Volkswagen Tera do passado tinha estilo de CrossFox e até motor a diesel
Hatch aventureiro tinha receita clássica que tivemos no Brasil nos anos 2000
Com estreia prevista para o primeiro semestre de 2025, o novo Volkswagen Tera, sem dúvidas, é um dos principais lançamentos da indústria automotiva brasileira para o ano que vem. Construído sobre a mesma base do Polo, mas com visual inédito, o novo SUV de entrada da marca alemã seguirá uma receita testada no mercado europeu anos atrás com o CrossPolo.
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O mais interessante é que o hatch trazia um estilo que ficou conhecido pelos brasileiros em outro modelo, o CrossFox, que nada mais era na época uma versão de pegada aventureira do Fox. O modelo surgiu inicialmente em 2004, como Polo Fun, em uma tiragem limitada de 5 mil carros, que se esgotaram rapidamente. Mas foi a partir dele que o visual aventureiro seria replicado e produzido em série no CrossPolo.
Como era o VW CrossPolo
Ainda batizado de Polo Fun, o primeiro modelo que deu origem ao CrossPolo era baseado na quarta geração do hatch, que ficou famosa pelos faróis redondos ao estilo dos Mercedes-Benz da época. O hatch se diferenciava pela maior altura em relação ao solo, sendo aproximadamente 1,5 centímetro mais alto que o modelo convencional. Visualmente trazia para-choques com detalhes prateados, que se estendiam pelas molduras nas caixas de rodas, na base das portas e nos racks do teto. As belas rodas de liga leve eram da marca BBS.
Por dentro, o modelo trazia bancos mais esportivos, com abas laterais maiores, além de volante revestido em couro e comandos para o rádio.
Sob o capô, havia opções de motores turbodiesel 1.4 TDI e 1.9 TDI de 75 cv e 90 cv de potência, respectivamente, além de versões movidas pelo 1.4 MPI aspirado de 100 cv.
Em 2006, veio o CrossPolo, que assumia outro nome ao mesmo tempo que trazia a reestilização que abandonava os faróis redondos. Ainda é um Polo de quarta geração, mas trazia praticamente a mesma receita do Polo Fun, caracterizado pelo visual aventureiro devido à proteção inferior no para-choque, onde a parte frontal traz acabamento prateado. As molduras nos para-lamas e na base das portas continuavam, assim como o rack de teto e retrovisores em prata.
Já em 2010, era lançada a quinta geração do Polo que, apesar de ter passado longe do Brasil, acabou servindo de inspiração para o nosso Gol G6. Na Europa, o CrossPolo continuava em linha, mas agora com faróis mais afilados e uma grade também mais estreita, como mandava a linguagem de design da marca alemã na época. Apesar da transição geracional, a receita era a mesma do começo dos anos 2000: suspensão mais alta, detalhes prateados nos para-choque que emulavam um skid plate, molduras nos para-lamas e rack de teto e retrovisores prateados.
Já a gama de motorizações era mais diversa e passava a incluir motores 1.2 de 70 cv e 1.4 de 85 cv, ambos aspirados, mas que ganhavam ainda a companhia do turbinado 1.2 TSI de 105 cv com direito a câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas. Já as versões turbodiesel eram ofertadas com opções 1.2 TDI e 1.6 TDI, que variavam de 75 cv a 105 cv com o passar dos anos.
Novo Volkswagen Tera, o futuro
Com produção localizada na fábrica da Volkwagen em Taubaté (SP), o Tera se mostra como uma evolução do que antigamente era chamado de “hatch aventureiro”, já que não será apenas uma versão mais “robusta” do Polo, uma vez que terá design próprio e carroceria mais encorpada. Do Polo mesmo, apenas a plataforma MQB-A0, não à toa era conhecido até então como A0-SUV ou SUV do Gol.
O Tera também vai inaugurar no Brasil a nova identidade visual da marca, com faróis mais afilados e grade menor, enquanto o para-choque será mais protagonista, dando maior robustez e volume ao modelo. A expectativa é que o interior traga um painel de instrumentos de oito polegadas e uma multimídia com VW Play de 10,1 polegadas, algo já visto em outros carros da marca.
Debaixo do capô deverá o motor 170 TSI, que nada mais é do que o 1.0 turbo flex calibrado para render até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. É a calibração usada atualmente no Polo. A transmissão, por sua vez, não deverá ter grandes novidades, pois é esperado o conhecido câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Vale lembrar que o porto do novo SUV compacto ficará posicionado abaixo do Nivus. A produção do novo Volkswagen Tera começará em maio, com lançamento previsto ainda no primeiro semestre para brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian.
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