Toyota Hilux elétrica terá cabine simples para trabalho duro em 2024
Toyota Hilux elétrica está sendo produzida na Tailândia, terá versão com cabine simples voltada para o trabalho pesado e design diferentão
O protótipo da Toyota Hilux elétrica com cabine simples foi apresentado pelo próprio presidente da fabricante, Akio Toyoda, em evento de comemoração dos 60 anos da marca na Tailândia. Na ocasião, o projeto IMV 0, outra picape elétrica da Toyota só que de menor porte, também foi mostrado.
Durante o evento poucas informações técnicas foram reveladas, Toyoda se restringiu a falar do posicionamento das picapes no mercado e como enxerga a eletrificação. Nós sabemos como os japoneses são bons em guardar segredos, então, teremos que esperar até 2024, quando a Toyota Hilux elétrica fará sua grande estreia mundial, para sabermos todos os detalhes.
Mas nem tudo é mistério, já que o presidente da marca contou que o projeto da Hilux zero emissão está sendo produzido na Tailândia, um forte mercado da picape – inclusive, até versão rebaixada de fabricada ela tem por lá.
Fazendo jus a categoria de elétricos, a Toyota adotou um visual mais característico do segmento, com a grade dianteira mais fechada e sem as tomadas de ar. Os faróis são interligados por uma barra cromada e o ponto para carregamento fica do lado direito.
Ainda há um longo caminho até o lançamento da Hilux elétrica, que provavelmente será lançada quando já estiver em uma nova geração. Até lá, seu visual pode passar por muitas modificações até chegar ao design final.
Leia também: Avaliação: Toyota Hilux, o que a picape tem para fazer tanto sucesso?
Pode parecer surpreendente a Toyota ter pensado em uma versão elétrica da Hilux com cabine simples voltada para o trabalho, ao invés de deixar as versões eletrificadas para o topo da gama.
Mesmo sem saber os dados de motorização, o torque total entregue instantaneamente com certeza será um dos pontos altos de se ter uma picape elétrica para o transporte de carga, por exemplo.
Além disso, vale lembrar que veículos elétricos comerciais entregam menos autonomia para rodar, como vemos no VW e-Delivery, por exemplo. Isso também deixa o produto mais barato por ter um pacote menor de baterias, e a Hilux com especificações desse tipo pode ter valores mais atrativos para o mercado.
Leia também: 8 picapes e utilitários que serão lançados em 2023 com preço estimado
Toyota Hilux elétrica: quando chega ao Brasil?
Os fãs da picape média estão ansiosos para chegada da nova geração, e curiosos para saber mais sobre a Hilux elétrica, mas é preciso paciência. Se ela for lançada no mercado asiático no segundo semestre de 2024, provavelmente só irá desembarcar em solo brasileiro em 2025.
Como a Toyota enxerga a eletrificação?
Durante o evento, o presidente também se posicionou sobre a eletrificação dos carros e disse acreditar em outras formas de oferecer veículos com combustíveis limpos: “Os BEVs não são a única maneira de atingir as metas mundiais de neutralidade de carbono. Particularmente, prefiro buscar todas as opções, não apenas uma” afirmou.
Além dos elétricos, a Toyota tem estudado combustíveis sintéticos livre de emissões, como veículos com célula de combustível e a hidrogênio.
Talvez você também se interesse:
10 SUVs e carros de família que serão lançados em 2023
Ford Maverick híbrida pode ter o mesmo preço da versão a combustão
Primeiro GWM nacional será picape híbrida flex mais forte que VW Amarok V6
15 carros elétricos e híbridos que serão lançados no Brasil em 2023