional: a configuração tem nada menos do que 2,02 metros de largura, o que demanda uma atenção especial sobretudo com o tal corredor de motocicletas ou mesmo na hora de estacionar em locais apertados.

Acabamento

Outro ponto que não é o forte desta atual geração da Toyota Hilux, principalmente quando comparado a Ford Ranger e até mesmo à nova Chevrolet S10 (que deu uma melhorada nesse aspecto), é o acabamento interno. Isso porque a Hilux traz painel e painéis das portas em plástico que não revela um grande aspecto, sendo até brilhante próximo do para-brisa – o que causa reflexos. A parte macia ao toque fica restrita apenas ao apoio de braço nas portas e no descansa braço central.

Santantônio

Apesar da caminhonete avaliada trazer o santantônio, a Hilux SRX Plus já é fabricada sem a peça desde maio, que é chamada de barra esportiva pela Toyota e que dava um visual mais exclusivo para a versão – que também equipa a versão GR-Sport. Isso se dá porque, segundo o anúncio de recall da Toyota em maio, os suportes da barra esportiva podem rachar e se desprender do veículo.

Vale lembrar que as picapes que foram vendidas antes desse período devem passar pelo recall, cujo reparo se dá pela remoção total do aerofólio (ou santantônio) nas concessionárias da marca. A parte mais curiosa é que tal equipamento servia para reduzir o arrasto aerodinâmico da picape à época de lançamento, sobretudo na porção traseira da caçamba.

Toyota Hilux SRX Plus 2024 – Ficha técnica

Motor: 2.8, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 20V, sobrealimentado com turbo, diesel, comando de válvula duplo no cabeçote, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 15,6:1

Potência: 204 cv a 3.400 rpm

Torque: 50,9 kgfm a 2.800 rpm

Peso/potência: 9,5 kg/cv

Peso/torque: 38,8 kg/kgfm

Câmbio: automático de seis marchas

Tração: integral temporária

Consumo Inmetro: Cidade 9,7 km/l / Estrada 10,6 km/l

Dados técnicos: direção elétrica; suspensões tipo independente com braços sobrepostos (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas (traseira); freios a disco ventilados (dianteira) e disco sólidos (traseira)

Dimensões e capacidades: 5.325 mm de comprimento, 3.085 mm de entre-eixos, 2.020 mm de largura, 1.830 mm de altura, 1.000 litros de caçamba, 1.000 kg de capacidade de carga, 80 litros de tanque de combustível, 2.090 kg de peso em ordem de marcha.

Toyota Hilux SRX Plus 2024 - Lista de itens de série

  • Capota marítima
  • Estribos laterais na cor preta
  • Faróis LED
  • Faróis de neblina dianteiros LED
  • Lanternas traseiras em LED
  • Molduras nas caixas de roda Exclusivas SRX Plus
  • Nivelamento dos faróis dianteiros automático
  • 2 entradas USB traseiras (carregamento)
  •  6 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer (Sistema de som JBL®)
  •  Acendimento automático dos faróis
  •  Ar-condicionado integrado frio e quente digital duas zonas.
  •  Bancos dianteiros ventilados
  •  Banco do motorista com ajuste de altura (Elétrico)
  •  Banco do motorista com ajuste de distância e inclinação (Elétrico)
  • Câmera de Ré instalada na porta da caçamba (360º - PVM)
  • Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade
  • Comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível
  • Compartimento refrigerado no painel
  • Computador de bordo com tela de 4,2" de TFT
  • Controle de velocidade de cruzeiro - Adaptativo (ACC)
  • Modos de seleção de condução Eco e Power
  • Pacote de couro (volante e manopla de câmbio)
  • Protetor de caçamba
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção
  • Revestimento dos bancos couro perfurado e material sintético
  • Saída de ar central para os bancos traseiros
  • Sistema Multimídia com tela de 9" sensível ao toque, rádio com MP3,  entrada USB, conexão Bluetooth®, conexão wireless para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto® e Apple CarPlay®
  • Smart Entry: (sistema inteligente de destravamento das portas por
  •  sensores) e Start Button/Push Start (sistema de partida sem chave)
  • Tomada de energia (12V) na cabine
  • Vidros elétricos e sistema de abertura e fechamento com um toque, com antiesmagamento
  • Volante com comandos integrados de telefone, áudio, vídeo, computador de bordo e TSS
  • 7 Airbags: 1 de joelho (motorista), 2 de cortina, 2 frontais e 2 laterais
  • Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA)²
  • Assistente de pré-colisão (Pre-crash System - PCS) com alerta  sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática²
  • Assistente de reboque e Assistente de subida (HAC)
  • Luz de condução diurna e Luz de frenagem emergencial automática
  • Sensores de estacionamento dianteiros (2) e traseiros (4)
  • Sistema de alarme perimétrico e volumétrico
  • Travas elétricas com acionamento a distância e controle na chave para abertura e fechamento das 4 portas

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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