VW, Chevrolet e Fiat podem recorrer à China para enfrentar marcas chinesas

Tradicionais fabricantes do mercado brasileiro buscam se reinventar para duelar com fabricantes asiáticas

LF
Por
10.07.2024 às 18:26
Tradicionais fabricantes do mercado brasileiro buscam se reinventar para duelar com fabricantes asiáticas

A chegada das chinesas GWM e BYD abalou o mercado brasileiro, principalmente pelo preço competitivo de seus modelos. Dessa maneira, ambas ganharam uma fatia importante do público que buscava veículos híbridos ou elétricos.

Com esse impacto, as marcas tradicionais do nosso mercadas estão sendo obrigadas a arrumar soluções que podem vir justamente do país asiático através de parcerias ou projetos desenvolvidos por lá.

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Um desses exemplos é o VW Tayron, SUV também conhecido como Tiguan chinês. O modelo será produzido na fábrica da marca localizada na Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

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O Tayron será vendido no Brasil para competir com a nova geração do Jeep Compass, além de BYD Song Plus e GWM Haval H6. Conforme apuração da Mobiauto, fontes ligadas a marca revelaram que as peças do Tayron já foram encomendadas pela Volkswagen do Brasil.

Para fazer frente aos híbridos chineses, o VW deverá contar com uma motorização chamada 1.5 TSI Evo2, uma evolução do 1.5 TSI nunca vendido por aqui, o motor entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, porém há compatibilidade com sistema elétrico para torná-lo híbrido.

Partindo para a Fiat, a alternativa será diferente, e na verdade não é uma estratégia apenas da fabricante italiana, mas sim da Stellantis. Estamos falando da chegada da Leapmotors, fabricante chinesa pertencente ao grupo.

A “Fiat chinesa” chegará oficialmente no Brasil até o final do ano como parte de uma estratégia de expansão da marca, que planeja estar presente até dezembro nos mercados europeus, Índia e Ásia-Pacífico, Oriente Médio, África e América do Sul.

A marca inclusive já registrou um modelo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), trata-se do C10, um SUV que possui versões de cinco e sete lugares, além de utilizar motorização elétrica ou hibrida plug-in. Na China, o C10 tem sete configurações diferentes que variam entre R$ 95.143 e R$ 116.398 (valores convertidos diretamente sem adição de impostos).

Em termos de porte, o Leapmotors C10 contém as seguintes dimensões: 4.739 mm de comprimento, 1.900 mm de largura, 1.680 mm de altura e 2.825 de entre-eixos .Um destaque está no porta-malas do SUV que na versão de cinco lugares possui 835 litros. Para saber mais sobre o modelo registrado no Brasil, acesse aqui.

Outro modelo que também desembarcará no Brasil é o T03, mas com o foco totalmente diferente, pois estamos falando de um hatch subcompacto que chegaria ao país para brigar com o BYD Dolphin Mini e GMW Ora 03.

A Chevrolet também poderá entrar na dança e importar modelos chineses. A marca tem um trunfo para isso, uma vez que possui parcerias com as marcas estamos falando das marcas SAIC e Wulling. Vale lembrar que o atual Chevrolet Onix também foi desenvolvido na China.

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