VW Polo Track será um Golzão e chega no começo de 2023 por R$ 80.000

Novo carro de entrada da marca no Brasil tem plataforma mais moderna que a do velho Gol, mas o estilo e a simplicidade lembram muito o antecessor

LF
Por
11.11.2022 às 09:00 • Atualizado em 29.05.2024
Novo carro de entrada da marca no Brasil tem plataforma mais moderna que a do velho Gol, mas o estilo e a simplicidade lembram muito o antecessor

A Volkswagen fará na manhã desta sexta-feira (11) dois anúncios importantes. O primeiro é a confirmação do Gol Last Edition, série de despedida do carro mais vendido na História da indústria automobilística brasileira. A Mobiauto teve acesso em primeira mão às primeiras imagens oficiais do modelo.

O segundo será a revelação do Polo Track, seu substituto. Nossa reportagem também teve acesso antecipado à primeira fotografia oficial do modelo, cuja existência, aliás, também foi adiantada em furo mundial de nosso site em setembro de 2020.

Publicidade

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Como dissemos, o Polo Track terá a missão de ocupar, em uma só tacada, as posições de Gol, Fox e Up! nos mercados brasileiro e latino-americano. Seu fabrico será em Taubaté (SP) e o SOP (início da produção em série, na tradução livre da sigla em inglês) está marcado para janeiro de 2023. A chegada às lojas está prevista para o primeiro trimestre.

Anuncie seu carro na Mobiauto

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Se o Novo Polo MPi 2023 custa R$ 82.990, o Polo Track será posicionado ligeiramente abaixo, em R$ 79.990. Sua maior vantagem em relação ao Gol é ser construído a partir da plataforma MQB A0, com maior rigidez estrutural e segurança.

A legenda na placa deixa claro que ele terá sob o capô o mesmo propulsor 1.0 três-cilindros 12V aspirado flex da família EA211, que rende 77 cv de potência com gasolina e 84 cv com etanol, sendo 9,6 e 10,3 kgfm de torque, respectivamente. O câmbio será sempre manual de cinco marchas, a famosa caixa MQ200 da Volkswagen.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Os faróis serão diferentes do antigo Polo e também do hatch renovado na linha 2023, mas seguirão halógenos. Tanto a grade quanto o recorte do para-choque dianteiro são maiores e conferem aspecto mais robusto que os do novo Polo, incluindo divisórias estilo colmeia.

Já a traseira é praticamente idêntica à do Polo renovado na linha 2023, incluindo lanternas escurecidas e para-choque redesenhado, porém com a inscrição Track no lugar de Polo no centro da tampa do porta-malas. 

Leia também: Exclusivo: VW Gol Last Edition, vazam as primeiras fotos oficiais

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Assim, o Polo Track não substitui o Gol apenas no posicionamento de mercado, mas também em estilo. As rodas são de aço com calotas aro 15. A imagem revelada exibe calotas escurecidas e tanto maçanetas quanto capas dos retrovisores externos na cor da carroceria, mas pode haver uma configuração ainda mais básica com tais peças em preto fosco.

Por dentro, o Polo Track traz basicamente o painel do antigo Polo levemente reestilizado, incluindo volante renovado, quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital monocromático e 3,5" ao centro, rádio com Bluetooth e MP3, manopla de câmbio do Gol (sem acabamento brilhante), bancos em tecido e outras soluções de baixo custo.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Apesar da simplicidade, o Polo Track virá de série com itens como travas e vidros elétricos, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, quatro airbags, ar-condicionado manual e banco do motorista com regulagem de altura.

O Polo Track já está em fase de pré-venda, mas a chegada efetiva às concessionárias deve acontecer até o fim do primeiro trimestre do ano que vem.

Você também pode se interessar por:

Avaliação: por que VW Taos não faz o sucesso de Compass e Corolla Cross?
Avaliação: novo VW Polo TSI abre mão da potência para ser mais econômico
VW Polo 2023: os itens que o hatch perdeu para ficar mais barato
VW Gol Last Edition terá pintura de Nivus e traseira do GT Concept  

Publicidade
Outras notícias
Publicidade