Up!, Tiguan, “Kombi”: os 5 elétricos e híbridos que VW lançará no Brasil

Plano de eletrificação da marca tem três modelos elétricos e dois híbridos, que serão lançados em nosso mercado nos próximos três anos

LF
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10.12.2020 às 11:00 • Atualizado em 29.05.2024
Plano de eletrificação da marca tem três modelos elétricos e dois híbridos, que serão lançados em nosso mercado nos próximos três anos

Durante a confirmação de lançamento do SUV médio Taos no mercado brasileiro para o segundo trimestre de 2021, a Volkswagen anunciou também um plano de lançar cinco carros elétricos e híbridos no país entre 2021 e 23.

Quais são eles? Quando eu ainda trabalhava na Quatro Rodas, há quase exatamente um ano, tive acesso de maneira exclusiva ao ainda sigilosíssimo plano de eletrificação da marca no país. Na época, ele era composto por quatro modelos fora o Golf GTE, que acabara de ser lançado.

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Agora, os executivos da marca alemã confirmaram a intenção de vender cinco modelos eletrificados por aqui nos próximos três anos, um a mais do que o que previa aquela lista publicada por mim em dezembro de 2019. 

Curiosamente, ela será complementada por um carro que será o primeiro de todos a chegar. Também já o antecipei em primeira mão, agora pela Mobiauto. Com as peças do quebra-cabeças encaixadas, saiba quais são os cinco modelos elétricos e híbridos que a VW trará para o Brasil até 2023:

1) e-Up!

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O primeiro carro de passeio 100% elétrico a ser comercializado pela empresa em nosso mercado será o e-Up!, uma versão do nosso já conhecido subcompacto. Ela comporá a linha 2021 do modelo junto da configuração Xtreme TSI, a única que será mantida em produção nacionalmente.

O e-Up! virá importado da Europa e brigará diretamente com Peugeot 208 e-GT e Fiat 500e. O preço deve ficar entre R$ 150.000 e R$ 200.000. Deve ser anunciado ainda no primeiro trimestre do ano que vem.

Sua bateria de 32,3 kWh promete autonomia de 260 km segundo o ciclo WLTP, com carga rápida de 80% em uma hora. O motor rende 83 cv de potência, menos do que um Up! 1.0 MPI, mas 21,6 kgfm de torque, mais do que um Polo 200 TSI.

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2) Tiguan eHybrid

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No fim do próximo ano, com chances de ficar para 2022, chegará o facelift do Tiguan Allspace, já apresentado na Europa, mas que ainda não chegou à América do Norte (vale lembrar que ele é trazido ao país do México).

Além de o SUV, que deve sobreviver apenas nas configurações de sete lugares após o lançamento do primo menor Taos, trazer a tiracolo um novo motor 1.5 TSI de ciclo Miller, com 150 cv e maior eficiência energética, estreará uma versão de topo chamada eHybrid, com o mesmo trem de força do Golf 8 GTE.

Estamos falando do 1.5 TSI de ciclo Otto aliado a um motor elétrico, gerando uma potência combinada de 245 cv e 40,8 kgfm de torque. Ele se alia ao conhecido câmbio DSG, automatizado de dupla embreagem e caixa banhada a óleo com sete marchas.

Sua autonomia total passará de 500 km e a bateria elétrica terá opção de recarga externa. O preço deve ficar muito próximo (isso se não superar) da barreira de R$ 200 mil.

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3) Touareg R Hybrid

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Outra grande surpresa da lista da VW será a nova geração do suvão Touareg, que já foi vendido no Brasil, mas saiu de linha há alguns anos. Quando voltar, em 2022, ele aliará o motorzão V6 turbo de 340 cv a um elétrico de 136 cv, gerando 462 cv combinados e 71,4 kgfm.

Tudo isso gerenciado pelo câmbio automático de oito marchas da ZF, também presente na Amarok, e pelo sistema de tração integral permanente 4Motion, com diferencial central e distribuição dinâmica de torque através da tração Torsen, com até 70% da força entregues ao eixo dianteiro ou até 80% para as rodas traseiras.

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4) ID.4

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Também em 2022 a fabricante germânica deve lançar seu primeiro SUV elétrico no Brasil, o ID.4, versão de produção do conceito ID. Crozz. Construído sobre a plataforma MEB, usa baterias de 82 kWh de capacidade bruta e promete autonomia acima de 400 km no ciclo WLTP (europeu, mais rígido).

Uma configuração menos forte, com 204 cv, 31,5 kgfm e tração apenas traseira, já é oferecida nos Estados Unidos. Mas a que deve chegar ao Brasil é a de 306 cv e tração integral. Em carregador rápido de até 125 kW, o ID.4 poderá ter 80% de suas baterias recarregadas em apenas 40 minutos. 

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5) “Kombi” elétrica

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A cereja do bolo, em 2023, será o lançamento da versão de produção do conceito ID. Buzz, que ainda não foi revelada, mas deve surgir globalmente no ano que vem. A minivan será uma espécie de Kombi elétrica do século 21. 

Mas calma que seu nome dificilmente será este. Estamos falando de uma sucessora, que provavelmente substituirá a van europeia Transporter e pode até herdar esta alcunha, surgindo como sua sétima geração (T7).

Ela também usará a plataforma MEB e oferecerá motorização com estimados 370 cv de potência, tração integral e autonomia prometida na casa de 600 km, de acordo com o ciclo EPA (americano, menos rigoroso).

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