VW confirma produção de novo motor 1.5 TSI híbrido flex no Brasil
Motor 1.5 TSI Evo2 flex, projeto antecipado pela Mobiauto em setembro, sairá do papel em breve para substituir o 1.4 TSI na fábrica de São Carlos (SP)
A Volkswagen confirmou a produção do novo motor 1.5 TSI Evo 2 híbrido flex em São Carlos (SP), sua fábrica de motores no Brasil. A Mobiauto havia antecipado com exclusividade em primeira mão essa notícia em 5 de setembro deste ano.
Dentro do novo plano de investimentos de R$ 5,4 bilhões da Volkswagen para o Brasil até 2028, que envolveu uma negociação simultânea com os sindicatos de metalúrgicos de suas quatro fábricas no País – São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (PR), além de São Carlos –, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Taubaté confirmou a produção do novo motor.
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Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté aprova acordo com a VW para produção local do motor 1.5 TSI Evo2 (Divulgação/SMSCI)
“Para a planta de São Carlos, o investimento negociado para a produção do motor 1.5 híbrido flex Evo2 e o credenciamento para fabricação de componentes do motor híbrido garantirão o futuro da fábrica, pois o Motor EA211 atual tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes”, diz o comunicado da instituição.
A notícia segue à risca o que a Mobiauto havia noticiado dois meses atrás: o atual motor 1.4 TSI, um projeto do começo dos anos 2010, não atenderia aos critérios do Proconve L8, nova legislação brasileiras de emissões veiculares que entra em vigor em 2025.
Nossa reportagem entende que a produção do motor deve começar em 2026. O maquinário para montagem nacional do novo motor 1.5 TSI Evo2 será instalado em duas etapas em São Carlos, uma em 2025 e outra no começo de 26.
Protótipo do VW Taos 1.5 TSI Evo2 em testes no Brasil (Autoo)
Recentemente um protótipo do SUV
compacto-médio Taos foi flagrado em testes sem mudanças visuais. Trazia no cofre esse motor, porém ainda sem eletrificação. A preparação para eletrificação, tanto dessa
usina quanto da 1.0 TSI, ficará para 2026.
O acordo com o sindicato prevê a manutenção
do atual número de funcionários trabalhando em São Carlos, hoje estimado em
820. No entanto, a assembleia aprovou um PDV (Plano de Demissão Voluntária) a
partir de 21 de novembro, o que deve significar a substituição de colaboradores
mais antigos no processo.
O motor 1.0 TSI seguirá em produção e também deve passar por preparação para ser eletrificado no futuro.
O que muda do motor 1.5 TSI Evo2 para o 1.4 TSI
Motor 1.5 TSI Evo2 (Divulgação/Volkswagen)
Também pertencente à família EA211, o motor VW 1.5 TSI Evo2 representa uma segunda evolução do atual motor 1.4 TSI que equipa Virtus, T-Cross e Taos no mercado brasileiro. Apesar de preservar o mesmo bloco e compartilhar diversos componentes, como bloco de alumínio, turbo e injeção direta de combustível, ele tem o deslocamento aumentado para perto de 1,5 litro.
Os picos de potência e torque são os mesmos, 150 cv e 25,5 kgfm, porém com menos esforço e consumo de combustível. Em relação ao atual 1.4 TSI, ele traz melhorias como turbo de geometria variável, pressão da injeção aumentada de 200 para 350 atmosferas e um sistema de gerenciamento ativo de cilindros chamado ACTPlus.
Detalhes do motor 1.5 TSI Evo2 (Divulgação/Volkswagen)
Este desativa dois cilindros a cargas baixas ou médias de potência e torque, a fim de economizar combustível (similar ao que é usado pela nova Chevrolet Silverado). Traz, ainda, catalisador de três vias e filtro de partículas do combustível realocado para perto do motor, em um módulo unificado de controle de emissões.
Além disso, o motor 1.5 TSI Evo2 atua em ciclo Miller, por isso já está preparado para a eletrificação. Aliado a um ou até dois motores elétricos de tração, em variante híbrida plug-in, sua potência combinada pode chegar a 272 cv.
Além do motor 1.5 TSI Evo2 com produção nacional e preparado para ser híbrido flex, a Volkswagen já confirmou outros três projetos dentro de seu plano de investimentos de R$ 5,4 bilhões no Brasil até 2028, conforme já contamos neste artigo e neste outro: a produção de dois modelos híbridos na planta do ABC Paulista a partir de 2027; de uma picape compacta-média no complexo paranaense (com provável lançamento em 2026); do projeto A0 SUV, em Taubaté, já em 2025.