Você sabia? Ram Rampage tem alma de Fiat Punto

A herança genética mudou com o passar dos anos, mas é a mesma
Diego Dias
Por
07.10.2024 às 20:52
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A herança genética mudou com o passar dos anos, mas é a mesma

A plataforma Small Wide é uma base conhecida no Brasil, não pelo seu nome para grande parte da população, mas por servir de base para diversos veículos do grupo Stellantis. Jeep Renegade, Compass, Commander, Fiat Toro e Ram Rampage são todos os produtos que usam essa plataforma modular. Mas o mais curioso é que hoje uma Ram Rampage tem uma certa ligação com o Fiat Punto.

Antes de detalharmos essa ligação entre a Ram Rampage e o Fiat Punto, vale dizer que a chamada plataforma Small Wide se trata de uma derivação direta da chamada plataforma SCCS, iniciais para Small Common Components and Systems platform (Plataforma de pequenos componentes e sistemas comuns, em tradução livre do inglês). Em sua fase inicial, tal base foi desenvolvida pela Fiat em meados de 2005 e pensada para servir veículos compactos com tração dianteira ou nas quatro rodas.

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Para quem não está lembrado, a década de 2000 havia uma aliança entre a Fiat e Fiat, por isso mesmo a plataforma SCCS acabou servindo também a veículos europeus de uma marca que fazia parte do grupo norte-americano na época – leia-se Opel Corsa de terceira geração, entre outros modelos. Hoje, vale lembrar, a Opel faz parte do grupo Stellantis e assim não tem mais ligação com a General Motors.

O primeiro veículo com a base SCCS foi o Fiat Grande Punto italiano em 2005, que na prática era o nosso Punto que tivemos no Brasil entre 2007 e 2017. Apesar da semelhança, ambos tinham diferenças em sua base, isso porque o Fiat Grande Punto do velho continente utilizada a plataforma SCCS, enquanto o nosso Punto feito em Betim (MG) trazia basicamente a mesma base 178 do Palio, mas com algumas razoáveis alterações devido ao porte um pouco maior.

Vale dizer que a base SCCS foi idealizada anos antes, mais especificamente em 2002 - três anos do lançamento do Grande Punto europeu. Uma das suas características era ser compatível com diversos tipos de veículos e proposta, podendo atender hatchbacks, sedans, crossovers e até minivans.

Além de atender carros de tração dianteira ou integral, essa plataforma ainda podia ser adaptável e ter suspensão traseira multilink ou McPherson, sem contar ainda que a base é conhecida por utilizar aços de alta resistência e ser bastante reforçada – algo que vemos até hoje, pois todos os carros da Small Wide da Stellantis têm peso elevado comparável à concorrência. O Renegade, menor produto hoje dessa base, tem 1.476 kg em sua versão mais leve, por exemplo.

Fiat 500X: o primeiro Small Wide

Mas embora tenha servido ao Grande Punto europeu a partir de 2005, a plataforma SCCS virou Small Wide de fato somente em 2012, quando o primeiro veículo com essa base, o Fiat 500X, foi lançado na Europa. Com isso, a ideia de adaptar a plataforma para ser utilizada em um SUV com tração 4x4 veio com CEO da época Sérgio Marchionne, assim saiu o Fiat 500X.

Quando veio a fusão da Fiat com a Chyrsler, fusão na qual gerou a FCA (Fiat Chyrsler Automobiles), a plataforma Small Wide foi aproveitada também pela Jeep, uma demanda também de Marchionne que queria uma plataforma compacta para a marca norte-americana. Com isso, saiu daí o Jeep Renegade que em 2015 fez sua estreia no Brasil – o sucesso já conhecemos.

Daí para frente tivemos na sequência os seguintes lançamentos com a base Small Wide: Jeep Compass em 2016, Fiat Toro também 2016, depois o Jeep Commander em 2021 e mais recentemente a Ram Rampage em 2023, que é o primeiro veículo da Ram projetado e fabricado fora dos Estados Unidos, em Goiana (PE).

O interessante é que a base SCCS do Fiat Grande Punto europeu saiu de um carro hatchback de no máximo 3,87 metros de comprimento de tração dianteira para uma picape monobloco, a Ram Rampage, que é o maior produto da base Small Wide hoje. A picape tem seus 5,02 metros de comprimento e tração 4x4, enquanto a oferta de motores passa pelo 2.0 turbodiesel de 170 cv e 37,7 kgfm de torque e o 2.0 turbo Hurricane a gasolina de generosos 272 cv e 40,8 kgfm de torque.

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