Stellantis investirá R$ 30 bilhões para fazer 40 lançamentos no Brasil
Primeiro lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano com modelo híbrido flex
Assim como outras montadoras, o conglomerado Stellantis anunciou um novo aporte que será investido no Brasil em encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (06). O que muda é que o montante é o maior anunciado até agora, e no ciclo 2025-2030, será investido R$ 30 bilhões.
Diferente do que vemos em Toyota, Hyundai e Volkswagen, o montante da Stellantis será dividido para todas as marcas que operam sob o guarda-chuva do grupo no Brasil. Ou seja, são R$ 30 bilhões para Peugeot, Citroën, Ram, Jeep e Fiat.
Carlos Tavares, que é CEO mundial da Stellantis, afirmou que esse montante não se soma ao último ciclo de investimentos. A grupo automotivo está com aporte de R$ 18,7 bilhões, que está em vigor desde 2019 e vai durar até 2025. Somando os dois valores, até 2030, o conglomerado aplicará R$ 48,7 bilhões no Brasil.
Dentro desses R$ 30 bilhões, Tavares destaca que o principal foco será a implantação do projeto Bio Hybrid por aqui, que engloba os sistemas híbrido leve de 48V, híbrido pleno e híbrido plug-in. Ainda não sabemos qual será o primeiro produto a receber tal tecnologia.
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Antes mesmo do anúncio, a Mobiauto já havia destrinchado parte do que seria feito com o investimento – você pode conferir em detalhes neste outro artigo. Novas gerações de Fiat Toro, Jeep Compass, novidades para Commander e Rampage, e fim da linha para o Renegade estão cotados.
Em Betim (MG), a Stellantis aplicará a plataforma CMP, que hoje equipa o Peugeot 208 e o novo 2008, além dos Citroën C3 e C3 Aircross. Dela, deve nascer a nova geração do Fiat Argo, que será um SUV compacto, como a Mobiauto já informou neste outro artigo, em apuração conjunta com o colega Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos.
Para Goiana (PE), receberá a nova plataforma SLTA Medium, a qual poderá aproveitada pelo Jeep Compass futuramente. Com isso, o SUV, que está próximo de receber o motor 2.0 Harricane da Rampage, pode ganhar um upgrade para uma base maior e consequentemente aumentar seu espaço interno.
Outro modelo cogitado e compatível para receber a plataforma é a Fiat Toro. No mercado há quase 10 anos, a picape média também pode receber atualizações para continuar competitiva com Chevrolet Montana e Renault Oroch.
Entre os 40 lançamentos previstos pela Stellantis, teremos novos produtos e também renovações visuais. Primeiro híbrido flex chegará ainda neste ano, e o elétrico nacional ficará para 2026 ou 2027.
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