VW Polo Track Rock in Rio: compensa levar a série especial em vez do básico?

Hatch mantém atrativos da versão com mais equipamentos e detalhes exclusivos

Diego Dias
Por
02.11.2024 às 13:48

Um dos carros mais vendidos do Brasil, ficando atrás somente da Fiat Strada no acumulado de 2024 até agora, o VW Polo Track Rock in Rio 2025 trouxe um pouco mais de inspiração para a versão de entrada do hatch. Vendido atualmente por R$ 93.590, a série especial celebra os 40 anos do festival de música e traz alguns adicionais, mas será que ele vale a pena frente ao Polo Track básico?

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É isso que vamos responder em mais uma avalição na Mobiauto, onde o Volkswagen Polo Rock in Rio apresentou pontos positivos e também outros a melhorar. É verdade que os carros 1.0 aspirados básicos já alcançaram a faixa dos R$ 90 mil há algum tempo, por isso mesmo vale ficar ligado qual a melhor opção neste vasto segmento.

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Vale lembrar que algumas séries especiais lançadas no mercado costumam valorizar depois de um longo tempo, mas fica a dúvida se os carros atuais vão alcançar alguma procura posterior à exemplo de um Gol Rolling Stones (que prestava homenagem à banda britânica) ou Gol Copa dos anos 1990, modelos que não tiveram tanto sucesso assim, mas que com o passar dos anos ficam cada vez mais difíceis de aparecer por aí. Sem mais delongas, confira a avaliação.

VW Polo Track Rock in Rio 2025 – Pontos positivos

Visual

Não tem como passar batido o visual do Polo Rock in Rio, por mais que sua inspiração visual tenha sido o Polo 1st Edition, que celebrava no início de 2023 o lançamento do Polo Track no mercado. A pintura vermelha Sunset é exclusiva da série especial dentro da gama do Polo Track e se destaca pelas suas partes em preto, como maçanetas, teto e principalmente a faixa preta que interliga as lanternas.

É uma solução caseira repetida, é verdade, mas que pelo menos com o tempo não vai ser descaracterizada, já que as regiões pintadas de preto não serão retiradas – algo que ocorreria se fossem adesivos. É um mal que acomete edições ou séries especiais de carros mais básicos. A questão é que toda esse estilo dá uma incrementada no visual do Polo mais barato, embora a marca tenha nem trocado as calotas...

VW Play

Uma das melhores adições da série especial Rock in Rio foi a chegada da central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas de boa definição e que traz compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos. Esse é um item opcional no Polo Track básico, que custa R$ 1.620, mas que no Polo Rock in Rio é de série. A multimídia tem pareamento rápido do smartphone, respostas táteis rápidas, loja de aplicativos e até aquele jogo da cobrinha que você tinha no seu celular dos anos 2000.

Bancos

Que entra no Polo Rock in Rio vai dar de cara com os novos bancos, que trazem uma padronagem de revestimento bem diferente do modelo original. A seção central do assento é cinza claro, enquanto as costuras são em azul, sem contar que o encosto dos bancos (do tipo integrado) traz o logotipo Rock in Rio estilizado em baixo relevo no tecido. O logotipo do festival aparece ainda um pouco abaixo, em vermelho. Neste caso, a Volkswagen caprichou no acabamento.

Soleiras

Pode parecer besteira e também passar despercebido para muitas pessoas, mas o Polo Track Rock in Rio traz uma soleira exclusiva com o logotipo do festival de música ladeado por desenhos de frequências de música. Interessante ainda que esse acabamento é feito em baixo relevo para destacar ainda mais esse acessório, que tem pintura em preto.

Black Piano

Outro acabamento que pode parecer besteira ser mencionado aqui entre os pontos positivos, mas que faz total diferença na cabine do Polo Track Rock in Rio: a faixa do painel em preto brilhante. Não há como deixar de falar desse acabamento que deveria vir de série em toda a gama do hatch, já que garante um toque mais bem cuidado ao interior do hatch e ainda quebra a sobriedade do interior. É bem melhor que o painel predominante cinza do Polo Track padrão.

Consumo

Assim coo o Polo Track convencional, a série especial mantém o baixo consumo de combustível. Segundo dados do Inmetro, o hatch pode fazer até 13,7 km/l na cidade rodando com gasolina no tanque, enquanto o consumo na estrada pode subir para 15,2 km/l. São números que facilmente podem ser alcançados numa tocada mais tranquila com o hatch, só não espere tanta agilidade.

VW Polo Track Rock in Rio 2025 – Pontos negativos

Calotas

A Volkswagen deu (quase) totalmente o tratamento estético que o Polo Track Rock in Rio merecia, mas esqueceu das calotas – chamada no site curiosamente de “Supercalotas”. Com rodas de ferro de 15 polegadas calçadas com pneus 185/65, o Polo Track tem exatamente as mesmas calotas da versão tradicional. Faltou um carinho nessa parte, olha que nem estamos exigindo uma roda de liga-leve, mas ao menos uma calota própria e exclusiva da série especial, que seria muito bem-vinda e deixaria o visual bem acertado do Polo Track ainda mais agradável.

