Volkswagen Tayron: o que sabemos sobre o SUV que será nacional
Estreia nos Estados Unidos revela muito do que podemos esperar do modelo aqui no Brasil
A Volkswagen não vai ficar de fora da onda chinesa no Brasil, para isso, a fabricante já tem a carta na manga: o Volkswagen Tayron. Vendido inicialmente na China, o SUV foi anunciado como produto global na última quarta-feira (9).
O Tayron entra na gama de modelos da VW para substituir o Tiguan. Por aqui o SUV será feito em mais de uma versão e com produção localizada em São Bernardo do Campo (SP), como a Mobiauto já explicou nesse outro artigo.
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Visualmente, o Tayron tem uma única saída de ar na dianteira, a grade é composta por linhas horizontais, os faróis são afiados e interligados por uma linha de led, além de contarem com a tecnologia IQ.Light. Na traseira, além das lanternas interligadas, um destaque está no logotipo da fabricante, que também é iluminado.
No interior, o Tayron é bastante similar ao Tiguan, A central multimídia de 12,9 ou 15” (dependendo da versão escolhida), juntamente do painel digital de 10,25”, remetem bastante ao antecessor. A boa notícia com relação ao interior está no acabamento, que faz parte da nova estratégia da VW em abandonar o plástico duro, como o Mobiauto trouxe em outro texto.
Em relação às medidas, o Tayron tem 4,77 metros de comprimento, 1,85 metro de altura; 1,66 metro de altura e 2,68 metros de entre-eixos, sendo assim maior que o VW Tiguan. Em relação ao porta-malas, o SUV pode transportar cinco ou sete ocupantes, oferecendo 885 litros ou 345 litros de capacidade, dependendo da configuração escolhida.
Falando da motorização, o Tayron foi apresentado com três opções: híbrido-leve, diesel ou híbrido plug-in. O primeiro acopla um conjunto 1.5 turbo de 150 cv a um sistema elétrico de 48V, que não traciona as rodas. Daí o nome híbrido-leve, já que é uma característica comum a esse tipo de veículo. Aliás, é justamente essa configuração que deverá andar em terras tupiniquins.
Já a versão híbrida plug-in, utiliza o mesmo motor 1.5, que pode ser acompanhado de diferentes motores elétricos, gerando 204 cv ou 272 cv combinados, dependendo da configuração escolhida. No entanto, essa configuração não pode ser equipada com a terceira fileira de assentos.
Apesar das proibições com relação ao diesel, o Tayron tem duas configurações turbodiesel, ambas utilizam um propulsor 2.0, contudo, a primeira delas tem 150 cv, enquanto o mais potente entrega 193 cv de potência. A única coisa que todas as versões têm em comum é o câmbio automatizado de sete velocidades.
Por fim, o Tayron será produzido no Brasil em duas carrocerias diferentes, conforme antecipamos, mas só deve aparecer por aqui entre 2027 e 2028.
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