Novo VW Polo GTi antecipa o nosso GTS, só que bem mais potente
Fabricante revela primeiras fotos do hot hatch reestilizado, que seguirá servindo de inspiração para o (um pouco menos) esportivo nacional
A Volkswagen revelou as primeiras imagens oficials do novo Polo GTi. A versão mais esportiva em toda a gama global do hatch compacto é exclusiva da Europa, mas seu visual servirá de inspiração para o nosso Polo GTS em seu facelift de meia vida, a ser lançado no ano que vem. Ou seja: boa parte de seus traços estará presente na reestilização do hot hatch nacional.
O novo Polo GTi seguirá o mesmo padrão visual das demais versões do modelo no Velho Continente, incluindo faróis com a parte interna afilada, projetores inteligentes e duas lâminas de assinatura na base. A mais alta delas se alinha ao filete iluminado na grade frontal do radiador, que traz divisórias do tipo colmeia.
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
O para-choque traz uma tomada de ar inferior ainda maior ao centro, e com divisórias ainda mais destacadas. Nos cantos, o padrão das colmeias é mantido, mas com dois pontos de LED encravados nos cantos, fazendo as vezes do “Sistema de Iluminação Frontal Adaptativa”. Ele muda a direção do facho, em altura ou lateralmente, de acordo com a situação.
Além disso, os faróis contam com o sistema IQ Light, que também estarão presentes no futuro Polo GTS nacional em 2022, mas estrearam recentemente no mercado brasileiro através do SUV médio Taos.
Leia também: Nova Chevrolet Montana: nome será mantido em picape anti-Fiat Toro
Com LEDs matriciais, eles regulam o facho em altura e lateralmente, incluem luzes neblinas, ligam ou desligam o farol alto automaticamente e ajustam a intensidade da luz ao detectar outro veículo andando no mesmo sentido ou em mão oposta.
Na parte traseira, as lanternas passaram a ser bipartidas, como nas demais versões do novo Polo europeu. Porém, como a Mobiauto já antecipou, a parte de trás do nosso novo Polo nacional será mais simples, preservando o desenho atual de lanternas e tampa do porta-malas.
Tal padrão se replicará na versão GTS, que deve herdar do GTi só o para-choque com difusor e dupla saída de escape.
Leia também: Com prejuízos bilionários, ainda vale a pena produzir carros no Brasil?
As rodonas aro 18 (opcionais) diamantadas com cinco raios em forma de Y, os freios a disco com pinças vermelhas, as soleiras laterais, as insígnias com o nome da versão na grade, na tampa do porta-malas e nos para-lamas, o teto preto e a pequena faixa vermelha logo acima do LED da grade, invadindo também os faróis, completam o toque esportivo do novo Polo GTi.
Internamente, toda a faixa central do painel ganha um tom vermelho brilhante, que invade as bordas do console central e os nichos das maçanetas internas das portas dianteiras. O mesmo tom está presente em um pequeno filete em V no raio inferior do volante, que por sua vez é revestido em couro com microperfurações na altura da empunhadura.
Leia também: Jeep Compass T270 flex: custos de revisão, seguro e peças de manutenção
As costuras, duplas no couro do volante e pespontadas nos bancos, são igualmente avermelhadas. Falando em bancos, eles permanecem esportivos, com abas laterais mais proeminentes e encosto de cabeça mais bem integrado. No entanto, o tradicional tecido com faixa central xadrez foi atualizado para uma estampa quase pontilhada.
Na parte tecnológica, o grande destaque vai para o sistema IQ Drive Travel Assist, um controle de cruzeiro adaptativo com assistente de permanência em faixa que proporciona respostas mais fluidas e é capaz de retomar a aceleração mesmo quando o veículo freia sozinho até a imobilidade por um período de até 3 segundos.
Leia também: As surpresas de dirigir um carro elétrico pela primeira vez
Além disso, o novo Polo GTi terá a central multimídia MIB3.1, com chip nativo para Wi-Fi a bordo, serviços de streaming, comando de voz coloquial, perfil de usuário conectado à nuvem e projeção de celulares Android e Apple sem fio. Já o quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas já se tornou velho conhecido dos consumidores brasileiros.
Curiosamente, a VW mostrou o hot hatch, mas ainda não confirmou qual motor irá equipá-lo nem qual será sua cavalaria. Jornalistas europeus, contudo, afirmam que o 2.0 TSI (quatro-cilindros 16V turbo a gasolina, com injeção direta) do Polo GTi possui 207 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, ante os 150 cv e 25,5 kgfm do Polo GTS brasileiro.
Com esses números, o hot hatch vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h. Curiosamente, o seu controle de cruzeiro adaptativo inteligente funciona a até 210 km/h, cobrindo praticamente qualquer nível de velocidade possível.
Voltando a falar no Polo GTS nacional, sua atualização de meia vida está prevista para ser apresentada no mercado brasileiro em meados do ano que vem. O novo Polo GTS não terá o mesmo desempenho do irmão GTi nem a mesma conectividade, mas se vier com esse mesmo estilo, já terá valido a pena.
Você também pode se interessar por:
Novo VW Polo, Polo Track e Virtus: entenda como deve ficar a linha
Exclusivo: VW Polo Track terá motor 1.0 de 86 cv e peças de Gol
Exclusivo: novo VW Virtus terá faróis de Nivus e será diferente do Polo
VW Polo e Virtus: os principais problemas, segundo os donos