Nova Ford Ranger: 7 truques geniais e 6 vacilos da picape
Nova geração da picape média da Ford chega com soluções inovadoras e vanguardistas para o segmento, mas alguns detalhes incomodam
A nova geração da Ford Ranger chegou prometendo "redefinir" o segmento de picapes médias no Brasil. Com inédito motor V6 de 250 cv e o maior torque da categoria, 61,2 kgfm, câmbio automático de dez marchas e muita tecnologia embarcada, ela quer ser uma pedra maior no sapato de Toyota Hilux e Chevrolet S10.
Para isso, a nova Ranger conta com muitas assistências eletrônicas, em um total de 35 módulos de rede, cinco câmeras, três radares e 22 sensores ultrassônicos a bordo. Porém, são algumas soluções simples de mecânica ou engenharia que ajudam a deixá-la mais cômoda no uso do dia a dia. Compilamos sete delas:
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Os 7 truques geniais da nova Ford Ranger
1) Maçanetas internas: nas quatro portas, elas ficam escamoteadas atrás dos próprios puxadores, como na prima maior F-150. A solução é arriscada, pois poderia fracassar do ponto de vista ergonômico, mas funciona. A abertura é suave e prática.
2) Freio de estacionamento: pode parecer fortuito, ainda mais em um segmento que já se posiciona na faixa de R$ 300.000 sem pudores, mas a Ford Ranger é a primeira picape média à venda no Brasil a trazer uma tecla eletrônica de freio de estacionamento. Praticidade resume.
3) Suspensão traseira: ela é dotada de amortecedores posicionados para fora das longarinas e com uma mola semielíptica a mais no feixe, totalizando quatro. Isso ajuda a filtrar melhor as ondulações de baixa ou alta frequência e a "dança" da cabine sobre o chassi, dirimindo um pouco do comportamento de "gelatina" típico das picapes médias.
4) Porta-luvas triplo: o porta-luvas convencional está ali, mas acima dele, no topo do painel, há outro compartimento fechado e muito bem disfarçado. Entre os dois, um vão com base antiderrapante e borda elevada (aleluia!) para depositar uma carteira ou celular.
5) Seletor dos modos de condução: além de ser a única do segmento com seis modos de condução na versão de topo, a nova Ford Ranger traz um seletor giratório eletrônico para transitar entre eles. A ideia é inspirada nos importados Bronco Sport e Maverick. No miolo da peça, quatro botões acionam de forma prática as diferentes vertentes da tração 4x4, enquanto o bloqueio do diferencial traseiro pode ser feito sem sofrimento na central multimídia. Experimente as alavancas de reduzida e tração da Jeep Gladiator e perceba como aqui o sistema é muito mais prático.
6) Régua na tampa da caçamba: ela ocupa de forma discreta a extremidade superior da tampa, mas já está convertida ao sistema métrico e pode ajudar na hora de medir se um objeto caberá ou não na caçamba, e como ele pode ser encaixado.
7) Degrau lateral da caçamba: outra solução simples e muito cômoda da nova Ranger são os dois degraus laterais de acesso à caçamba.
Por outro lado, estes seis vacilos atrapalham a ergonomia e podem não agradar quem quer comprá-la. Confira:
Os 6 vacilos da nova Ford Ranger
1) Capota marítima: virou moda entre picapes de mais de R$ 200.000 não oferecer capota marítima de série nem nas versões de topo. Infelizmente a nova Ranger aderiu a essa tendência
2) Tampa da caçamba: não há amortecimento com mola a gás ou sequer algum tipo de assistência elétrica pela chave para abertura. Discussões sobre "picape raiz" à parte, se uma Chevrolet Montana oferece isso por menos da metade do preço, a Ranger Limited poderia também.
3) Portas USB dianteiras: ok, há uma entrada tipo A e uma tipo C, o que é ótimo e contempla gregos e troianos. Porém, elas ficam posicionadas muito para dentro do console, fora da vista do condutor e até do passageiro dianteiro. É preciso enfiar a mão e ficar tateando ou se inclinar quase todo de lado para encontrá-las.
4) Modo manual do câmbio: o câmbio automático de dez marchas é ótimo e muito suave, mas se você quer fazer trocas sequenciais manualmente, saiba que a Ford Ranger 2024 não tem borboletas para troca de marcha nem na configuração Limited Plus. Será preciso apelar aos pouco ergonômicos botões à esquerda da manopla.
5) Luz de cortesia traseira: há uma dupla de luzes de filamento no meio do teto da nova Ranger, que teoricamente serve ao banco traseiro. Só há um porém: só quem vai à frente pode ligá-la ou desligá-la, junto às duas luzes de LED dianteiras.
6) Lavador de para-brisa: ao acioná-lo, prepare-se, pois boa parte da água vai para fora do vidro, caindo como uma pequena chuva de verão sobre o veículo que vem atrás.