Toyota estuda fabricar “prima barata” da Hilux na Argentina

Picape de baixo custo seria produzida no país vizinho para ser vendida no Mercosul

GS
Por
23.10.2024 às 14:44
Picape de baixo custo seria produzida no país vizinho para ser vendida no Mercosul

A Toyota está estudando a possibilidade de fabricar na Argentina a Hilux Champ - picape de baixo custo vendida em alguns países asiáticos - para abastecer o Mercosul. No entanto, a fabricante japonesa ainda avalia se vale a pena arcar com o “custo argentino”.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Você pode se intertessar por: 

Fontes ligadas à Toyota anteciparam ao site Motor 1 Argentina que a filial local vem trabalhando na picape há alguns anos, mas a condição financeira do país vizinho impede o avanço do projeto na fábrica de Zárate, onde já são produzidos a Hilux e o utilitário esportivo SW4.

O plano original da Toyota consiste em produzir a Hilux Champ na Argentina com componentes do chassi e praticamente todo o conjunto mecânico das versões mais básicas da Hilux atual: motor 2.4 turbodiesel de 150 cv de potência e 40,9 kgfm de torque, câmbio manual de seis marchas e tração traseira.

De acordo com o informante, a produção da Hilux Champ no atual cenário da economia argentina encareceria a picape entre 15% e 25%, dependendo do nível de equipamentos e da cotação do dólar do dia. “A avaliação do peso argentino é uma variável que ninguém imaginava quando [a Toyota] iniciou o projeto IMV0, mas hoje é um obstáculo incalculável no momento de determinar se convém ou não fabricar um novo produto localmente”, explica a fonte ligada a um fornecedor.

A Toyota chegou a cogitar a montagem da Hilux Champ em regime CKD com peças importadas da Tailândia – mesma condição da van Hiace, montada em Zárate há um ano. No entanto, um decreto do governo argentino impede a concessão de benefícios aduaneiros e fiscais a novos produtos que já tenham concorrência local. Ou seja, a Hilux Champ não tem direito a isenções fiscais pelo fato de outras picapes já serem produzidas na Argentina.

Entretanto, outro fornecedor consultado diz que “a Toyota nunca cancela um projeto” ao explicar que a fabricante japonesa avalia a equação dos custos até a possibilidade de concretizá-lo. “A ideia é estarem sempre prontos para começar a produzir, mesmo que não tenha certeza de quando isso ocorrerá”.

As mesmas fontes afirmaram que a Toyota também avaliou a possibilidade de fabricar uma inédita variante híbrida da Hilux Champ, que poderia ser beneficiada por isenções que o governo argentino concede a veículos com “inovação tecnológica”.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade