VW Virtus 2023 terá 5 versões sempre acima de R$ 100.000. Veja preços

Sedan se distanciou do Polo com identidade própria, mais itens de série e três opções de motores, preservando a configuração 200 TSI

Renan Rodrigues
Por
03.02.2023 às 01:00 • Atualizado em 29.05.2024

 Três meses após apresentar o novo Polo, a Volkswagen finalmente revelou o Virtus 2023 para o mercado brasileiro. O sedan foi revelado na Argentina e chega às lojas brasileiras em março, em cinco versões, com preços entre R$ 103.990 e R$ 144.990. 

São três as principais novidades na gama de versões do novo Virtus. A opção de entrada, TSI, pode ser manual ou automática, e aproveita o motor 1.0 turbo flex de três cilindros recentemente estreado pelo Polo 2023, que rende 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm com qualquer combustível.

Publicidade

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Talvez você também se interesse:

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Já a versão topo de linha, Exclusive, será a única com motor 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Sempre automática, ela substitui diretamente a antiga versão GTS, agora restrita apenas ao Polo, mas chegará às concessionárias um pouco depois das demais.

Porém, diferentemente do Polo, o Virtus 2023 continua a oferecer a motorização 200 TSI automática, de 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque, nas versões intermediárias Comfortline e Highline.

VW Virtus 2023 - Versões e preços:

  • VW Virtus 170 TSI MT 2023 - R$ 103.990
  • VW Virtus 170 TSI AT 2023 - R$ 112.990
  • VW Virtus Comfortline 200 TSI 2023 - R$ 121.990
  • VW Virtus Highline 200 TSI 2023 - R$ 130.030
  • VW Virtus Exclusive 250 TSI 2023 - R$ 144.990

Visual exclusivo 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Em maio de 2021, a Mobiauto publicou que o VW Virtus reestilizado teria visual distinto do Polo, com grade exclusiva e faróis com desenho próximo ao do Nivus. Erramos a projeção da grade, mas acertamos em cheio que seu visual seria próprio e o desenho do conjunto óptico dianteiro.

Após este flagra que publicamos em primeira mão em março de 2022, comprovou-se que o sedan passará a ter as mesmas linhas do recém-lançado Virtus indiano, que depois também foi lançado no México. 

Além do para-choque e do sistema de iluminação modificados, o Virtus 2023 ganhou uma mudança na estamparia do capô, que ficou um pouco mais alto e com novos vincos.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Além do apelo estético, mais próximo do que se espera de um sedan e distante do Polo, o novo Virtus ficou maior. São 7,9 cm a mais de comprimento, graças aos novos para-choques, sendo que 6,9 cm vieram na dianteira e os demais 1 cm, no desenho do pára-choque traseiro. Lateralmente, há apenas novos desenhos de rodas.

Na traseira, as mudanças são sutis, reservadas ao para-choque e ao arranjo interno das lanternas, que passarão a ter LEDs e máscaras negras.

Tentativa de refino

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O interior também passou por um banho de loja. Os bancos ganharam novos acabamentos, enquanto a peça central do painel agora é revestida de vinil (couro sintético). As portas ganharam revestimento de tecido, enquanto os passageiros do banco traseiro passaram a contar com duas portas USB do tipo C para recarga de celulares.

Mais seguro

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Todas as versões do Virtus ganharam airbags de cortina, saindo das quatro bolsas de ar para seis. Curiosamente, isso não aconteceu com o Polo. O sedan também recebeu controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência, ambos presentes em todas as versões com câmbio automático e ausentes no irmão hatch. 

Três motores

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Para chegar ao preço mais baixo nas versões de entrada e suprir a ausência do 1.6, a Volkswagen apelou para o antigo conjunto do Up!, recalibrado e com possibilidade de conexão com o câmbio automático de seis marchas.

Chamado apenas de TSI, o conjunto estreou no Polo 2023 e entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque com etanol, sendo 109 cv com gasolina. Na versão manual, o câmbio é o famoso MQ200 de cinco marchas. Na automática, a caixa é a AQ160, mais simples do que a AQ200 das versões 200 TSI.

Falando na 200 TSI, as versões Comfortline e Highline, que mantêm essa calibração do motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com injeção direta de combustível e 12 válvulas, são sempre automáticas e rendem 116/128 cv (G/E), sendo 20,4 kgfm (qualquer combustível). 

Por fim, a Exclusive é equipada com o já conhecido propulsor 250 TSI, um 1.4 também turbo flex com injeção direta e quatro válvulas por cilindro, formando 16V, rendendo 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio é o automático de seis marchas AQ250.

VW Virtus 2023 - Principais itens de série


VW Virtus 170 TSI MT 2023 - R$ 103.990

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

  • Alarme
  • Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TC)
  • Direção elétrica progressiva
  • Travas elétricas
  • Vidros elétricos
  • Retrovisores externos elétricos com tilt-down à direita
  • Ar-condicionado manual
  • Quadro de instrumentos digital de 8 polegadas
  • Central multimídia Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay via cabo
  • Sistema de som com quatro alto-falantes
  • Carregador de celular por indução
  • Controle de cruzeiro
  • Faróis e lanternas de LED
  • Volante multifuncional com ajuste de altura
  • Rodas de liga leve aro 15
  • Controle de pressão dos pneus
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Frenagem automática pós-colisão

VW Virtus 170 TSI AT 2023 - R$ 112.990

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

  • Itens da versão anterior mais:
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Frenagem autônoma de emergência (AEB)
  • Start-stop
  • Volante revestido em couro com shift paddles
  • Descansa-braço dianteiro central
  • Duplo difusor para saída de ar traseira
  • Duas portas USB-C na traseira

VW Virtus Comfortline 200 TSI 2023 - R$ 121.990

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

  • Itens da versão anterior mais:
  • Faróis de neblina de LED
  • Freios traseiros a disco
  • Chave com sensor presencial
  • Partida do motor por botão
  • Ar-condicionado digital Climatronic Touch
  • Câmera de ré
  • Sistema de som com seis alto-falantes
  • Rodas de liga leve aro 16

Opcional (R$ 1.200): central multimídia VW Play de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio

VW Virtus Highline 200 TSI 2023 - R$ 130.030

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

  • Itens da versão anterior mais:
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Função frenagem de manobra
  • Painel com faixa revestida em vinil (couro sintético)
  • Quadro de instrumentos digital Active Info Display de 10,1 polegadas
  • Sensores de estacionamento dianteiros
  • Sensor crepuscular
  • Sensor de chuva
  • Central multimídia VW Play de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Detector de fadiga
  • Rodas de liga leve aro 17
  • Três primeiras revisões gratuitas 

VW Virtus Exclusive 250 TSI 2023 - R$ 144.990

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

  • Acabamento externo e interno exclusivos
  • Spoiler traseiro
  • Seletor de modos de condução
  • Rodas de liga leve aro 18

O VW Virtus 2023 será oferecido em cinco opções de cores: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal, e as metálicas Cinza Platinum, Prata Sirius e Azul Biscay.

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade