Renault Kardian: 8 sacadas contra o VW Nivus que dão inveja até ao T-Cross

Novo SUV de entrada da marca francesa chegará no ano que vem, mas promete dificultar a vida também do Fiat Pulse

Renan Rodrigues
Por
03.11.2023 às 15:42 • Atualizado em 29.05.2024

A Renault apresentou o Kardian na semana passada. A marca francesa ainda faz certo mistério, uma vez que não revelou todos os equipamentos, versões e preços do SUV, mas a Mobiauto descobriu que devem ser quatro versões (Evolution, Techno, Première Edition e Iconic) e que a faixa deve ficar entre R$ 120.000 e R$ 140.000.

Vale lembrar que o posicionamento do Kardian será abaixo do Duster, feito para enfrentar o Volkswagen Nivus e as versões mais caras do Fiat Pulse. Estes dois já superaram as 30 mil unidades emplacadas, cada um, no acumulado de 2023 entre os meses de janeiro e setembro. 

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Para compensar o fato de chegar após os rivais, o Kardian virá recheado de truques para enfrentar os dois rivais de peso. Com alguns equipamentos exclusivos em seu segmento, fará inveja até a SUVs maiores, do chamado segmento “B Plus”, como Volkswagen T-Cross ou Chevrolet Tracker. Confira abaixo. 

1) Rack de teto funcional

Pode parecer uma bobagem, mas a barra de teto do Kardian poderá ser um trunfo de vendas. Com 358 litros de porta-malas, o modelo tem menos espaço de bagageiro que o Nivus. O espaço é maior que o de Pulse e Renegade, por exemplo, mas inferior a T-Cross e Tracker.

No entanto, ele é um dos únicos a oferecer rack de teto funcional, ou seja, vazado para que se possa amarrar ali uma corda. Suas barras, inclusive, podem ser invertidas para a transversal. Para isso, o proprietário poderá desmontar as barras que estão paralelas e montá-las cruzando o teto, tornando-as capaz de suportar até 80 kg de bagagem. 

2) Sensor de ponto cego 

Os sistemas de auxílio ao condutor estão cada vez mais comuns. SUVs da chamada categoria “B de “entrada”, como Nivus e Pulse, já recebem frenagem autônoma de emergência. No caso do Nivus, há também o ACC (controle de cruzeiro adaptativo).

No entanto, nenhum desses modelos possuem sensor de ponto cego, como será o caso do Kardian. O item também está ausente na maioria dos SUVs compactos “B Plus”, equipando apenas o Chevrolet Tracker atualmente. Já o Hyundai Creta e o Honda HR-V possuem câmeras de auxílio ao ponto cego. 

3) Motor 1.0 turbo mais forte do Brasil 

Tornou-se item comum no mercado brasileiro a presença de motores 1.0 turbo sob os capôs. Nivus e Pulse não escapam dessa tendência. Aliás, o Fiat tem até um 1.3 turbo, embora destinado somente para a configuração esportiva Abarth. 

O Kardian seguiu o mercado e será equipado com um motor 1.0 turbo flex também. Porém, o seu terá o maior torque do mercado brasileiro. São 22,4 kgfm, contra 20,4 kgfm do VW 200 TSI Nivus e o do Fiat Turbo 200. Como se não bastasse, é mais torque que os 21,4 kgfm do Tracker 1.2 turbo, e bem acima dos 17,5 kgfm do Hyundai Creta 1.0 ou mesmo dos 20,5 kgfm do Creta 2.0 aspirado.

4) Espaço interno 

Outro trunfo de vendas do Kardian será seu espaço interno. São 2,60 metros de entre-eixos, a maior medida do segmento com alguma sobra. Fiat Pulse tem meros 2,53 m, enquanto o Volkswagen Nivus chega a 2,56 m e o maior entre os rivais diretos, o Kia Stonic, tem 2,58 m. 

Até rivais do chamado segmento “B Plus”, como o Jeep Renegade e o Chevrolet Tracker, ficam atrás do Kardian nesse quesito. Ambos trazem uma distância entre eixos na casa de 2,57 m. 

5) Câmera multivisão

Mais um item exclusivo do Renault Kardian, ao menos em comparação com Nivus e Pulse, é o que a marca chama de “câmera multi view”, que é quase um sistema em 360 graus. Ele já está presente no Duster. 

São quatro câmeras, uma de cada lado, uma na dianteira e outra na traseira, que enviam imagens para a central multimídia de 8 polegadas. Na tela, é possível ver cada câmera individualmente, o que ajuda a evitar ralar as rodas em uma manobra. No entanto, o sistema não monta uma projeção em 360 graus do carro, como acontece no Nissan Kicks.

6) Console central elevado

Apenas o Fiat Fastback, o Honda HR-V e versões de topo do Hyundai Creta acompanham o Kardian quando se trata de um console central elevado.

7) Freio de estacionamento eletrônico

Este é um item que SUVs compactos como Nivus, T-Cross, Kicks e Tracker nem sonham em ter. Pulse e Creta só acrescentam o item em versões de topo, enquanto Fastback, Renegade e HR-V já o trazem de série em todas as configurações.

8) Manopla de câmbio joystick

O último mimo do Renault Kardian será a manopla de câmbio tipo joystick, muito alardeada pela Caoa Chery como elemento diferencial em um SUV bem maior do que ele, o Tiggo 8. A alavanca tentará roubar a atenção da polêmica caixa automatizada de dupla embreagem que será usada pelo modelo.

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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