Fusca, Gol, Monza: essa empresa fabrica peças para manter clássicos vivos

Com mais de 40 anos de mercado, São Jorge Latarias viraliza nas redes sociais com peças para manter veículos clássicos vivos

LF
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19.07.2024 às 14:32 • Atualizado em 27.11.2024
Com mais de 40 anos de mercado, São Jorge Latarias viraliza nas redes sociais com peças para manter veículos clássicos vivos

O Volkswagen Fusca foi um modelo que marcou o mercado brasileiro e encantou os consumidores. Apesar de ainda existir algumas unidades conservadas, a maioria dos modelos encontrados nas ruas sofrem com desgastes na lataria e de outras peças também, o que é comum para carros de mesma idade.

E para manter modelos como VW Fusca, Gol de primeira geração e VW Kombi com vida no Brasil e no mundo – já vamos explicar mais sobre isso -, a empresa São Jorge Latarias, de Guarulhos (SP), fabrica diversas peças de carros clássicos para alimentar o mercado de autopeças com itens de reposição.

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Estamos falando aqui de portas, para-lamas, capô, tampa do porta-malas, assoalho, dobradiças de portas e qualquer outro item de carroceria que modelos antigos precisam. De acordo com Alessandro Ballagueiro, que é diretor da São Jorge Latarias, a empresa trabalha com peças do tipo para cerca de 60 modelos diferentes.

Estamos falando de carros como Brasília, Monza, Kadett, Santana, Opala, Gol, Fusca, Kombi e muitos outros.

São 4.000 m² de área da empresa que tem linhas de montagem e trabalha com robôs. Atualmente, segundo Ballagueiro, são produzidas 2 mil peças por dia para carros clássicos.

As peças recebem o mesmo formato daquelas que eram feitas pelas montadoras. “As estampas são processadas em repuxo a frio, por isso a importância de os moldes saírem de forma perfeita”, informou o diretor. O que mais impressionou, principalmente no vídeo que viralizou da empresa, é que não só o Fusca, mas diversos modelos têm quase a carroceria completa sendo produzida.

Ao todo, a São Jorge Latarias conta com cerca de 2.500 clientes cadastrados, e exporta peças para diversos países como EUA, Bélgica, Mexico, Inglaterra, Portugal e Espanha.

A fabricante não fala sobre preços de peças por ser produção industrial e trabalhar apenas com orçamentos. No entanto, é uma luz para aqueles que têm carros antigos e se preocupam com o futuro dos clássicos.

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