VW T-Cross picape: conheça o projeto que dá pistas da futura Tarok

Conceito traz base e componentes que serão compartilhados com futura picape

Vinicius Moreira
Por
24.09.2024 às 14:46

Um conceito de picape com base no Volkswagen Taigun foi revelado pela Skoda Auto Volkswagen Índia Private Limited. Para quem não ligou os fatos, o VW T-Cross é vendido como Taigun na Índia e a Skoda é uma subsidiária da montadora alemã. O projeto, apesar de um protótipo, mostra um pouco do que será a futura picape intermediária da VW, até aqui conhecida como Tarok.

Vale lembrar que o conceito foi produzido por estudantes da iniciativa da montadora na Índia. Para idealizar a picape, peças do VW T-Cross e do Virtus foram utilizadas, além do uso de impressora 3D para outros componentes.

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Outra semelhança é que assim como VW Polo, T-Cross, Nivus e Virtus, a picape também foi construída sobre a plataforma MQB-A0. A VW já revelou que sua futura picape será produzida justamente nessa base em São José dos Pinhais (PR), onde é fabricado o T-Cross.

Embora seja apenas um conceito, tem traços no projeto que veremos em nossa picape intermediária. Altura mais elevada do solo, novos acabamentos nas caixas de roda e pneus para todo terreno.

Sobre o lançamento da Tarok no Brasil, a Mobiauto trouxe com exclusividade quais são os planos da montadora alemã para picape.

Entre as novidades que podemos adiantar está um diferencial em relação a Saveiro: capacidade de carga. Conforme apurado pela Mobiauto, a Tarok feixe de molas no eixo traseiro, o que já adianta um reforço importante para levar peso na caçamba. A Strada já tem esse sistema e a ideia da VW é justamente superar os 720 kg de carga que a picape compacta pode levar.

Outra apuração da Mobiauto foi de que a Tarok será a “nova geração” da Saveiro. Claro que o nome Tarok ainda não está definido, assim como o trem de força da picape.

Entre as opções de motorização disponíveis para a picape estão o 1.0 três cilindros 200 TSI e o 1.4 250 TSI, ambos equipam as versões mais de entrada e de topo do SUV, respectivamente. Também há a possibilidade da picape receber o 1.5 TSI Evo2, uma evolução do power train alemão e que será produzido na unidade fabril de São Carlos (SP).

Projeção: Kleber Silva/KdesignAG

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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