Quais são as 9 picapes que serão lançadas em 2024
Segmento seguirá em crescimento e terá um grande reforço das fabricantes chinesas
O mercado de picapes junto com o de SUVs é talvez hoje o que mais cresce no Brasil, seja na questão em número de vendas, quanto também em novidades no mercado. Só em 2023 foram nove lançamentos e tudo leva a crer que teremos o mesmo número neste ano.
Para ser mais específico dentro da categoria, estamos falando principalmente de picapes de médias ou grandes. Leia-se picapes baseadas sobre chassi, à exemplo da nova S10, como modelos peso-pesado como a Ram 1500 com inédito motor seis cilindros em linha.
Você pode se interessar:
- Flagra: nova picape da JAC aparece com motor diesel e câmbio manual
- Avaliação: Fiat Strada Ultra Turbo atrai quem não procurava por uma picape
- Como será a picape da Chery para brigar com Toyota Hilux e Chevrolet S10
- Toyota Hilux híbrida ganha tapa no visual e fica pronta para o Brasil
A lista soma lançamentos diversos, ou seja, há picapes totalmente novas, alguns facelifts, novas versões e até mesmo uma caminhonete híbrida-flex - e será a primeira da categoria no mercado nacional. Confira a seguir a lista das novas picapes que serão lançadas em 2024.
Fiat Titano
A primeira da lista é a nova Fiat Titano, picape média que deverá ser lançada em março. Vale lembrar que a Titano já roda na América Latina com a logo da Peugeot, recebendo o nome de Landtrek.
A picape deverá trazer debaixo do capô o motor 2.2 turbodiesel que deverá render 180 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, sendo acoplado a um câmbio de seis marchas e tração 4x4. A expectativa é que ela faça sua estreia como a picape média mais barata do Brasil, cujo lançamento está programado para março.
Volkswagen Amarok
A Volkswagen Amarok recebe algumas críticas principalmente por estar desde 2010 na mesma geração. Porém a novidade da picape para 2024 não é de uma nova geração, contudo, a picape receberá uma profunda reestilização, tanto no exterior quanto no interior.
Na parte externa a picape ganhará uma nova frente, muito parecida com a nova Saveiro. No interior temos a grande mudança da picape, que ficará mais refinada, somando o novo volante da fabricante que estreou por aqui com o Nivus. Além disso a Amarok deverá receber uma nova central multimidia com o sistema VW Play.
Chevrolet S10
Claro que com tanta novidade a Chevrolet S10 não ia deixar barato. A picape também passará por uma ampla reestilização, sendo revitalizada tanto na parte dianteira quanto na traseira e também na cabine, isso mesmo que a picape já esteja com seus dias contados (será a sua última renovação, cujo projeto remonta a 2012).
Assim como a Amarok, a S10 ganhará nova frente, que terá inspiração na irmã Colorado. Já no interior, o modelo receberá inspiração da GMC Canyon, prima rica da Colorado nos Estados Unidos. Por dentro o principal destaque é a central multimídia integrada ao desenho do painel com cluster digital.
Jac Hunter
A Jac também investirá no ramo das picapes no Brasil em 2024. Já flagrada diversas vezes até sem camuflagem, a Hunter será a nova picape da marca por aqui, sendo que é conhecida como T9 em outros mercados.
Querendo competir frente a frente com a líder Toyota Hilux, a Jac Hunter terá capacidade para até 1.400 kg e, para isso, utilizará um motor 2.0 turbodiesel quatro-cilindros, que possui 170 cv de potência e 41,8 kgfm de torque. A transmissão será automática de oito marchas, além de possuir tração 4x4 dotada de reduzida e diferencial traseiro blocante.
GWM Poer
Outra chinesa que está prestes a aparecer por aqui é a GWM Poer. Depois de impactar o mercado de SUVs, a GWM quer chegar com força entre as picapes, mas é importante dizer que o modelo já tinha chegado e chegou a ser especulada para entrar no mercado em 2023, o que não aconteceu.
A caminhonete utilizará uma motorização híbrida flex que renderá surpreendentes 414 cv de potência e 76,5 kgfm de torque – números dignos de esportivo. O modelo terá fabricação nacional, mais precisamente em Iracemápolis (SP), e sua produção está prevista para ser iniciada em maio.
BYD Picape
Quem achou que a BYD não entraria na onda das picapes se enganou. Ainda sem nome definido, a picape da gigante chinesa foi flagrada na Tailândia e deverá ser apresentada mundialmente no Salão de Pequim, em abril. Porém, segundo informações do Motor1, a picape chegará no mercado brasileiro ainda este ano.
A picape da BYD contará com uma motorização híbrida plug-in, cuja potência chegará aos 500 cv. Para isso irá combinar um motor 1.5 a combustão a outros dois propulsores elétricos. Há ainda o plano da marca em lançar uma picape elétrica no próximo ano.
Nova Ram 1500
A Ram 1500 já recebeu um novo visual nos Estados Unidos ainda em 2023, porém para o Brasil o facelift irá chegar apenas nesse ano. A picape grande ganhou uma frente mais urbana, deixando de lado o estilo mais parrudo para adotar um estilo mais esportivo, dispensado parte dos cromados que tinha.
No entanto, a mudança mais expressiva foi na motorização da picape. A Ram 1500 deixou de lado o clássico V8 aspirado de 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque para dar lugar a outro mais moderno. São dois conjuntos de motores biturbo de seis cilindros em linha, com o principal, oferecido nas versões mais caras, rendendo até 547 cv de potência e 72 kgfm de torque.
Ram Rampage BigHorn
Um dos principais lançamentos no Brasil, a Ram Rampage foi lançada no ano passado, porém uma versão ficou para trás. Trata-se da Bighorn, que virá ao mercado como opção de entrada da picape.
A Rampage Bighorn também era estimada para chegar ainda 2023 e chegou a ser flagrada sem camuflagem. Seu será parecido com a versão Laramie, porém com acabamento com menos cromado e menos itens de série. Deverá ser oferecida apenas com o 2.0 turbo diesel Multijet de 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque.
Chevrolet Silverado TrailBoss
A Chevrolet Silverado está prestes a ganhar uma nova versão, denominada Trailboss. Será uma versão destinada a galera principalmente do off road, com uma suspensão mais preparada pro para lidar com terrenos irregulares e contando com maior altura de rodagem e pneus de uso misto.
A versão possui ainda alguns destaques visuais que chamam a atenção, como uma grade e para-choques inteiramente na cor preta. O motor é o mesmo da versão já existente no mercado, ou seja, com 360 cv de potência e 52,9 kgfm de torque, e acompanhado de um câmbio automático de 10 marchas.
Mitsubishi L200
Por última mas não menos importante, temos a Mitsubishi L200. A nova geração da picape foi lançada em 2023 no mercado internacional com um visual considerado bem arrojado e bem quadradão, devendo chegar ao Brasil nesse ano.
Isso porque a caminhonete, já foi flagrada em testes, conforme divulgado pelo portal Auto Segredos. O site também apurou que a picape terá produção nacional em Catalão (GO) e deverá chegar nas ruas no segundo semestre do ano.
O motor da Mitsubishi L200 continuará sendo o atual 2.4 biturbo diesel de 190 cv de potência 43,9 kgfm de torque, mas receberá melhorias para atender o Proconve L8. A tendencia é que com isso o motor ganhe números superiores ao da geração atual.