VW Touareg V6 com “síndrome de Troller” vira rei do 4x4

Quase sem mexer na mecânica, SUV mais luxuoso vendido pela VW no Brasil perde a pompa e cai na lama para provar que é pau para toda obra

Renan Bandeira
Por
21.12.2021 às 12:09 • Atualizado em 29.05.2024

Os brasileiros são amantes de off-road e podemos provar. Além de colocar na terra picapes e jipes mais brutos, nossos compatriotas preparam veículos comuns para enfrentar os piores terrenos fora de estrada.

A Mobiauto já contou a história do Maverick V8 que virou um monstro 4x4 e, agora, conheceu o “Touareg de trilha”, como é chamado pelo seu dono e entusiasta, Eduardo Filho, de Guaíba (RS). 

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O nome já entrega o que é o projeto. Filho comprou seu Touareg V6 ano/modelo 2009 há nove meses para a difícil missão de ser o sucessor de seus antigos Troller T4 2011 e Suzuki Vitara 1.6 2001 nas trilhas. E não se arrependeu.

Segundo o proprietário, o Touareg é o “jipe” que menos dá manutenção. “Tive Troller, Vitara e todos iam para a oficina depois da trilha. Nele [Touareg], eu volto da trilha a 120 km/h [na estrada, dentro da velocidade via], ouvindo CD do Gusttavo Lima e com o ar-condicionado estalando”, conta orgulhoso.

Eduardo procurava um veículo bom para passeio e que desse conta dos desafios. Daí surgiu o projeto. 

“Acompanhando os fóruns gringos de off-road, eu vi que ele [Touareg] seria uma boa opção. Me atenderia para passeios e trilhas médias e seria um veículo robusto, um carro diferente da fama de bomba”, esclareceu sobre a escolha.

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O Touareg foi vendido no Brasil entre 2004 e 2019, sempre como o maior SUV da VW por aqui. Sua aptidão off-road não havia sido confirmada até então, mas nas mãos de Eduardo o veículo se mostrou uma boa opção para quem gosta de rodar em todos os terrenos.

Tanto que ele não fez nenhum tipo de modificação no motor V6 3.6 a gasolina de 280 cv e 36,7 kgfm e tração 4x4 com reduzida e bloqueio, mantendo até o câmbio automático de seis marchas. Eduardo conta que usa sempre peças originais para garantir o melhor funcionamento do veículo.

A sacada de usar o Touareg na trilha saiu melhor que encomenda. Além de não dar tanta manutenção, o dono do veículo afirma que o propulsor forte enfrenta bem os obstáculos. 

“O motor sobra. A única coisa que eu faço para rodar em trilha é desligar o controle de tração para liberar tudo que tem de motor na hora que eu precisar”, resume.

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Como se vê pelas imagens, o projeto não exigiu tantas modificações. Com motor, câmbio e tração originais, o proprietário fez pequenas alterações para o veículo superar os obstáculos.

A suspensão ganhou prolongadores nos amortecedores para crescer mais duas polegadas (cerca de 5,1 cm), buchas de poliuretano (PU) na dianteira, que aguentam mais o tranco e alargadores no eixos, para as rodas não baterem na parte interna da caixa de roda. Já os pneus são do tipo todo terreno.

A última modificação é o snorkel, feito em casa e instalado recentemente no carro. No entanto, está em fase de desenvolvimento e ainda não foi finalizado.

Todas as mudanças são feitas por Eduardo e seus amigos mecânicos, que topam as maluquices. Inclusive, segundo ele, os próximos passos serão a troca da roda de 17 polegadas por uma de 15, com pneus maiores, de 33 polegadas, e a fabricação de uma nova suspensão especial para o SUV. 

Um guincho embutido no para-choque é outro desejo do entusiasta.

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De acordo com Filho, seu instinto fora de estrada vem de outras gerações. “Minha família toda faz trilha. Meu pai é trilheiro desde os anos 90”, diz. A afinidade é tanta que o entusiasta teve jipes e picapes de trilha a vida toda, ficando apenas nove meses sem um desses na garagem. Foi o tempo que levou para comprar o Touareg.

Ele não soube informar o investimento total do projeto, mas estima que gastou R$ 9 mil em manutenção e preparação. Na época em que foi adquirido, março de 2021, o modelo tinha preço médio de R$ 46 mil na Tabela Fipe, o que daria um total aproximado de R$ 55 mil.

Mas, para o proprietário, a sensação de estar na lama com o brinquedão não tem preço. Segundo ele, a parte mais legal é que “em trilhas com mais jipes, a galera não entende nada”. Afinal, ninguém espera por um SUV no meio da lama. 

Ele ainda afirma que, mesmo pensando em outras alterações, está feliz com o projeto. Principalmente porque “ele [Touareg] vai onde qualquer outro Jeep vai.”

Imagens: Eduardo Filho / Touareg de trilha

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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