Fiat Argo e Volkswagen Polo revivem duelo de Palio Fire e Gol G4
Recém-lançado, o Fiat Argo Endurance quer brigar com o Volkswagen Polo Track em um segmento particular do mercado
A Fiat lançou oficialmente nesta terça-feira (13) o Fiat Argo Endurance, uma nova versão de seu compacto com enfoque no trabalho. A nova configuração funciona em moldes parecidos aos VW Polo Track e VW Polo, além de relembrar a antiga rivalidade entre Palio Fire e Gol G4.
Você pode se interessar por:
- VW usa ajuda da Ford para criar nova Kombi para a Europa
- VW Amarok XXL: como é a versão esticada da picape que não tivemos no Brasil
- Este Fiat Fiorino foi transformado em um motorhome completo (sem banheiro)
- Chevy C2: este foi o Chevrolet Corsa vendido no México que você não conhecia
Aos que não sabem, o Polo Track foi lançado no ano passado como a opção de entrada mais simplificada do Polo, inclusive com o visual antigo do modelo. A medida parece ter sido bem-sucedida, uma vez que o modelo foi o veículo de passeio mais vendido no Brasil em 2023 e lidera o ranking de 2024.
Com o êxito alemão em vista, a Fiat parece tentar repetir a mesma forma com o Fiat Argo Endurance. A variante estará disponível apenas por meio de vendas diretas e tem um objetivo de chegar a um público mais amplo.
O Argo Endurance terá preço público de R$ 89.990 (atualmente o Argo 1.0 de entrada sai por R$ 85.990) mas inicialmente virá com valor promocional de R$ 79.990. Vale lembrar que o Polo Track é atualmente tabelado em R$ 93.490. Mas e a relação com Palio Fire e Gol G4?
Fiat Palio Fire e VW Gol G4
As histórias de Palio Fire e Gol G4 são coincidentemente semelhantes dentro do mercado brasileiro. Os dois eram carros já vendidos por suas montadoras que se mantiveram vivos mesmo após o lançamento das terceiras gerações de ambos os modelos, Novo Fiat Palio e Gol G5.
Assim, funcionaram como opções mais simplificadas e de menor custo dentro do catálogo dos hatchs em questão, e travaram uma batalha dentro desse “segmento próprio” criado por eles mesmos.
Polo Track e Argo Endurance parecem, de certa forma, repetir a história. Apesar de não serem exatamente antigas gerações ainda à venda, são duas opções que buscam chegar a um público mais abrangente, dentro de um segmento “particular” do mercado.
Como é o Fiat Argo Endurance?
Por estar disponível apenas para vendas diretas, é de se pensar que o Argo Endurance tem uma vocação mais direcionada ao trabalho. O pensamento está certo, uma vez que a configuração tem ângulo de entrada e saída respectivos de 20,5º e 33º. Além disso, conta com altura do solo de 186 mm e pneus de uso misto.
Sob o capô, o motor não é o mesmo das versões de entrada do hatch, mas sim o 1.3 Firefly que equipa as variantes mais caras do modelo. A usina produz até 107 cavalos de potência e um torque máximo de 13,7 kgfm. Considerando que o Polo Track, ou mesmo o Robust, é equipado apenas com motor 1.0, é uma vantagem do modelo da marca italiana.
O Fiat Argo Endurance é equipado com transmissão manual de cinco marchas. A capacidade de reboque é de 400 kg e porta-malas pode comportar até 300 litros.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp