Novo Duster nem chegou ao Brasil e já tem versão tunada por concessionária

Terceira geração do SUV vai receber um kit de ajustes para deixá-lo com cara de esportivo
Vinicius Moreira
Por
18.09.2024 às 20:09
Compartilhe:
Terceira geração do SUV vai receber um kit de ajustes para deixá-lo com cara de esportivo

O novo Duster foi revelado em 2023 mundialmente por meio da Dacia, subsidiária romena da Renault. Por aqui, é a marca francesa que precede o nome do SUV, mas ainda com a geração antiga. O Duster com novo visual é comercializado em outros mercados como na Alemanha, onde já tem até “projetinho” feito por concessionária.

A responsável pela transformação é a concessionária alemã Carpoint, que vende o Dacia Duster como ele saiu de fábrica. A empresa mostrou como pretende deixar o SUV, cujo projeto foi batizado de Duster Carpoint Edition.

Você também pode se interessar:

Nas imagens, é possível ver as mudanças estéticas no visual do SUV. A começar pelo capô, que terá vincos e até uma saída de ar, como manda o figurino de um trem de força que precisa de um nível extra de arrefecimento.

O para-choque dianteiro também foi alongado, com uma peça e grade bem maiores do que o modelo original. Esqueça ângulos de ataque e saída, bem como uma maior altura em relação ao solo para uso no off-road, já que aqui o foco é no desempenho.

Nas laterais temos saias laterais maiores também, o que diminuiu o vão livre do solo. As caixas de roda foram alargadas, assim como parte da folha da porta e traseira na coluna C. Nem preciso falar que a suspensão será recalibrada para dar aquele aspecto de carro rebaixado.

A terceira geração do Dacia Duster foi introduzida no início de 2024, mas os preparadores ainda precisam liberar sua criatividade no best-seller romeno. A concessionária alemã Carpoint, conhecida por criar edições especiais de modelos Dacia, foi a primeira a apresentar um kit de ajuste para o novo Duster, com foco na esportividade.

O SUV aparece ainda com detalhes em vermelho para ressaltar o apelo mais esportivo do projeto, principalmente nas pinças do freio a disco nas quatro rodas, que serão de 20 ou 21 polegadas – bem maiores que o conjunto de 17 polegadas do original.

Todo esse aparato requer também uma “mexida” no motor do SUV, não? Então, a concessionária alemã não revelou o que será feito no propulsor, mas deixou claro que o projeto ainda tem “alguns segredos”.

Como é o novo Renault Duster?

O novo Duster foi completamente renovado, aqui estamos falando de uma nova geração. O SUV perdeu medidas, é verdade: 3 cm de comprimento, 2 cm de largura e 6 cm de altura. Mais compacto, o Duster mede agora 4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,63 de altura. O entre-eixos é de 2,65 m e o porta-malas perdeu três litros, agora com 472 litros de capacidade.

Basta olhar para o Dacia Duster e perceber que a montadora usou e abusou da assinatura em Y no SUV. Formato das lanternas, assinatura de LED nos faróis, sem contar as saídas de ar do painel no interior. Tudo isso compõe o novo design que ainda traz um ganho em tamanho da central multimídia, alavanca do câmbio estilo joystick (como no Kardian) e painel de instrumentos digital.

Lá fora o Duster já tem versão híbrida, aguardada por aqui também. O conjunto híbrido tem um motor a combustão 1.6 aspirado de 94 cavalos de potência, combinado com outros dois motores elétricos, o primeiro como auxiliar de partida e o segundo como propulsor que oferta 69 cv e 20,9 kgfm de torque. Juntos, eles entregam 143 cv.

Porém, aqui espera-se uma versão híbrida flex, a qual tem potencial para entregar até 150 cv e fazer 20 km/litro.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários