Volkswagen ID Buzz: 5 curiosidades da Volkswagen Kombi elétrica
Modelo não pode ser comprado, apenas alugado, mas surpreende em acabamento e realça nostalgia
A Volkswagen ID.Buzz, ou melhor dizendo, a Kombi elétrica, foi anunciada para o mercado brasileiro no ano passado. Inclusive, chegou se envolvendo em uma polêmica a respeito de sua propaganda graças ao uso da imagem da cantora Elis Regina.
No entanto, apesar desse percalço, a ID.Buzz nunca esteve à venda no Brasil. A nostálgica Kombi só pode ser alugada. As mensalidades partem de R$ 13 mil por mês, mas podem ficar mais caras dependendo da franquia, tempo de contrato e se a van será blindada ou não.
Você também pode se interessar por:
- VW Kombi x Kombi elétrica: ID.Buzz tem todo o carisma da velha senhora?
- VW ID.2 é cheio de truques à lá Honda Fit e carrega 72 garrafas escondidas
- Fusca Inch Pincher era capaz de desafiar os esportivos com motor V8
- Esta é a coleção mais fantástica de Puma, Gurgel e outros fora de série
Fato é que por onde passou, a Kombi, quer dizer, a ID.Buzz despertou curiosidade e trouxe o sentimento de nostalgia nas pessoas, obviamente graças a longa história da Kombi original no Brasil.
Confira agora algumas curiosidades
Kombi mais potente do Brasil
Se a antiga Kombi no máximo contou com 80 cv no seu final de vida, graças ao motor 1.4 flex, a ID.Buzz representa um salto imenso, uma vez que o conjunto elétrico entrega 207 cv. Claro que isso se deve ao avanço da tecnologia e adoção de um motor elétrico.
Portas corrediças duplas
Enquanto a antiga Kombi tinha apenas uma das portas corrediças, a ID.Buzz possui esse tipo de porta dos dois lados da carroceria. Além disso, abertura e fechamento são elétricos, podendo ser feito na chave ou por botões na cabine e na própria porta.
Easter eggs e cooler removível
Além da nostalgia, a ID.Buzz possui diversos easter eggs. O mais famoso deles está nos pedais, que possuem o sinal de pause para o freio e play para o acelerador. Há ainda diversas representações do design da ID.Buzz pela carroceria, além de itens que remente aos carros da VW nos anos 1930.
No entanto, o que mais chama atenção desses detalhes inesperados é o console central. Além de ter o desenho de um mapa-múndi na parte interna, ele ainda é removível e pode ser usado como um cooler.
Adaptação de nome alemão
Você certamente conhece a Kombi, mas sabe de onde vem seu nome? Durante o lançamento da Volkswagen Transporter T1, a marca alemã a descreveu como ‘’Kombinationsfahrzeug’, que significa veículo de usos combinados ou veículo de carga e passageiros, em tradução livre do alemão.
Obviamente o brasileiro não iria usar o termo alemão e acabou adotando o começo da palavra para chamar a Velha Senhora por aqui. Já ID.Buzz é a mistura da identidade elétrica da marca, o ID, com Buzz que significa “Bus”, ou veículo de transporte além dos compactos convencionais.
Aluguel de poucos
Se o preço não for um impeditivo para que você alugue uma ID.Buzz, a quantidade certamente será. Foram anunciadas apenas 70 unidades para o mercado brasileiro. A decisão foi tomada para comemorar os 70 anos da Volkswagen no Brasil.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp