VW Tarok: como lançamentos da marca antecipam visual da picape

VW A0 SUV, Amarok e Taos mostraram o que podemos esperar dos próximos modelos da marca alemã

Vinicius Moreira
Por
14.09.2024 às 22:39

Há pouco, a Volkswagen deu uma pequena amostra do que talvez seja seu lançamento mais importante em 2025, o A0 SUV, que ainda não tem nome (só sabemos que terá até cinco letras). O pouco que se pode ver do compacto mostra a nova linguagem visual da marca alemã, que poderemos ver em outros lançamentos futuros, como a Volkswagen Tarok.

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Exemplo disso é a reestilização da Volkswagen Amarok. Com mudanças, principalmente dianteira, a picape média trouxe um facelifit com cara da última atualização da Vokswagen Saveiro.

 

A barra de LED iluminada na grade é um dos itens que ajuda a diferenciar. Mas o formato da grade separada dos faróis de neblina em peça na vertical é uma tendência que foi replicada em outros modelos como VW T-Cross em sua renovação. O filete cromado na grade entre os faróis é outra solução já presente na Saveiro.

O mais recente é o lançamento do renovado VW Taos para o mercado dos Estados Unidos. No entanto, o visual tem grandes chances de ser o mesmo para o Brasil, que recebe o SUV médio importado da Argentina.

Basta olhar para o novo Taos 2025 para ter uma ideia do que o AO SUV, que ficou conhecido como SUV do VW Gol, poderá trazer.

Nos faróis, o Taos 2025 traz do centro para extremidade um formato mais afilado até ganhar maiores proporções. A grade por sinal também está mais fina, dando mais espaço a peça do para-choque, mas continua a ter barra de LED ligando os faróis. Com isso, a estrutura em prata no para-choque encaixa nas entradas de ar em preto brilhante.

Na traseira a mudança é maior. Agora, o Taos 2025 tem lanternas inteiriças com guia de LED ligando as peças. O AO SUV terá apenas uma barra preta ligando as duas pontas, como do Nivus e o VW T-Cross antes da atualização. No entanto, preste atenção no formato da lanterna e verá que a diferença fica por conta do arranjo interno no jogo de luzes.

Todos esses elementos citados nos SUVs devem fazer parte do visual da Tarok, obviamente com soluções diferentes para a categoria. Quando foi apresentada como conceito, a Tarok já tinha friso iluminado na dianteira e lanternas em LED interligadas. Agora resta esperar pelo lançamento.

Quando chega a VW Tarok?

Posicionada como picape intermediária, rival de Fiat Toro e Chevrolet Montana, a VW Tarok também deve ser a sucessora da Saveiro, como revelado pela Mobiauto neste outro artigo.

Vale lembrar também que o nome da picape ainda não está confirmado como Tarok, pois internamente o projeto é chamado de Udara. A certeza é de que ela será fabricada em São José dos Pinhais (PR), onde também é produzido o VW T-Cross, que será irmão de plataforma MQB A0.

Mas não espere que a nova picape da VW chega antes de 2026. Como confirmado pela Mobiauto, a previsão é de que a Tarok chegue ao mercado somente em 2027.

Quando falamos de motorização, existem três opções para a picape: os já conhecidos 1.0 TSI e o 1.4 TSI ou se a Tarok virá com o 1.5 TSI Evo2, o qual será produzido em São Carlos (SP), na unidade da montadora responsável por produzir motores.

No 1.5 TSI Evo2, a picape poderá ter um conjunto híbrido e ofertar os mesmos 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, mas com uma emissão de poluentes menor, que será cobrada nas próximas fases do Proconve.

 Projeção/reprodução: KDesignAg

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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