Brasileiro transforma VW Quantum 1989 em autônoma gastando apenas R$ 900
Perua derivada do Santana ganhou recurso de carro de luxo com muita criatividade e com custo baixo
As redes sociais possibilitaram muitos entusiastas de carros compartilharem para todos seus xodós, sejam os clássicos originais placa preta, carros customizados ou mesmo a turma do off-road com SUVs e picapes 4x4. Mas, a internet tem espaço ainda para projetos um tanto diferentes de se ver por aí, como essa Volkswagen Santana Quantum 1989 autônoma.
Esse é caso do Mateus Reis, proprietário de uma Volkswagen Quantum 1989 e que simplesmente está trabalhando em um projeto para deixar a perua com sistema autônomo tal qual um carro da Tesla. Junto de seu sócio, Mateus está documentando a empreitada no perfil do instagram @jrindustrias, em que mostra a cada episódio o desenvolvimento do sistema autônomo feito, literalmente, na garagem de casa.
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A perua VW Quantum 1989 pertencia ao pai de Mateus, que acabou falecendo em 2012 devido a um câncer. Mas o carro desde sempre era xodó da família, com isso foi mantido e usado com o passar dos anos, no entanto, um acidente em 2018 fez o carro ficar parado por sete longos anos. Porém, desde o final do ano passado a história dessa station wagon derivada do Santana começou a mudar.
Isso porque Mateus começou a recuperar sua VW Quantum, que estava com a frente bem danificada devido a um acidente anos atrás. Em julho deste ano, Mateus e seu sócio, Alan, tiveram a ideia de transformar a perua em um carro autônomo. A parte curiosa é que não estamos diante de um carro de 2024, mas sim de 35 anos atrás.
“Pensamos em começar a postar conteúdos e então em fazer algo viral que seria inovador, daí a ideia em transformar ela em um Tesla, pois gostamos muito de tecnologia e seria algo bem diferente. Começamos o protótipo com pouco recurso e reaproveitando peças de um braço robótico que eu mesmo já tinha construído. Ainda estamos em testes, mas já está funcionando. Precisamos aperfeiçoar mais para deixar funcional”, explica Mateus.
Como a VW Quantum 1989 virou um Tesla?
De forma resumida, Mateus e seu sócio fizeram a receita com base em alguns equipamentos como Arduíno, que é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto, além de um microcontrolador chamado ESP 32 - que lembra basicamente um chip, como aquele usado em processadores de computadores e notebooks. Já o Arduíno lembra mais a famosa placa-mãe utilizada também em PCs.
O proprietário começou o projeto mexendo nos fios do sistema de arranque e na bobina no motor 2.0 da VW Quantum (o famoso AP-2000) que, vale lembrar, têm potência declarada de 125 cv e 5.200 rpm e 18,3 kgfm de torque a 3.400 rpm, trabalhando sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Essa alteração foi para aposentar a chave clássica da perua e fazê-la dar a partida no motor por meio de um aplicativo no celular. Para isso, segundo Mateus, foi utilizado dois relés que são controlados pelo ESP 32 (lembra do chip?) para ser possível ligar o carro à lá Tesla. Além disso, para controlar embreagem, freio e acelerador, seu dono afirma que foram utilizados três atuadores hidráulicos para serem controlados pelo sistema que já tinha em casa.
“O sistema funciona utilizando microcontrolador Arduino para controlar os pedais e o volante. A inteligência para ele se conduzir na rua é feita através de um programa de visão computacional. Utilizo alguns sensores também de colisão”, detalha. Apesar da simplicidade do projeto, os testes do piloto automático da Quantum 1989, em que a perua sai da vaga quando chamada por comando de voz, contaram ainda com um botão de emergência para evitar acidentes. Vale dizer também que a primeira marcha já está engatada quando o carro ativa seu piloto automático.
Interessante ainda que, a central multimídia é na verdade um tablet adaptado no carro, que indica ainda planos futuros para a Quantum, que não deve parar de ser atualizada por aqui. “Estou desenvolvendo um app que irá controlar todo o carro pela tela, igual um Tesla”, revela.
Perguntado sobre o que a VW Quantum 1989 é capaz de fazer com os recursos instalados hoje, Mateus detalha: “Hoje ela consegue sair e entrar na garagem de casa e andar na rua em baixa velocidade em primeira marcha. Já estamos trabalhando em automatizar o câmbio e colocar mais acessórios tecnológicos no interior do carro”.
Uma reforma geral no interior da perua do Santana também está prevista, assim como um piloto automático aprimorado para trocar as marchas. Mateus Reis é técnico em automação industrial e tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, e sem dúvidas mostra como o brasileiro é criativo e usa as ferramentas que tem de forma inesperada.
A cereja do bolo? A perua autônoma à lá Tesla foi desenvolvida com muito empenho e pouco investimento, menos que um salário mínimo de acordo com Mateus. "Até o momento gastamos entorno de 900 reais”, finaliza.
“Nosso próximo passo é deixar o protótipo funcionando perfeitamente e então fazer uma primeira versão de kit adaptativo em qualquer carro para torná-lo autônomo também!!”, finaliza orgulhoso. E é para se orgulhar mesmo.
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