Chevrolet fecha parceria com Hyundai para finalmente ter híbridos

Montadoras vão se unir para potencializar a produção de veículos futuros, principalmente de “energia limpa”

LF
Por
14.09.2024 às 13:38
Montadoras vão se unir para potencializar a produção de veículos futuros, principalmente de “energia limpa”

Nesta quinta-feira (12), a Hyundai fechou uma parceria com a General Motors, detentora da Chevrolet, onde será realizado uma colaboração entre as duas montadoras, em veículos eletrificados, a combustão e até mesmo modelos movidos a hidrogênio.

Para se ter uma ideia do tamanho do acordo, a celebração foi feita pelo presidente executivo do Hyundai Motor Group, Euisun Chung, e pela presidente e CEO da GM, Mary Barra. Além da produção de veículos, as fabricantes também pretendem desenvolver motores a combustão e tecnologias de energia limpa, como elétrica e hidrogênio.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Vale ressaltar, que o quadro envolve a GM como um todo, enquanto da parte sul-coreana somente a fabricante Hyundai está no acordo, deixando de fora por exemplo a Kia, marca pertencente ao grupo.

Inicialmente os planos da fabricante norte-americana era focar totalmente em veículos elétricos, mas devido à grande pressão de principalmente de concessionários, a empresa voltou atrás, anunciando a fabricação de veículos híbridos plug-in (PHEV).

Soma-se a chegada do elétrico Chevrolet Blazer e ao próximo lançamento da marca ser o Chevrolet Equinox, elétrico já em testes no país, e o combo está formado. A Mobiauto ainda revelou que a montadora está preparando um elétrico de entrada para o Brasil em seu centenário, ou seja, em 2025.

Do lado da Hyundai, a empresa continua com um projeto ousado, já que como informado em outro artigo pela Mobiauto, a fabricante pretende expandir a sua linha de modelos híbridos, além de lançar 21 veículos elétricos até 2030.A Mobiauto também trouxe de forma exclusiva que a reestilização do Hyundai Creta terá versões híbridas.

Importante ressaltar, que ambas as fabricantes já estavam focadas no desenvolvimento de veículos elétricos de entrada, o que pode ter sido um impulso de ambos os lados para o fechamento da parceria. Outro ponto a se destacar é no final de 2023, a GM anunciou o rompimento do acordo com a Honda, justamente pela diferença da visão de futuro entre ambas as fabricantes.

Projeção Chevrolet Onix SUV: Kleber SiIva/KDesignAG

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade