Honda ultrapassa 30 milhões de motos fabricadas no Brasil
Fábrica localizada na capital do Amazonas completou 48 anos em 2024
A Moto Honda da Amazônia, como é o nome completo da fábrica da marca japonesa em Manaus (AM), fabricou a moto de número 30 milhões nesta semana. O modelo em questão foi uma CG 160 Titan da linha 2025, recentemente atualizada.
O evento de celebração do marco contou com a presença do presidente e CEO da Honda Motor Co. Ltd., Toshihiro Mibe, e de Arata Ichinose, presidente da Moto Honda da Amazônia e da Honda América do Sul.
Você também pode se interessar por:
- Marca italiana Morini anuncia fábrica no Brasil em 2025
- Royal Enfield lança scrambler Bear 650 contra linha 400 da Triumph
- Harley de 400 cc, anti-R3 e mais: 5 motos que poderiam ser vendidas no Brasil
- Nova Yamaha XMax é a melhor scooter de média cc? Comparamos com Dafra e Zontes
A Honda começou a importar motocicletas ao Brasil em 1971. Cinco anos depois, em 1976, a empresa instalou a sua fábrica na Zona Franca de Manaus. Diferentemente de outras operações de CKD (Completely Knocked Down) presentes na região (ou seja, de plantas que apenas montam motos importadas totalmente desmontadas ao Brasil), a fábrica da Honda de fato produz peças e materiais para a construção de seus modelos, como chassi, rodas, bancos, motores, entre outros.
De acordo com a empresa, saem da linha de produção da fábrica cerca de 5.700 unidades por dia, que variam de 110 cc a 1.000 cc. A planta conta com 8 mil funcionários diretos e a produção atende tanto o mercado nacional quanto o de mais de 15 países, como os vizinhos da América do Sul, Austrália, México e Estados Unidos.
Líder do mercado de motocicletas no Brasil há anos, a Honda continua se mantendo no topo do ranking de vendas, porém, atualmente sua participação de 69% é um pouco menor do que o patamar de mais de 80% de domínio que já teve em outros tempos. Até setembro deste ano, a Honda emplacou 973.042 motos no Brasil.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp