Toyota Yaris Cross: segundo SUV nacional da marca está a caminho

Fabricante japonesa deve anunciar nos próximos dois anos um plano de investimentos que prevê produção nacional do modelo e do motor 1.8 híbrido flex

LF
Por
25.06.2021 às 15:29 • Atualizado em 29.05.2024
Fabricante japonesa deve anunciar nos próximos dois anos um plano de investimentos que prevê produção nacional do modelo e do motor 1.8 híbrido flex

A Toyota demorou, mas acordo para o mercado de SUVs no Brasil. Com o Corolla Cross, a marca fez o caminho inverso da maioria das rivais e começou um degrau mais acima na escada de segmentos. Quando todos pensavam que ela lançaria um modelo de porte compacto, ela apostou num produto compacto-médio para brigar com Jeep Compass e VW Taos.

Aparentemente deu certo, visto que o Corolla Cross já aparece entre os 15 modelos mais vendidos no país e deve crescer ainda mais nos próximos meses. Porém, a fabricante japonesa não esqueceu dos SUVs compactos e deve ter um modelo posicionado nesse nicho nos próximos três anos.

Publicidade

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A Mobiauto apurou que a matriz já aprovou um projeto para produzir o Yaris Cross em Sorocaba (SP) a partir de 2024. Com porte similar ao de VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Honda HR-V, Jeep Renegade e cia, o SUV será construído sobre a plataforma TNGA de Corolla sedan e Corolla Cross, porém na variante GA-B, voltada a veículos de menor porte.

A informação casa com esta do site Autos Segredos. Já vendido na Europa, o Yaris Cross possui 4.180 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.590 mm de altura e 2.560 mm de entre-eixos. O modelo nacional será muito parecido com o europeu, mas chegará já com uma reestilização em relação ao SUV ofertado atualmente no Velho Continente.

Leia também: Toyota Corolla Cross: custos de revisão, seguro e peças de manutenção

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Aliás, o plano da Toyota prevê o surgimento de uma nova geração para a família Yaris hatch e Yaris Sedan, em 2025, utilizando a mesma base TNGA-B e o mesmo entre-eixos do Yaris Cross. Com isso, passará a ter todos os seus carros nacionais desenvolvidos a partir de sua mais recente matriz modular.

Não só isso. Com a nova família Yaris, incluindo SUV, hatch e sedan, a Toyota pretende eletrificar toda a gama de produtos fabricados e vendidos no Brasil também até 2025, oferecendo pelo menos uma versão híbrida para todos eles.

Leia também: 17 carros que serão lançados no Brasil no 2º semestre de 2021

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

No caso de Yaris Cross e dos novos Yaris hatch e sedan, a montadora aproveitará o propulsor 1.8 híbrido flex de 123 cv combinados já usado por Corolla e Corolla Cross. Por enquanto esse trem de força vem importado do Japão, mas o projeto prevê sua nacionalização em Porto Feliz (SP).

É por isso que a Toyota já vem negociando com governos e sindicatos locais a obtenção ou extensão de benefícios fiscais para anunciar até 2023 o seu novo plano de investimentos. Que, assim como o do Corolla Cross, deve ter cifras na casa do bilhão de reais.

Leia também: Como o disparo do preço dos carros afeta o valor do seu IPVA

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Resta saber se o Yaris Cross será empurrado apenas pelo 1.8 híbrido flex ou também pelo 2.0 Dynamic Force flex de 177 cv, com injeção de combustível variável entre direta e indireta. Veja mais sobre o segundo SUV nacional da Toyota em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

Você também pode se interessar por:

Toyota Corolla Cross híbrido visitará o posto mais do que você imagina
Compass x Taos x Corolla Cross: compare preços, desempenho e dimensões
Avaliação: Toyota Corolla Cross XRE, a versão que mais será vendida
Avaliação: Toyota Corolla Cross Hybrid é para rodar manso na cidade

Publicidade
Outras notícias
Publicidade