Chevrolet deverá ter elétrico barato para peitar Dolphin e celebrar 100 anos

Baojun Cloud deve ser cartada (chinesa) da marca para brigar com chineses

Diego Dias
Por
05.08.2024 às 12:17

O mercado de carros elétricos no Brasil segue em crescimento, principalmente quando olhamos a fatia de carros entre R$ 100.000 e R$ 200.000. É verdade que os modelos da BYD, como Dolphin e Dolphin Mini, ajudaram a aumentar o volume dos carros movidos só a bateria, mas a Chevrolet prepara boas surpresas para 2025, ano em que completará 100 anos de Brasil.

Mobiauto apurou que a General Motors (GM) está preparando o lançamento de um carro elétrico barato no Brasil, que certamente deve rivalizar com o BYD Dolphin Mini, isso de acordo com fontes próximas ligadas a marca. O modelo mais provável é um carro já na “prateleira” da GM vendido lá fora, o Baojun Cloud (chamado na China de Yunduo), que foi revelado no ano passado para o mercado chinês e já é sucesso de vendas do outro lado do mundo.

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Em 2024 a GM anunciou um grande investimento para o mercado brasileiro, quando no início do ano revelou que investirá nada menos do que R$ 7 bilhões no país até 2028, ou seja, num período de quatro anos. Vale dizer que a marca recentemente revelou um aporte de R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí (RS), onde produzirá um novo SUV compacto derivado do Onix, mas isso é outro assunto.

A questão é que o novo carro elétrico da barato da Chevrolet será um lançamento de peso para o mercado nacional. Além disso, vale dizer que o novo Baojun Cloud deve receber mudanças para ser comercializado, assim provavelmente ganhando a gravata da Chevrolet e outro nome de batismo, já que Cloud não parece o nome mais popular para cá.

O detalhe é que em 2025 a General Motors do Brasil completa 100 anos de presença no mercado brasileiro, onde está desde 26 de janeiro de 1925. Esta seria uma ótima oportunidade para a GM celebrar seu centenário com o anúncio de um carro elétrico na faixa de preço do Dolphin Mini, ou seja, de R$ 115.000, ou mesmo confirmar a produção nacional de um modelo movido a bateria. Com a força e tradição da marca no Brasil, não seria surpresa também lançar com preço até abaixo de R$ 100.000. Seria a ação esperada que a BYD não fez com o Dolphin Mini.

Será o Baojun o primeiro carro elétrico nacional da GM? Tudo indica que é o melhor caminho a seguir, afinal, é melhor já trazer um projeto pronto da China, onde se produz carros mais baratos, algo que é essencial para se garantir em um mercado que o sucesso depende de um maior volume de vendas. E o Baojun traz uma boa receita com tudo isso, sendo um carro da GM feito em parceria com a SAIC e a Wuling. Brigar também com a concorrência chinesa com um carro chinês também é uma estratégia difícil de dar errada.

É importante lembrar também que a Chevrolet guarda diversos lançamentos para 2025, a exemplo dos novos Onix e Onix Plus, no qual ambos ganharão a primeira e atrasada reestilização no ano que vem. São carros importantes para a gama da Chevrolet no mercado nacional, pois a empresa precisa se manter com um catálogo completo para atender todas as faixas de preços possíveis no Brasil. E esse cenário é sem dúvida um momento plausível para a estreia de um elétrico mais acessível.

Com dimensões próximas ao do BYD Dolphin, o novo Chevrolet Cloud (batismo que usaremos para identificar o modelo, ainda sem nome para o Brasil) tem estilo que bebe na fonte de carros monovolume, de perfil mais familiar.

Quando falamos de porte, o novo Chevrolet Cloud tem seus 4.295 mm de comprimento, 1.850 mm de largura, 1.652 mm de altura e 2.700 mm de entre-eixos – essa última mesma medida de um Toyota Corolla, por exemplo. Quando o comparamos com o BYD Dolphin, o elétrico da Chevrolet tem 17 cm a mais de comprimento e 7 cm a mais de largura e altura do que o Dolphin. Já a capacidade do porta-malas fica em 382 litros.

Com menos de 1,5 tonelada, o novo Chevrolet Cloud tem motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência e bons 20,4 kgfm – curiosamente o mesmo torque dos 1.0 turbo TSI da Volkswagen e GSE da Stellantis. A velocidade máxima fica em 150 km/h.

No exterior conta com duas opções de bateria, sempre de LFP (ferro-fosfato-lítio), podendo ser de 37,9 kWh de capacidade, com autonomia de 360 km no ciclo chinês NEDC, bem como outra maior com 50,6 kWh, cujo alcance fica em 460 km no mesmo padrão de medição. Resta saber se a GM vai oferecer as duas especificações ou apenas uma delas. Em recarga rápida DC a bateria pode ir de 30% a 80% de carga em apenas meia hora.

O Chevrolet Cloud traz faróis com assinatura em LED na parte superior, enquanto logo abaixo traz os faróis principais com direito a projetores. Tem capô curto como o Dolphin, mas a carroceria no geral traz linhas mais limpas e simples, o que deve garantir bons anos nas costas sem “enjoar” visualmente. Rodas de liga-leve de 17 ou 18 polegadas e maçanetas escamoteáveis são destaques, assim como painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e multimídia com uma imensa tela de 15,6 polegadas.

Entre os equipamentos, destaque para o piloto automático adaptativo (ACC) com sistema que permite ultrapassagens autônomas pela faixa a esquerda em velocidades de até 130 km/h, sistema de ré autônomo (memoriza o trajeto e volta de ré sozinho por até 100 metros), iluminação ambiente com 256 cores, bancos dianteiros que rebatem até 135 graus para trás, entre outros.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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