VW Virtus 2023 terá 5 versões sempre acima de R$ 100.000. Veja preços
Sedan se distanciou do Polo com identidade própria, mais itens de série e três opções de motores, preservando a configuração 200 TSI
Três meses após apresentar o novo Polo, a Volkswagen finalmente revelou o Virtus 2023 para o mercado brasileiro. O sedan foi revelado na Argentina e chega às lojas brasileiras em março, em cinco versões, com preços entre R$ 103.990 e R$ 144.990.
São três as principais novidades na gama de versões do novo Virtus. A opção de entrada, TSI, pode ser manual ou automática, e aproveita o motor 1.0 turbo flex de três cilindros recentemente estreado pelo Polo 2023, que rende 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm com qualquer combustível.
Talvez você também se interesse:
- VW Golf raiz terá último respiro em 2024 e se entregará ao mundo dos elétricos
- Avaliação: Volkswagen Jetta GLI é único, mas praticamente indisponível
- Flagra: nova Golf Variant eTSI vem ao Brasil a serviço da VW e da Audi
Já a versão topo de linha, Exclusive, será a única com motor 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Sempre automática, ela substitui diretamente a antiga versão GTS, agora restrita apenas ao Polo, mas chegará às concessionárias um pouco depois das demais.
Porém, diferentemente do Polo, o Virtus 2023 continua a oferecer a motorização 200 TSI automática, de 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque, nas versões intermediárias Comfortline e Highline.
VW Virtus 2023 - Versões e preços:
- VW Virtus 170 TSI MT 2023 - R$ 103.990
- VW Virtus 170 TSI AT 2023 - R$ 112.990
- VW Virtus Comfortline 200 TSI 2023 - R$ 121.990
- VW Virtus Highline 200 TSI 2023 - R$ 130.030
- VW Virtus Exclusive 250 TSI 2023 - R$ 144.990
Visual exclusivo
Em maio de 2021, a Mobiauto publicou que o VW Virtus reestilizado teria visual distinto do Polo, com grade exclusiva e faróis com desenho próximo ao do Nivus. Erramos a projeção da grade, mas acertamos em cheio que seu visual seria próprio e o desenho do conjunto óptico dianteiro.
Após este flagra que publicamos em primeira mão em março de 2022, comprovou-se que o sedan passará a ter as mesmas linhas do recém-lançado Virtus indiano, que depois também foi lançado no México.
Além do para-choque e do sistema de iluminação modificados, o Virtus 2023 ganhou uma mudança na estamparia do capô, que ficou um pouco mais alto e com novos vincos.
Além do apelo estético, mais próximo do que se espera de um sedan e distante do Polo, o novo Virtus ficou maior. São 7,9 cm a mais de comprimento, graças aos novos para-choques, sendo que 6,9 cm vieram na dianteira e os demais 1 cm, no desenho do pára-choque traseiro. Lateralmente, há apenas novos desenhos de rodas.
Na traseira, as mudanças são sutis, reservadas ao para-choque e ao arranjo interno das lanternas, que passarão a ter LEDs e máscaras negras.
Tentativa de refino
O interior também passou por um banho de loja. Os bancos ganharam novos acabamentos, enquanto a peça central do painel agora é revestida de vinil (couro sintético). As portas ganharam revestimento de tecido, enquanto os passageiros do banco traseiro passaram a contar com duas portas USB do tipo C para recarga de celulares.
Mais seguro
Todas as versões do Virtus ganharam airbags de cortina, saindo das quatro bolsas de ar para seis. Curiosamente, isso não aconteceu com o Polo. O sedan também recebeu controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência, ambos presentes em todas as versões com câmbio automático e ausentes no irmão hatch.
Três motores
Para chegar ao preço mais baixo nas versões de entrada e suprir a ausência do 1.6, a Volkswagen apelou para o antigo conjunto do Up!, recalibrado e com possibilidade de conexão com o câmbio automático de seis marchas.
Chamado apenas de TSI, o conjunto estreou no Polo 2023 e entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque com etanol, sendo 109 cv com gasolina. Na versão manual, o câmbio é o famoso MQ200 de cinco marchas. Na automática, a caixa é a AQ160, mais simples do que a AQ200 das versões 200 TSI.
Falando na 200 TSI, as versões Comfortline e Highline, que mantêm essa calibração do motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com injeção direta de combustível e 12 válvulas, são sempre automáticas e rendem 116/128 cv (G/E), sendo 20,4 kgfm (qualquer combustível).
Por fim, a Exclusive é equipada com o já conhecido propulsor 250 TSI, um 1.4 também turbo flex com injeção direta e quatro válvulas por cilindro, formando 16V, rendendo 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio é o automático de seis marchas AQ250.
VW Virtus 2023 - Principais itens de série
VW Virtus 170 TSI MT 2023 - R$ 103.990
- Alarme
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TC)
- Direção elétrica progressiva
- Travas elétricas
- Vidros elétricos
- Retrovisores externos elétricos com tilt-down à direita
- Ar-condicionado manual
- Quadro de instrumentos digital de 8 polegadas
- Central multimídia Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay via cabo
- Sistema de som com quatro alto-falantes
- Carregador de celular por indução
- Controle de cruzeiro
- Faróis e lanternas de LED
- Volante multifuncional com ajuste de altura
- Rodas de liga leve aro 15
- Controle de pressão dos pneus
- Sensores de estacionamento traseiros
- Frenagem automática pós-colisão
VW Virtus 170 TSI AT 2023 - R$ 112.990
- Itens da versão anterior mais:
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Frenagem autônoma de emergência (AEB)
- Start-stop
- Volante revestido em couro com shift paddles
- Descansa-braço dianteiro central
- Duplo difusor para saída de ar traseira
- Duas portas USB-C na traseira
VW Virtus Comfortline 200 TSI 2023 - R$ 121.990
- Itens da versão anterior mais:
- Faróis de neblina de LED
- Freios traseiros a disco
- Chave com sensor presencial
- Partida do motor por botão
- Ar-condicionado digital Climatronic Touch
- Câmera de ré
- Sistema de som com seis alto-falantes
- Rodas de liga leve aro 16
Opcional (R$ 1.200): central multimídia VW Play de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
VW Virtus Highline 200 TSI 2023 - R$ 130.030
- Itens da versão anterior mais:
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico
- Função frenagem de manobra
- Painel com faixa revestida em vinil (couro sintético)
- Quadro de instrumentos digital Active Info Display de 10,1 polegadas
- Sensores de estacionamento dianteiros
- Sensor crepuscular
- Sensor de chuva
- Central multimídia VW Play de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Detector de fadiga
- Rodas de liga leve aro 17
- Três primeiras revisões gratuitas
VW Virtus Exclusive 250 TSI 2023 - R$ 144.990
- Acabamento externo e interno exclusivos
- Spoiler traseiro
- Seletor de modos de condução
- Rodas de liga leve aro 18
O VW Virtus 2023 será oferecido em cinco opções de cores: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal, e as metálicas Cinza Platinum, Prata Sirius e Azul Biscay.