Fusca, Gol, Monza: essa empresa fabrica peças para manter clássicos vivos

Com mais de 40 anos de mercado, São Jorge Latarias viraliza nas redes sociais com peças para manter veículos clássicos vivos

LF
Por
19.07.2024 às 14:32
Com mais de 40 anos de mercado, São Jorge Latarias viraliza nas redes sociais com peças para manter veículos clássicos vivos

O Volkswagen Fusca foi um modelo que marcou o mercado brasileiro e encantou os consumidores. Apesar de ainda existir algumas unidades conservadas, a maioria dos modelos encontrados nas ruas sofrem com desgastes na lataria e de outras peças também, o que é comum para carros de mesma idade.

E para manter modelos como VW Fusca, Gol de primeira geração e VW Kombi com vida no Brasil e no mundo – já vamos explicar mais sobre isso -, a empresa São Jorge Latarias, de Guarulhos (SP), fabrica diversas peças de carros clássicos para alimentar o mercado de autopeças com itens de reposição.

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Estamos falando aqui de portas, para-lamas, capô, tampa do porta-malas, assoalho, dobradiças de portas e qualquer outro item de carroceria que modelos antigos precisam. De acordo com Alessandro Ballagueiro, que é diretor da São Jorge Latarias, a empresa trabalha com peças do tipo para cerca de 60 modelos diferentes.

Estamos falando de carros como Brasília, Monza, Kadett, Santana, Opala, Gol, Fusca, Kombi e muitos outros.

São 4.000 m² de área da empresa que tem linhas de montagem e trabalha com robôs. Atualmente, segundo Ballagueiro, são produzidas 2 mil peças por dia para carros clássicos.

As peças recebem o mesmo formato daquelas que eram feitas pelas montadoras. “As estampas são processadas em repuxo a frio, por isso a importância de os moldes saírem de forma perfeita”, informou o diretor. O que mais impressionou, principalmente no vídeo que viralizou da empresa, é que não só o Fusca, mas diversos modelos têm quase a carroceria completa sendo produzida.

Ao todo, a São Jorge Latarias conta com cerca de 2.500 clientes cadastrados, e exporta peças para diversos países como EUA, Bélgica, Mexico, Inglaterra, Portugal e Espanha.

A fabricante não fala sobre preços de peças por ser produção industrial e trabalhar apenas com orçamentos. No entanto, é uma luz para aqueles que têm carros antigos e se preocupam com o futuro dos clássicos.

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