Nova Ram Rampage revela seus primeiros detalhes em teaser
A nova picape da Ram está se revelando aos poucos. Depois de perder boa parte da camuflagem, a marca divulgou um primeiro teaser com pequenos detalhes do novo modelo, que deve estrear ainda este em nosso mercado com a promessa de ser “o principal lançamento da Ram no Brasil”.
Os detalhes externos ainda são poucos, mas a carroceria vermelha carrega badges pintados de preto, mostra inspiração da 1500 Rebel. Já a grade cromada é parecida com a Classic, último lançamento feito pela montadora por aqui.
Vale lembrar que nos últimos flagras, a picape média já havia apresentado seus faróis, mais afilados e de LED, as rodas com cinco parafusos de fixação, e as lanternas, também de LED.
Por dentro, as principais novidades estão no volante, que aparentemente mescla o revestimento em couro com partes de madeira, e no cluster de instrumentos, que mostra seus ponteiros analógicos. No entanto, este último, deve ganhar uma tela central para computador multifunções.
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O que já sabemos da nova picape Ram?
Os últimos flagras confirmam que, apesar de ter a base da Fiat Toro, incluindo o aproveitamento da suspensão traseira multilink (ante o conjunto McPherson dos Jeep Renegade, Compass e Commander), a nova Ram Rampage terá uma carroceria quase toda distinta.
Para isso, aproveitará colunas, para-brisa e portas laterais dianteiras do Jeep Commander, que também cederá à inédita picape os discos sólidos para os freios traseiros. As portas laterais traseiras, aparentemente, são exclusivas, assim como o balanço dianteiro mais bicudo que o da Toro e a caçamba, bem maior que a da irmã.
Desse modo, a Rampage 2024 deve alcançar dimensões mais próximas às de uma Toyota Hilux: perto de 3,10 metros de entre-eixos, mais de 5,10 metros de comprimento e aproximadamente 1,85 m de altura e largura.
Motores da Ram Rampage
Em relação aos motores, ela será responsável por estrear no Brasil o propulsor 2.0 GME turbo flex que fará dela a picape mais potente já produzida em nosso mercado (cerca de 270 cv). É o caso da unidade do flagra, conforme evidenciam as duas saídas de escape. Sua missão será encarar a Ford Maverick.
Já a opção turbo diesel deve trazer sob o capô o também inédito 2.2 MultiJet com cerca de 200 cv e mais de 40 kgfm de torque. Ele substituirá, em médio prazo, o propulsor 2.0 MultiJet de 170 cv e geração mais antiga, que atualmente está presente em Toro, Compass e Commander.
Ambas as opções serão acopladas ao câmbio automático de nove marchas da ZF, com direito a tração 4x4, reduzida e bloqueio de diferencial. A curiosidade é que a Rampage terá tração prioritariamente dianteira e não traseira, como nas picapes médias comuns. Do mesmo modo que seu chassi será monobloco e não com carroceria sobre longarinas.
Projeção da Ram Rampage de Jonathan Machado/@mentirasautomotivas
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Itens de série da Ram Rampage
Em termos de tecnologia e segurança, a nova Ram Rampage será o produto mais avançado já feito pela Stellantis no país, com pacote mais completo de segurança ativa e conectividade, além de acabamento mais sofisticado até que o do Jeep Commander.
Assim, podemos esperar por um pacote com: faróis de LED inteligentes e lanternas também de LED; ACC (controle de cruzeiro adaptativo); frenagem autônoma emergencial; assistente de permanência em faixa; controle de velocidade em descida; head-up display; quadro de instrumentos 100% digital; central multimídia de 12 polegadas; acabamento com muito couro e suede; entre outros equipamentos de tecnologia e conforto.
Preço da Ram Rampage
Com produção em Goiana (PE) e vendida apenas com cabine dupla, a Ram Rampage chegará para brigar com a Ford Maverick e versões de Hilux e Chevrolet S10, na faixa entre R$ 250.000 e R$ 350.000. A produção em série começa ainda este ano e o lançamento deve ocorrer ao longo do segundo semestre.
Imagem de abre: projeção - Kleber Silva /@kdesignag
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.