GWM Haval H6, Haval H4 e Poer serão feitos no Brasil até 2026
Marca estabeleceu a meta de produzir 40.000 carros em três anos
A GWM anunciou novidades com relação a fabricação de seus modelos no Brasil. A empresa asiática iniciou o processo de habilitação de fornecedores para a nacionalização de peças na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo.
O início da fabricação correrá no primeiro semestre de 2025 com o Haval H6, inicialmente em regime de pré-produção, algo normal para testar os equipamentos e ajustar novos equipamentos da linha de montagem. A expectativa é atingir 50 mil carros produzidos em três anos.
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No entanto, a novidade é que a marca confirmou a produção de uma picape e um SUV menor. Apesar disso, a GWM não confirmou quais serão esses veículos, porém, a Mobiauto conta os detalhes dos dois escolhidos.
GWM Poer
A primeira é uma “quase conhecida”, trata-se da picape GWM Poer, que chegou a ser mostrada para o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. No entanto, foi adiada algumas vezes e agora volta definitivamente aos planos.
A GWM Poer é uma picape média com medidas um pouco avantajadas para categoria, tal qual como a BYD Shark, mas é construída em estrutura chassi e cabine. A motorização híbrida plug-in flex é a esperava para o modelo, que contaria até então com um motor 2.0 quatro-cilindros 16V turbo de ciclo Miller chamado Hi4-T, o mesmo do SUV GWM Tank 500.
Considerando apenas o motor a combustão, a picape entrega bons 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Mas vale lembrar que, somado ao propulsor 2.0 turbo, a Poer ostenta motores elétricos que rendem 163 cv de potência. Com isso a potência combinada chega a generosos 408 cv e o torque em 76,5 kgfm. Outro apelo é a autonomia utilizando somente o motor elétrico, que chega a 100 km no ciclo NEDC.
GWM Haval H4
O segundo modelo é o GWM Haval H6, que deverá ser o segundo modelo fabricado por aqui. Apesar do nome desconhecido, o H4 pode ser mais familiar do que se imagina, isso porque ele utiliza a plataforma LMN, a mesma do H6. Por isso, o SUV, que é inspirado no Jolion, deve ter suas dimensões próximas dos4,47 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,62 m de altura.
Sua motorização seria a mesma do Haval H6 HEV, a configuração de entrada de seu irmão maior. Um motor 1.5 turbo quatro-cilindros 16V de ciclo Miller, com 171 cv de potência e 29 kgfm de torque, aliado a um motor elétrico dianteiro de tração com 136 cv e 25 kgfm. A potência combinada é de 243 cv e o torque chega a 54 kgfm.
Tudo gerenciado por um câmbio automatizado de dupla embreagem com apenas duas marchas mecânicas. O restante das relações é preenchido pelo gerenciamento do motor elétrico. A diferença é que o H4 deve ser comercializado apenas na configuração HEV (híbrida plena), sem a opção PHEV (híbrida plug-in) de 393 cv oferecida pelo H6.