O que a Mitsubishi fará no Brasil com investimento de R$ 4 bilhões
Representada pela HPE Motores, marca japonesa promete contar com boas novidades no país até 2032
A Mitsubishi foi a 14ª marca mais vendida no Brasil em 2023, ficando atrás da Ford e um pouco atrás de outras montadoras como BYD, Ram e BMW. Neste ano a marca japonesa famosa pelas picapes off-road teve um bom início com o Eclipse Cross, que cresce nas vendas, mas a Mitsubishi quer mais do que isso, para isso, anunciou um grande investimento no Brasil.
Divulgado nesta semana, o investimento da Mitsubishi Motors, representada no país pela HPE Motores, será de nada menos do que R$ 4 bilhões. O aporte será realizado na fábrica da marca dos três diamantes localizada em Catalão (GO) e será feito ao longo de oito anos, ou seja, até 2032.
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Segundo a Mitsubishi, os investimentos no Brasil servirão para "adequação de sua unidade fabril para a produção de novos produtos e desenvolvimento de novas tecnologias". Atualmente, a HPE Motores produz por aqui os SUVs Eclipse Cross e Eclipse Cross Sport, além da famosa picape média L200 Triton Sport. Mas com este anúncio podemos esperar novos veículos para o mercado brasileiro, confira quais deverão ser eles logo abaixo.
Novo Mitsubisihi Outlander
Produzido com base na plataforma CMF-CD da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a mesma do Nissan X-Trail, o novo Mitsubishi Outlander surgirá com visual complemente atualizado e bem mais moderno que o antigo. Os destaques ficam para a grade frontal com linhas mais robustas e quadradas, que soma também faróis divididos em duas seções, com luzes diurnas acima e o conjunto óptico principal logo abaixo.
Apesar de nos Estados Unidos o novo Outlander ser vendido com motor 2.5 aspirado de 184 cv e 24,9 kgfm de torque (mesmo conjunto do Nissan X-Trail), para o Brasil o SUV chegará ainda este ano como híbrido plug-in (PHEV), sendo já flagrado rodando em testes. Para seguir a tradição off-road da Mitsubishi, ele contará com tração nas quatro rodas e sete modos de condução: Normal, Tarmac, Gravel, Snow, Mud, Power e Eco.
Para quem não se recorda, o Outlander PHEV chegou a ser vendido no Brasil na geração anterior, mas não teve muito sucesso por talvez ter chegado antes da moda dos SUVs híbridos com recarga externa. Assim o novo SUV virá com um 2.4 quatro-cilindros aspirado de ciclo Atkinson com 131 cv de potência e 19,9 kgfm de torque, que trabalhará junto de outros dois motores elétricos (de 116 cv no eixo dianteiro e de 136 cv no eixo traseiro). A estimativa é que a potência combinada ultrapasse os 300cv. Pelo jeito os queridinhos GWM Haval H6 E BYD Song Plus terão um bom concorrente em breve.
Nova Mitsubishi L200
Revelada mundialmente em julho de 2023, a nova geração da Mitsubishi L200 já teve seus desenhos registrados no Brasil, o que prova que a picape está cada vez mais próxima. Além disso, não há dúvidas que boa parte deste investimento de R$ 4 bilhões será destinado para a nova geração da picape, que será produzida em Catalão (GO). Com isso a tradição da Mitsubishi com sua picape média deve continuar: vender a nova geração junto da antiga, que sempre apela para um preço mais competitivo.
Mas voltemos ao que interessa: a nova Mitsubishi L200 muda por completo e será maior também. Assim a nova geração da caminhonete chegará 8 cm mais comprida, sem contar que ficará 1 cm mais larga, 2 cm mais alta e com generosos 13 cm extras de entre-eixos. Dessa forma a nova L200 terá 5,36 m de comprimento, 1,93 de largura, 1,81 m de altura e 3,13 m de entre-eixos.
Visualmente, a nova geração da picape média da Mitsubishi que será vendida por aqui terá o mesmo estilo do modelo vendido em outros mercados, trazendo uma dianteira mais quadrada. O famoso conjunto de iluminação dividido em dois níveis segue, mas com formas mais retas. Atrás temos o padrão das picapes médias com lanternas verticais.
Debaixo do capô, a nova geração da Mitsubishi L200 manterá a oferta atual de motores a diesel. No entanto, o propulsor 2.4 passará a entregar 214 cv de potência e 48 kgfm de torque, que são 24 cv a mais que a versão vendida aqui atualmente.
Mitsubishi XFC Concept
Apresentado há quase um ano, o Mitsubishi XFC Concept ainda não deu as caras em sua versão definitiva, já que até agora seu visual é conhecido apenas pelo protótipo mostrado no Salão da Indonésia. Embora não haja qualquer informação precisa que ele seja vendido no Brasil, o SUV tem porte próximo de Hyundai Creta e Honda HR-V e, portanto, poderia brigar tranquilamente no segmento de SUVs compactos – o mais rentável no mercado nacional.
O SUV compacto tem seus 4.390 mm de comprimento, 1.810 mm de largura e 1.660 mm de largura, enquanto a distância de 22 cm em relação ao solo é um dos destaques. Por enquanto, sabe-se que será fabricado na Indonésia, país que vai exportar unidades para a região da Ásia.
O motor deverá ser o 1.5 a gasolina com câmbio CVT. Resta saber se ele entrará nos planos da marca por aqui. Caso positivo, poderia se dar bem e ser responsável por um maior volume de vendas para a Mitsubishi no Brasil.
Este SUV é o maior candidato a adotar tecnologias híbridas e flex, já que a marca japonesa confirmou que parte dos investimentos no Brasil serão direcionados também para pesquisas e estudos para criação de sistemas de produção cada vez mais sustentáveis.
Novo Mitsubishi Pajero Sport
Atualizada na Ásia, um de seus principais mercados no mundo, a nova Mitsubishi Pajero Sport entrou na linha 2025 recentemente e ganhou uma leve reestilização. Ainda não estamos falando de uma geração como a nova L200 Triton (que deverá mais para chegar), mas provavelmente o SUV de 7 lugares deverá ganhar essa atualização de meia-vida em nosso mercado para tentar tirar algumas vendas do Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, utilitários mais vendidos.
Entre as mudanças temos a grade frontal remodelada e novo para-choque, bem como uma nova inserção tipo malha na parte central do componente. Atrás as novidades são mais sutis com pequenas alterações no para-choque, enquanto de perfil temos apenas novas rodas aro 18. É provável que o SUV seja lançado ainda este ano.
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