Ferrari F355 com V8 de 380 cv é sinônimo do que representa a marca
O 0 a 100 km/h é feito em 4,6 segundos e a velocidade máxima é de 295 km/h
“Gentlemen, start your engines!”. No melhor estilo Le Mans iniciamos o texto dessa semana. Para começar com a adrenalina em alta um mito italiano que provoca reações de paixão e euforia pelas ruas. Este talvez seja o modelo mais conhecido da marca e, assim como o 911 é sinônimo de Porsche, a F355 faz o mesmo papel para a Ferrari.
Mais do que potência, a empresa cria sonhos de consumo e símbolos de status há décadas. Mas para os apaixonados por carro andar em uma delas significa simplesmente uma experiência visceral, onde a tradição e os atributos subjetivos entram em perfeita sintonia. E claro, sem esquecer da sinfonia. Seria como assistir a uma apresentação do imortal maestro Herbert Von Karajan (aliás, ele também tinha gasolina nas veias e belas máquinas.
Você também pode se interessar por:
- VW Passat LS ganha preparação da época para ficar mais estiloso
- Classic Car Celebration: como foi o encontro dos carros mais raros da América Latina
- Fiat Uno 1.5 R e 147 Rallye: espírito esportivo com grife europeia
- Chevrolet Chevette chega a 300 cv com motor de Blazer turbinado
O modelo chegou ao mercado em 1994 e agradou logo de cara. Nas versões Targa e Spider, além da Berlinetta, criou um conceito em esportividade. O logotipo explica a que veio: 3,5 litros e cinco válvulas por cilindro. O motor V8 despeja 380 cv brutos e produz um ronco inebriante. Os 100 km/h chegam em 4,6 segundos e a velocidade máxima em 295 km/h. Bravo!
A macchina que ilustra a matéria, em especial, tem algumas características interessantes. Dentre as três versões de carroceria sem dúvida nenhuma a Berlinetta é uma das mais interessantes, especialmente por conta da rigidez torcional e o acerto dinâmico.
Para quem gosta de sentir a cavalaria sob controle e dirigir à moda antiga, o câmbio manual ainda é a melhor pedida. Particularmente sempre pensei que a alavanca de câmbio dentro da grelha fosse algo mítico, que remete aos velhos tempos do automobilismo. Aliás, os italianos sempre foram especialistas no assunto.
Algo muito interessante quando se conduz o modelo da marca italiana é a questão da grelha. A transmissão manual com a referida grelha dá um toque todo especial à condução. O som produzido pela passagem das marchas é algo bastante único. E com o tempo você se acostuma com os espaços entre elas e a combinação homem e máquina fica perfeita.
Sem dúvida nenhuma a F355 é um daqueles ícones imortais entre os carros esportivos. Mesmo após 30 anos de seu lançamento e modelos mais rápidos atualmente ela permanece como uma homenagem à beleza e, principalmente como dá pra notar nas imagens, ao prazer ao dirigir. Talvez sua qualidade mais incrível.