Toyota pode virar o jogo contra GWM e ter primeira picape híbrida nacional
Picape da marca japonesa está em processo avançado de desenvolvimento, e isso pode ser uma cartada de mestre contra a chinesa
A GWM chegou ao mercado em 2022 pressionando a Toyota com o Haval H6 HEV, seu híbrido mais barato vendido aqui. Ele é rival do ToyotaCorolla Cross Hybrid, e mesmo que seja vendido apenas em uma versão, se tornou uma pedra no sapato da marca japonesa.
Você pode se interessar por:
- O que a Toyota fará com investimento de R$ 11 bilhões no Brasil
- Novo Toyota Corolla Cross usa truque do GWM Haval H6 para mostrar que é híbrido
- Qual será o futuro dos Toyota Yaris atuais com a chegada do Yaris Cross?
- Toyota apresenta SUV 1.0 turbo com porte de Pulse e que custa R$ 47 mil
Com o sucesso no mercado brasileiro, os chineses logo trilharam uma boa estratégia: compraram a fábrica que era da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e anunciaram que começariam a produzir carros em maio de 2024, sendo este uma picape híbrida-flex.
Mas as coisas mudaram no fim do ano passado. O Governo Federal anunciou que impostos serão aplicados sobre carros híbridos e elétricos importados ao Brasil, e montadoras como GWM e BYD tiveram de repensar a forma de atuar em nosso território.
A GWM, por exemplo, trocou o plano. Seu primeiro veículo não será mais a picape híbrida flex, que é a Poer. O nome da vez agora é o próprio Haval H6, que deve ter produção iniciada no fim deste ano para chegar em 2025 ao nosso mercado, já como linha 2026, como contamos em primeira mão aqui no site.
A Mobiauto, nesta semana, inclusive, mostrou que o SUV mudouna China. Recebeu um tapa no visual, mas que não chegará ao Brasil. Por aqui teremos novidades mais encorpadas do modelo, quando ele ganhar uma nova geração.
Dar prioridade ao Haval H6 fará a Poer ter seu cronograma de produção atrasado, claro, e ficará para depois. A marca chinesa já confirmou a nossa reportagem que o modelo não saiu dos planos. No entanto, não há mais uma data referencial para a sua chegada, que deve acontecer no fim do ano que vem, como contaram os colegas da Autoesporte, mas que pode ficar ainda para 2026.
E o que seria a grande tacada de mestre da GWM para mostrar seu poderio tecnológico construindo a primeira picape híbrida flex nacional, pode ter um fim inesperado. Isso porque a Toyota está produzindo uma picape híbrida flex no Brasil, já.
Como já revelado aqui na Mobiauto, o modelo, ainda sem nome revelado, está em estágio avançado de desenvolvimento e com SOP - aquela sigla que indica o início de produção - para 2025. Ou seja, se a GWM não “correr” e produzir a Poer aqui no Brasil no ano que vem, certamente ficará para trás. E se não a lançar antes de a Toyota apresentar sua picape, também não ficará com o posto de 1ª híbrida nacional.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp