Flagra: Ram Rampage exibe forma final e ressuscitará nome de 40 anos atrás
A futura picape média nacional da Ram, construída a partir da plataforma Small Wide da Toro, deve se chamar Rampage. A informação é do Autos Segredos. Mais adiante, neste mesmo artigo, discorreremos mais sobre essa questão.
Antes, também é preciso registrar que o modelo, até então conhecido apenas pelo código de projeto, 291, enfim começou a dar as caras mostrando na íntegra suas linhas definitivas, embora ainda sob camuflagem zebrada, incluindo a caçamba. É o que mostra o flagra do perfil @fca_fan_brazil no Instagram que abre a reportagem.
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O registro do nome Rampage no INPI em agosto de 2022 (Reprodução/INPI)
Qual será o porte da Ram Rampage
As imagens confirmam que, apesar de ter a base da Fiat Toro, incluindo o aproveitamento da suspensão traseira multilink (ante o conjunto McPherson dos Jeep Renegade, Compass e Commander), a nova Ram Rampage terá uma carroceria quase toda distinta.
Para isso, aproveitará colunas, para-brisa e portas laterais dianteiras do Jeep Commander, que também cederá à inédita picape os discos sólidos para os freios traseiros. As portas laterais traseiras, aparentemente, são exclusivas, assim como o balanço dianteiro mais bicudo que o da Toro e a caçamba, bem maior que a da irmã.
Desse modo, a Rampage 2024 deve alcançar dimensões mais próximas às de uma Toyota Hilux: perto de 3,10 metros de entre-eixos, mais de 5,10 metros de comprimento e aproximadamente 1,85 m de altura e largura.
Ainda sobre a caçamba, é importante observar que esta terá uma tampa convencionalmente inteiriça e com abertura de cima para baixo, e não lateral bipartida como na Toro. Tampouco terá o sistema inteligente que permite os dois tipos de abertura, tal qual a Ram 1500.
Já as lanternas traseiras, ao que tudo indica, serão em peças únicas com formato vertical, solução típica das picapes médias para conter custos.
Projeção antecipa como pode ficar a dianteira da Ram Rampage (Jonathan Machado/@mentirasautomotivas)
Quais serão os motores da Ram Rampage
Em relação aos motores, ela será responsável por estrear no Brasil o propulsor 2.0 GME turbo flex que fará dela a picape mais potente já produzida em nosso mercado (cerca de 270 cv). É o caso da unidade do flagra, conforme evidenciam as duas saídas de escape. Sua missão será encarar a Ford Maverick.
Já a opção turbo diesel deve trazer sob o capô o também inédito 2.2 MultiJet com cerca de 200 cv e mais de 40 kgfm de torque. Ele substituirá, em médio prazo, o propulsor 2.0 MultiJet de 170 cv e geração mais antiga, que atualmente está presente em Toro, Compass e Commander.
Ambas as opções serão acopladas ao câmbio automático de nove marchas da ZF, com direito a tração 4x4, reduzida e bloqueio de diferencial. A curiosidade é que a Rampage terá tração prioritariamente dianteira e não traseira, como nas picapes médias comuns. Do mesmo modo que seu chassi será monobloco e não com carroceria sobre longarinas.
Tampa de caçamba da Rampage será inteiriça e com abertura amortecida para baixo. Lanternas serão verticais (Kleber Silva/@kdesignag)
Por que ela será chamará Rampage
Sobre o nome, os amigos do Autos Segredos descobriram recentemente que ele deve mesmo ser Rampage, resgatando uma antiga picape compacta americana, Dodge Rampage, também monobloco, vendida na primeira metade dos anos 1980.
Curiosamente, a atual Stellantis registrou em agosto do ano passado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industria) a marca Rampage, o que dá mais força a essa possibilidade.
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A antiga Dodge Rampage (Divulgação/Dodge)
Quais os itens de série da Ram Rampage
Em termos de tecnologia e segurança, a nova Ram Rampage será o produto mais avançado já feito pela Stellantis no país, com pacote mais completo de segurança ativa e conectividade, além de acabamento mais sofisticado até que o do Jeep Commander.
Assim, podemos esperar por um pacote com: faróis de LED inteligentes e lanternas também de LED; ACC (controle de cruzeiro adaptativo); frenagem autônoma emergencial; assistente de permanência em faixa; controle de velocidade em descida; head-up display; quadro de instrumentos 100% digital; central multimídia de 12 polegadas; acabamento com muito couro e suede; entre outros equipamentos de tecnologia e conforto.
Quanto custará a Ram Rampage
Com produção em Goiana (PE) e vendida apenas com cabine dupla, a Ram Rampage chegará para brigar com a Ford Maverick e versões de Hilux e Chevrolet S10, na faixa entre R$ 250.000 e R$ 350.000. A produção em série começa ainda este ano e o lançamento deve ocorrer ao longo do segundo semestre.
Jornalista Automotivo