Ram Rampage: nova picape terá motor turbo e duas frentes à lá Fiat Toro
A nova Ram Rampage ganhou uma websérie para divulgar seus detalhes. A estreia foi nesta quarta-feira (19) e a marca do carneiro tratou de confirmar o uso do motor turbo na nova picape, além de revelar outros detalhes do veículo, como seu capô e as duas opções de frentes, inspirados na Fiat Toro.
Embora ainda não tenha data específica para chegar, a picape deve estrear em nosso mercado nos próximos meses. Já sabemos que ela usará a mesma plataforma Small Wide 4x4 de Fiat Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander.
Projeção da Ram Rampage de Jonathan Machado/@mentirasautomotivas
Você pode se interessar por:
- Nova Ram Rampage revela seus primeiros detalhes em teaser
- Jeep Gladiator: picape mais legal da Stellantis é a que menos vende
- Por que SUVs e picapes a diesel seminovos estão encalhados e desvalorizando
- Avaliação: Fiat Toro 2022, o que melhorou e o que deveria ter melhorado
E, segundo a Stellantis, todo o projeto foi feito com acompanhamento da matriz americana, indicando que a novata manterá o DNA da marca, embora seja construída em monobloco, e não chassi-cabine – como é comum nas picapes médias.
A Mobiauto já havia contado nesta semana que o modelo terá um acabamento mais requintado no interior do que estamos acostumados a ver nos veículos nacionais do conglomerado automotivo. O teaser publicado na última segunda (17), exibe um cluster misto em mostradores analógicos com tela central digital, e um volante com revestimento em madeira e couro.
O vídeo de hoje mostrou mais detalhes da lanterna vertical, que tem iluminação de LED, e da tampa da caçamba inteiriça com abertura vertical, sem recorte e abre horizontal, como vemos em Fiat Toro e Ram 1500. A picape terá assinaturas RAM nessa peça e também na grade frontal.
Vale ressaltar que, ao que tudo indica, a picape terá duas frentes. Os últimos protótipos flagrados já com a carroceria final da picape mostraram a grade palitada na horizontal, que deve pertencer às versões de entrada. Na websérie, a marca mostrou um miolo diferente para o componente, próximo ao estilo colmeia, que deverá equipar as opções mais caras.
A ideia é parecida com a que vemos na Toro, em que as configurações Endurance, Freedom e Volcano contam com faixas horizontais no miolo da grade, enquanto Ranch e Ultra, uma peça mais robusta e de visual diferente.
Outro detalhe importante é que os faróis apareceram com luzes de condução diurna de LED integradas e projetores, que também deverão ser de LED. Ainda falando na dianteira, o capô terá vincos bem marcantes e desenho inspirado no da Fiat Toro, com uma canaleta central que divide a tampa em dois grandes montes.
Motor turbo confirmado
As passagens do primeiro episódio da websérie também confirmaram a presença do motor turbo na picape, pelo detalhe do badge que ficará no capô.
Nesse caso, vale lembrar que ela será responsável por estrear no Brasil o propulsor 2.0 GME turbo flex que fará dela a picape mais potente já produzida em nosso mercado (cerca de 270 cv). Já a opção turbo diesel deve trazer sob o capô o também inédito 2.2 MultiJet com cerca de 200 cv e mais de 40 kgfm de torque.
Ambas as opções serão acopladas ao câmbio automático de nove marchas da ZF, com direito a tração 4x4, reduzida e bloqueio de diferencial. A curiosidade é que a Rampage terá tração prioritariamente dianteira e não traseira, como nas picapes médias comuns.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.