Primeira moto voadora do mundo já pode ser comprada por R$ 4 milhões
A primeira moto voadora do mundo é japonesa, mais comprida que o Renault Kwid, híbrida e controlada a distância.
Há muito tempo, a indústria busca formas de transformar carros e motos em veículos capazes de voar. Agora, aparentemente, isso está mais próximo de se tornar realidade. Ao menos se você tiver US$ 777 mil ou um pouco mais de R$ 4 milhões em conversão direta considerando a cotação atual do dólar.
Esse é o preço da X-Turismo, a primeira moto voadora produzida em escala. O projeto pertence a marca japonesa Aerwins. E estava em uma espécie de pré-venda desde 2021.
Agora, com sua apresentação no Detroit Auto Show na última semana, ela também está disponível para compra nos EUA.
Enquanto muitas marcas olham para os taxis voadores, a Aerwins preferiu dedicar-se um pouco aos veículos de rodas (na verdade hélices). A fabricante informou que já está trabalhando em seu próximo modelo, agora uma moto voadora compacta e com um custo mais “acessível”: US$ 50 mil ou R$ 259.000 aproximadamente.
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Como é a moto voadora X-Turismo?
A X-Turismo teve suas rodas substituídas por hélices para poder alçar voo. Esse é um dos pontos que mais a diferenciam de uma moto comum, pois o corpo da X-Turismo é bem próximo ao de um modelo esportivo grandalhão.
Quando falamos do tamanho, estamos sendo bem literais, são 3,7 metros de comprimento. Isso significa que ela é mais comprida que um Renault Kwid ou Fiat Mobi.
E tem mais, são 2,4 m de largura e 1,5 m de altura. A X-Turismo pesa 300 kg e a recomendação da marca é que o condutor pese no máximo 100 kg.
A X-Turismo é movida por um sistema híbrido que combina um motor a combustão interna da Kawasaki, um propulsor elétrico e uma bateria, já os dados de desempenho não foram informados pela fabricante. No entanto, a autonomia de voo já foi revelada: 40 minutos e pode chegar até 100 km/h.
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Tanto a autonomia quanto a velocidade máxima ainda estão abaixo do esperado para uma moto voadora de R$ 4 milhões, mas as limitações não param por aí. Ela ainda é muito barulhenta, e o condutor, na verdade não é quem está lá nos ares com a X-Turismo, mas quem está no solo.
Ela é basicamente um brinquedo de controle remoto só que para adultos endinheirados. Outro ponto que merece atenção, é que, por se tratar de um veículo de decolagem e aterrissagem vertical, ainda não tem permissão para o uso nas ruas.
Isso quer dizer que além de alguns milhões, o proprietário irá precisar de uma propriedade com muitos metros quadrados para poder usufruir do novo brinquedo. Se for o seu caso, você pode encomendá-la diretamente no site da Aerwins.
Imagens: divulgação
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