Espaço interno

Assim como dissemos em nossa avaliação do ano passado, quando testamos o Polo Track convencional, o espaço interno simplesmente não é um dos pontos fortes também mesmo nessa série especial. Ela segue à risca o que já conhecemos nas demais versões do hatch, mesmo que tenha seus 2,56 m de entre-eixos. Assim o espaço é suficiente para quem vai acomodado nos bancos dianteiros e apenas razoável no banco traseiro – onde o espaço é menor do que rivais como Chevrolet Onix e principalmente o Fiat Argo, que tem 2,54 m de entre-eixos (2 cm a menos) e entrega mais.

Motor 1.0 MPI

A receita do motor três cilindros 1.0 aspirado sob o capô continua, com o Polo Track Rock in Rio trazendo o famoso 1.0 MPI de até 84 cv de potência e 10,9 kgfm de torque. Esse conjunto está longe de ser ruim, vale dizer, tanto que no Up! e no Gol entregava mais agilidade por serem mais leves, mas é evidente que ele sofre um pouco mais com o peso do Polo, que tem 1.054 kg em ordem de marcha. Não tem como brigar contra a física e o famoso peso/torque.

Ruído de engate

Apesar do câmbio manual MQ200 de cinco marchas da Volkswagen ser referência até hoje na indústria automotiva, na unidade avaliada o Polo Track Rock in Rio estava com um ruído de engate (similar a “cléc”) quando engatava as marchas, sobretudo nas três primeiras. É um ruído que pode ser apenas característica da transmissão ou mesmo somente da unidade avaliada.

Ficha técnica - Volkswagen Track Rock in Rio 2025

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros 12V, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão, acionado por correia dentada

Taxa de compressão: 11,2:1

Potência: 84/77 (E/G) cv a 6.450 rpm

Torque: 10,3/9,6 (E/G) kgfm a 3.000 rpm

Peso/potência: 12,7 kg/cv

Peso/torque: 103,9 kg/kgfm

Câmbio:  manual de cinco marchas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 13,4 segundos

Velocidade máxima: 169 km/h

Consumo Inmetro: 

Cidade: 9,3 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina. Estrada: 10,5 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina.

Dimensões: comprimento, 4.079 mm; entre-eixos, 2.565 mm; largura, 1.751 mm; altura, 1.471 mm; porta-malas, 300 litros; tanque de combustível, 52 litros.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões tipo McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; vão livre do solo, 159 mm; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo central, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; carga útil, 424 kg.

VW Polo Track Rock in Rio 2025 – Equipamentos de série

  • 2 luzes de leitura na frente
  • Aibags dianteiros (2) e laterais para os ocupantes dianteiros (2)
  • Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
  • Alto-falantes (6)
  • Antena de teto
  • Aplicações Decorativas Rock in Rio
  • Apoios de cabeça no banco traseiro (3)
  • Apoios de cabeça para bancos dianteiros
  • Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Banco traseiro com encosto rebatível
  • Cintos de segurança automáticos de três pontos na frente com tensores dos cintos (elétricos) e ajuste de altura
  • Cintos de segurança automáticos de três pontos para bancos traseiros laterais
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC ), controle de Tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS)
  • Direção elétrica
  • Farol de rodagem diurna
  • Faróis halógenos
  • Frisos da soleira das portas para modelo especial
  • HHC (Hill Hold Control) - Assistente para partida em subidas
  • Iluminação interna
  • Indicador de controle dos pneus
  • Indicador multifunções
  • Limpador do para-brisa dianteiro com temporizador
  • Limpador do vidro traseiro com temporizador
  • Palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico
  • Para-sóis com espelhos
  • Revestimentos dos bancos para modelo especial
  • Rodas de aço 15" com pneus 185/65 R15
  • Sistema multimídia "VW PLAY" com tela de 10" touchscreen e App-Connect
  • Supercalotas
  • Tapetes adicionais em carpete (4)
  • Tomadas USB tipo C dianteira
  • Transmissão manual de 5 velocidades
  • Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
  • Vidros com acionamento elétrico
  • Volante de direção multifuncional
  • Wired & Wireless App-Connect com antena GPS somente para App-Connect

VW Polo Track Rock in Rio 2025 – Vale a pena?

Atualmente apenas R$ 2.600 separam o Polo Track Rock in Rio do Polo Track convencional, mas quando equipamos a versão básica com a multimídia VW Play, essa diferença cai para somente R$ 980. Com isso fica evidente como o a série especial acaba valendo a pena, sobretudo por trazer detalhes estéticos exclusivos e um acabamento um pouco mais bem cuidado que deixa o hatch 1.0 básico menos básico.

É uma conta de padaria prática de fazer e que dá o veredito positivo para o Polo Track Rock in Rio, que é uma boa opção de compra entre os hatches compactos. A única possibilidade que talvez faça o comprador descartar a série especial é esquecer que ela existe no catálogo ou não curtir o festival, de resto, não tem dúvidas que a configuração é um tanto acertada.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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