Fiat Toro 2024 terá 4x4 flex do Renegade para se descolar da Rampage
A Fiat Toro terá uma importante novidade para a linha 2024: trocará a motorização 2.0 turbo diesel 4x4 da maioria de suas versões pela usina 1.3 turbo flex 4x4, à exemplo do que a Jeep fez com o Renegade anos atrás.
A ideia da marca com a movimentação é justamente abrir mais espaço para a Ram Rampage 2024, e também reposicionar a Fiat Toro 2024 dentro da gama de opções da Stellantis, que ainda terá a Fiat Titano 2024 neste ano. A informação foi publicada em primeira mão pelos colegas do site Autos Segredos, e apenas a configuração Ranch será mantida com motor turbo diesel.
A receita é a mesma aplicada no Jeep Renegade. Vale lembrar que o SUV da Jeep e a picape da Fiat são construídos no mesmo complexo, em Goiana (PE), e sobre a mesma plataforma Small Wide 4x4.
Você pode se interessar por:
- Fiat Titano: nome da nova picape média da marca está confirmado
- Fiat Pulse Turbo tem campanha para corrigir falha na bomba de óleo
- Fiat Toro 2023 fica até R$ 4.500 mais cara. Veja versões, preços e itens
- Avaliação: Ram Rampage R/T é foguete que a Fiat Toro queria ter sido
O motor T270, um 1.3 turbo flex de 180/185 (G/E) cv de potência e 27,5 kgfm de torque, independentemente do combustível utilizado, também é o mesmo para os dois modelos. Agora a Fiat Toro vai usá-lo em dois tipos de aplicação.
As versões de entrada Endurance e Freedom serão equipadas com motor T270 e câmbio automático de seis marchas, com tração 4x2. Já as opções Volcano e Ultra terão o mesmo 1.3 turbo flex aliado a caixa automática de nove marchas da ZF, e tração 4x4.
A tração trabalha da mesma forma que vemos nas variantes a diesel, com a primeira marcha funcionando como uma reduzida. A expectativa é que a picape receba sistema de bloqueio do diferencial traseiro na atualização, item disponível nos Jeep e que faz falta para a Toro; os modos de condução Auto, Sport, Snow (neve, escorregadio) e Sand/Mud (areia/lama); 4WD Low; e controle de descida.
A Ranch, como dito acima, se manteria como opção de topo usando o T350 a diesel. Esse motor 2.0 turbo rende até 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, usando a mesma caixa de câmbio de nove marchas da ZF.
Em relação a estética, as mudanças devem ser mínimas, se realmente sofrer alguma alteração. Podemos ter novidades em relação aos itens de série. Isso não quer dizer que ela ficará mais equipada, já que a presença da Rampage pode forçar a Fiat a posicionar a Toro como um produto mais básico e distanciá-las.
Quer saber mais sobre a Toro 2024? Confira agora tudo que sabemos sobre ela em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:
Jornalista Automotivo