Troller T4 ganharia motor de Ranger Raptor e câmbio de Mustang se não morresse

Ford já tinha adaptação do jipe brasileiro ao trem de força 2.0 biturbo diesel automático de 10 marchas em estágio avançado quando decidiu matá-lo

LF
Por
28.10.2021 às 11:00 • Atualizado em 29.05.2024
Ford já tinha adaptação do jipe brasileiro ao trem de força 2.0 biturbo diesel automático de 10 marchas em estágio avançado quando decidiu matá-lo

Com a debandada da Ford enquanto fabricante de veículos instalada no Brasil – a marca decidiu seguir por aqui apenas como importadora a partir de 2021 –, o Troller T4 terá um fim inglório: tanto a marca quanto o jipe, que são de origem nacional, devem ser extintos.

A última unidade saiu da fábrica de Horizonte (CE) no fim de setembro e foi comercializada por R$ 300.000. O complexo seguirá operando até o fim de novembro, a fim de produzir peças de reposição para os exemplares remanescentes nas ruas.

Publicidade

A empresa americana já avisou que não cederá os direitos sobre a marca ou o utilitário. E como ninguém se manifestou com interesse de comprá-la, seu destino mais provável é a morte. Mais triste ainda foi descobrir que havia uma atualização importante prevista para a linha 2022 do jipe, que seria aplicada ainda este ano caso a Ford não tivesse desistido dele.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto 

Sem querer querendo

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A informação foi revelada à base do “sem querer querendo” pelo fórum Mustang7G, formado por fãs do muscle car. Um dos tópicos mais comentados da página nos últimos dias repercute um perfil no LinkedIn, de um engenheiro brasileiro que trabalha em projetos globais da Ford, encontrada por um dos membros do fórum.

O foco da discussão está em detalhes que o engenheiro divulgou a respeito do projeto S650, que gerará a sétima geração do Mustang. O perfil descreve o desenvolvimento de dois velhos-novos motores para o cupê esportivo, o 2.3 de quatro cilindros em linha e o 5.0 V8.

Leia também: Por que Jeep Compass e Fiat Toro viraram carros de luxo na Argentina

A sacada é que ambos seriam tornados híbridos, em conjunto com um motor elétrico que aumentaria ainda mais a potência do pony, ao mesmo tempo em que aumentaria sua eficiência energética e tornaria a tração integral. A previsão é que essas novidades todas cheguem ao mercado americano em 2023.

Troller T4 2.0 biturbo diesel

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O que passou despercebido dos fãs gringos do Mustang, até porque eles sequer devem conhecer o Troller T4, é que o mesmo perfil revela a existência de um “Programa Troller”, tocado até o fim do ano passado, que previa um downsizing do jipe.

No lugar do motor 3.2 cinco-cilindros turbodiesel e do câmbio automático de seis marchas da picape Ranger, com 200 cv de potência e 47,9 kgfm de torque, o jipe passaria a utilizar um propulsor 2.0 quatro-cilindros biturbo diesel de 213 cv e 51 kgfm.

Leia também: Chevrolet S10 Z71 chega por R$ 260 mil com maquiagem de High Country

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Estamos falando do mesmo propulsor usado atualmente pela Ranger Raptor, versão envenenada (mas nem tanto) da picape média que é vendida em mercados como a Argentina. O mais interessante é que, nessa configuração da picape, o câmbio é automático de dez marchas, assim como no atual Mustang Mach 1 comercializado no Brasil.

Assim como a Ranger Raptor, o novo Troller T4 biturbo diesel manteria, por razões óbvias, a tração 4x4. Detalhes sobre outras modificações previstas para o modelo inexistem na página, mas podemos conjecturar que o jipe passaria por uma reestilização visual e ganharia novos equipamentos. Afinal, sua atualização mais recente datava de 2014.

De acordo com o perfil do engenheiro “xeretado” pelos membros do Mustang7G, ele  trabalhou no desenvolvimento do novo Troller T4 2.0 biturbo diesel até novembro do ano passado, o que indica que a Ford cancelou o projeto poucas 

Talvez você também se interesse: 

Gigante Ram 3500 será a maior, mais potente e mais cara picape do Brasil 

Avaliação: Fiat Toro 2022, o que melhorou e o que deveria ter melhorado 

Avaliação: nova Fiat Toro 4x4 diesel melhorou o desempenho off-road? 

Ford Maverick desembarca no Brasil e quer brigar com Fiat Toro e até SUVs
 

Publicidade
Outras notícias
Publicidade