Jeep Compass de 1ª geração vendeu pouco mesmo com motor do Mitsubishi Lancer

SUV importado dos EUA foi fracasso de vendas no Brasil antes da estreia do bem-sucedido modelo fabricado em Pernambuco

GS
Por
21.12.2024 às 14:25
SUV importado dos EUA foi fracasso de vendas no Brasil antes da estreia do bem-sucedido modelo fabricado em Pernambuco

Sucesso de vendas desde o seu lançamento, em setembro de 2016, o Jeep Compass de segunda geração deve terminar 2024 como o SUV médio mais vendido do Brasil pelo oitavo ano consecutivo. O utilitário esportivo, que soma mais de 45 mil emplacamentos entre janeiro e novembro.

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No entanto, pouca gente se lembra da primeira geração do Jeep Compass vendida no mercado brasileiro entre 2012 e 2015. Diferentemente da atual geração, desenvolvido pela antiga FCA (Fiat Chrysler Automóveis), o antigo Compass estreou nos Estados Unidos em 2006 como um dos produtos originados pela parceria da Daimler Chrysler com a Mitsubishi.]

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O SUV era construído a partir da plataforma “Project Global”, que também originou os Mitsubishi ASX e Lancer. O motor 2.0 aspirado de 156 cv de potência e 19,4 kgfm de torque, movido apenas a gasolina, e o câmbio automático CVT, aliás, eram os mesmos utilizados pelos modelos da marca japonesa.

A tração era apenas dianteira, enquanto o Compass moderno tem versões turbodiesel dotadas de sistema 4x4 sob demanda (houve até uma rara configuração flex 4x4 vendida durante um breve período).

Em tamanho, o Compass de primeira geração se equivale ao sucessor: 4,45 metros de comprimento e 2,63 m de distância entre eixos contra respectivos 4,42 m e 2,64 m do modelo mais novo. O porta-malas de 328 litros, no entanto, é consideravelmente menor que o compartimento de 410 litros do Compass atual.

Comercializado em versão única, o antigo Compass era equipado de série com seis airbags, freios com ABS, controles de estabilidade e tração, sensor de pressão dos pneus, piloto automático, volante revestido de couro, trio elétrico, sistema de som com Bluetooth e disqueteira para seis CDs integrada ao painel, entre outros itens muito semelhantes aos do Mitsubishi ASX. Havia até uma pequena lanterna de LED portátil e recarregável que ficava acoplada a um nicho no porta-malas.

Era uma lista de equipamentos interessante para a época, mas o atual comprador de SUVs médios sentiria a falta de recursos de conectividade, como central multimídia com espelhamento de telefones celulares, carregador por indução e assistências de condução, presentes no Compass vendido atualmente.

O antigo Jeep Compass vendeu pouco mais de 3 mil unidades no mercado brasileiro, de acordo com a Fenabrave (associação de concessionários). O Jeep Compass de segunda geração, por sua vez, está prestes a atingir a marca de meio milhão de unidades fabricadas em Goiana (PE).

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