Toyota Etios é opção de hatch usado robusto e econômico a partir de R$ 36 mil
Compacto pode não ser referência em beleza, mas tem mecânica confiável e bom espaço interno
O Toyota Etios estreou no mercado brasileiro em 2012 para brigar no disputado segmento de hatches compactos, categoria que a marca japonesa ainda não atuava no país. Desenvolvido na Índia para atender mercados em desenvolvimento, o Etios passou a ser fabricado em Sorocaba (SP) apostando na boa reputação da Toyota para conquistar o consumidor de carros mais populares.
Você também pode se interessar:
- Toyota Hilux 2025 ganha versão básica automática para trabalhar no conforto
- Toyota Yaris Sedan sai de linha no Brasil para dar espaço ao Yaris Cross
- Toyota terá SUV cupê elétrico gêmeo de carro da Suzuki
- Toyota Corolla (11ª geração): sedan robusto e bom de revenda a partir de R$ 72 mil
No entanto, o pequeno Toyota teve de enfrentar os também novatos Chevrolet Onix e Hyundai HB20, modelos com visual mais atraente e mais refinados em acabamento, que acabaram ofuscando a estreia do Etios em nosso mercado.
O Toyota Etios pode não ser nenhuma referência em design e sofisticação, mas a mecânica robusta e a boa dirigibilidade são alguns dos atributos que cativam os seus proprietários – que também elogiam o espaço interno do hatch.
Apesar de medir apenas 3,77 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre-eixos, o Toyota Etios tem um ótimo aproveitamento do espaço da cabine. O porta-malas tem capacidade na média da categoria: 270 litros.
O Toyota Etios foi lançado em três versões equipadas com o motor 1.3 aspirado flex de 90 cv de potência e 12,8 kgfm de torque. Somente a configuração topo de linha XLS era vendida com o propulsor de 1.5 litro de 96,5 cv e 13,9 kgfm. Os dois propulsores são dotados de cabeçote com duplo comando das 16 válvulas.
O Etios foi vendido apenas com câmbio manual de cinco marchas até 2016, ano em que recebeu variador de fase no duplo comando de válvulas para elevar a potência dos motores 1.3 e 1.5 para 98 cv e 107 cv, respectivamente. O câmbio manual de cinco marchas, por sua vez, foi substituído por uma caixa de seis velocidades.
Mas a principal novidade foi a oferta da transmissão automática de quatro marchas fornecida pela Aisin. Embora seja mais arcaica que os câmbios automáticos de seis marchas dos concorrentes, essa caixa tem fama de ser robusta e boa calibração para “harmonizar” com os motores do Etios.
Em relação a equipamentos de série, a versão Platinum, lançada em 2014, é a mais completa da gama do compacto, pois saía de fábrica com central multimídia com TV digital, volante revestido de couro, faróis de neblina, rodas de liga leve, entre outros itens.
Caso esteja à procura de um Toyota Etios usado, vale lembrar que as versões de entrada passaram a ter direção elétrica e ar-condicionado de série somente a partir de 2014. Antes disso, esses equipamentos eram vendidos como opcionais.
O Toyota Etios saiu de linha no Brasil em 2021, para a marca priorizar o Yaris e liberar espaço na fábrica de Sorocaba ao SUV Corolla Cross. O Etios foi produzido no interior paulista até 2023 para atender exportações.
Pontos fortes do Toyota Etios
- Confiabilidade mecânica
- Dirigibilidade
- Consumo de combustível
- Espaço interno
Pontos fracos do Toyota Etios
- Acabamento interno
- Itens de série das versões de entrada
- Design ultrapassado
Preços do Toyota Etios na Tabela Fipe
Linha 2013
- 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 36.715
- X 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 37.634
- XS 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 38.932
- XLS 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 37.557
Linha 2014
- 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 38.194
- X 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 39.536
- XS 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 39.906
- XS 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 39.431
- XLS 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 39.600
- Platinum 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 41.739
- Cross 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 40.890
Linha 2015
- X 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 40.525
- XS 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 40.417
- XLS 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 40.590
- Platinum 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 42.783
- Cross 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 41.913
Linha 2016
- X 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 42.893
- XS 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 43.020
- XLS 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 43.309
- Platinum 1.5 Flex 16V 4p Aut: R$ 47.973
- Cross 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 46.422
Linha 2017
- X 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 46.865
- X 1.3 Flex 16V 5p Aut: R$ 49.052
- XS 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 49.715
- XS 1.5 Flex 16V 5p Aut: R$ 54.855
- Ready! 1.5 Flex 16V 5p Aut: R$ 56.900
- XLS 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 52.420
- XLS 1.5 Flex 5p Aut: R$ 57.990
- Platinum 1.5 Flex 16V 5p Aut: R$ 58.821
- Cross 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 53.176
- Cross 1.5 Flex 16V 5p Aut: R$ 57.427
Linha 2018
- X 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 51.486
- XS 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 53.895
- XS 1.5 Flex 16V 5p Aut: R$ 58.432
- Ready! 1.5 Flex 16V 5p Aut: R$ 58.571
- XLS 1.5 Flex 5p Aut: R$ 59.440
- Platinum 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 62.363
- Cross 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 54.757
- Cross 1.5 Flex 16V 5p Aut: R$ 61.738
Linha 2019
- X 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 54.036
- X 1.3 Flex 16V 5p Aut: R$ 56.574
- X Plus 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 58.814
- X Plus 1.5 Flex 16V 5p Aut: R$ 64.233
- XLS 1.5 Flex 5p Aut: R$ 60.926
- Platinum 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 63.923
Linha 2020
- X 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 55.960
- X 1.3 Flex 16V 5p Aut: R$ 58.140
- X Plus 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 60.285
- X Plus 1.5 Flex 16V 5p Aut: R$ 66.563
Linha 2021
- X 1.3 Flex 16V 5p Mec: R$ 62.555
- X 1.3 Flex 16V 5p Aut: R$ 61.456
- X Plus 1.5 Flex 16V 5p Mec: R$ 62.984
- X Plus 1.5 Flex 16V 5p Aut: R$ 70.974
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp