Renault Kardian: os principais problemas, segundo os donos

Consumidores têm reclamado de problemas no câmbio de dupla embreagem e nos freios do SUV

GS
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12.09.2024 às 14:22
Consumidores têm reclamado de problemas no câmbio de dupla embreagem e nos freios do SUV

O Renault Kardian foi lançado em março para disputar uma fatia do disputado segmento de SUVs compactos no mercado brasileiro. Fabricado em São José dos Pinhais (PR) a partir da moderna plataforma CMF-B (chamada de RGMP por aqui), o modelo chegou também para mudar a imagem da marca, muito ligada a carros baratos e pouco sofisticados, oriundos da antiga arquitetura B0 desenvolvida pela romena Dacia.

O Kardian tem praticamente as mesmas medidas externas do Sandero: 4,12 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura. No entanto, é no entre-eixos de 2,60 m que o modelo se sobressai perante os rivais Fiat Pulse (2,53 m) e Volkswagen Nivus (2,57 m). O porta-malas tem 358 litros de capacidade.

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O SUV compacto foi o responsável pela estreia na América Latina do motor TCe 1.0 turboflex de três cilindros, que gera 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque.

O propulsor é combinado ao câmbio automatizado de dupla embreagem banhada a óleo e seis marchas, que aproveita bem o desempenho do motor com trocas ágeis e sem trancos.

Principais problemas do Renault Kardian

Câmbio de dupla embreagem

Embora a Renault argumente que já vendeu na Europa mais de 1,3 milhão de carros com esse tipo de transmissão, é justamente o câmbio de dupla embreagem que vem gerando queixas de parte dos donos do Kardian. Relatos no site Reclame Aqui apontam falhas no funcionamento, ruídos e estalos durante a operação do veículo.

Esses defeitos também foram divulgados em grupos de proprietários do SUV nas redes sociais, como a Mobiauto mostrou recentemente.

“Adquiri um Renault Kardian Premiere Edition e, em menos de 15 dias, é a terceira vez que estou levando [o veículo] em uma concessionária para reparo. Primeiro foram os ruídos internos, que pareciam ter sido resolvidos, e ontem, 19 de agosto, voltaram (sic). Agora, além do ruído interno ao engatar marcha no câmbio ou subir com o carro em guias, escuto um estalo que parece vir da roda ou do câmbio”, relata a cliente Natália, de Campinas (SP).

A Renault respondeu alegando que os barulhos eram provenientes de folgas na suspensão e em peças do acabamento interno. A consumidora, no entanto, replicou dizendo que os estalos ao arrancar com o carro permanecem.

Relatos: caso 1, caso 2, caso 3

Freios

Outro problema relatado pelos donos do Renault Kardian está relacionado aos freios. A fabricante chegou a anunciar um recall para a troca dos tambores dos freios traseiros, mas os consumidores contam que seus carros mostram no computador de bordo uma mensagem alertando para a verificação do sistema.

“Em maio de 2024, comprei um Renault Kardian. No dia 3 de julho, o carro apresentou pane no sistema de freios. Levei à concessionária, que o devolveu no dia 5 de julho, dizendo que apertou conexões e trocou o fluido de freio (sic). Menos de dois dias depois, o veículo apresentou novamente o problema”, conta um cliente de Serra (ES), cujo relato no Reclame Aqui ainda não foi respondido pela Renault.

Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5

Recall

A Renault anunciou em julho um recall relacionado a uma falha na produção dos parafusos das rodas traseiras, que “podem apresentar uma fixação insuficiente, em razão de uma possível deterioração da rosca dos tambores do freio traseiro”. O chamado envolve carros produzidos entre 15 de março a 3 de maio de 2024, com chassi não sequencial, com numeração de J001446 a J007306.

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